Data: 01 de março de 2024 (sexta-feira), das 8h às 11h40 e das 13h30 às 17h10

Local: auditório 2001 da FALE

Não são necessárias inscrições prévias.

O seminário, organizado pelo grupo de pesquisa IndisciPLAr – Português como Língua Adicional em uma perspectiva indisciplinar (CNPq), será ofertado como parte da disciplina “Seminário de Tópico Variável em Linguística Aplicada – Políticas linguísticas” (Poslin).

Temáticas do Seminário:

1) O paradigma monolíngue e a abertura para a educação plurilíngue: relevância contextual - globalização, migração e diáspora, educação bilíngue/multilíngue e internacionalização do ensino superior, papel docente e compreensão da demanda do público-alvo.

2) Conceitos-chave do plurilinguismo e das abordagens plurais: intercompreensão, interculturalidade, despertar para as línguas e didática integrada das línguas.

3) Análise de livros didáticos de Português como Língua de Acolhimento.

4) Caracterização das práticas plurilíngues desses livros: línguas incluídas, abordagens e competências plurilíngues mobilizadas.

Profª. Teurra Fernandes Vailatti (doutoranda - Universidade

Federal do Paraná / Université Grenoble Alpes)

 

Leituras prévias indicadas:

- BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A. (org). Coleção Vamos juntos(as)! Curso de Português como Língua de Acolhimento. Disponível em: https://www.nepo.unicamp.br/publicacoes/colecao-vamos-juntosas/.

- DINIZ, L. R. A.; COTINGUIBA, M. L. P. Políticas linguísticas para o ensino de português como língua adicional: acolhimento ou silenciamento? - Entrevista com o professor Leandro Rodrigues Alves Diniz por Marília Lima Pimentel Cotinguiba. RE-UNIR, v. 8, p. 231-242, 2021. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/RE-UNIR/article/view/6348.

- FRIEDRICH, T.; MELO-PFEIFER, S.; RUANO, B. P. Direito à educação linguística de alunos migrantes e refugiados: reflexões sociopolíticas, sociolinguísticas e educativas em torno dos casos brasileiro e alemão. Arquivos analíticos de políticas educativas, v. 29, n. 70, 2021. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/5711.

- RUANO, B. P.; MARTINS, B. F. Sensibilização à diversidade linguística através dos métodos visuais: um relato com migrantes e refugiados graduandos da UFPR. Revista X, v. 16, n. 2, p. 437-460, maio 2021. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/77298/43688.


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO