Divulgados os vídeos selecionados pelo 'Visualiza UFMG' 2023. Doze produções de divulgação científica poderão ser exibidas na fachada digital do Espaço do Conhecimento em 2024.

A Pró-reitoria de Extensão (Proex) divulga os 12 vídeos selecionados para o Visualiza UFMG 2023. A lista das produções de divulgação científica não segue uma ordem específica de classificação. Todas serão submetidas a uma avaliação técnica da equipe do Espaço do Conhecimento UFMG para eventual exibição na sua fachada digital, em data que será anunciada em 2024.

O objetivo do Visualiza é contribuir para fortalecer o compromisso da UFMG de democratizar o conhecimento no âmbito da extensão, do ensino e da pesquisa e estimular o protagonismo dos estudantes em atividades de divulgação científica.

A mostra tem participação de estudantes de graduação, de pós-graduação e do Colégio Técnico (Coltec) e do Teatro Universitário (TU) da UFMG. Cada vídeo é aprovado por um professor orientador.

O processo foi regido por chamada lançada pela Proex em parceria com as pró-reitorias de Pesquisa (PRPq) e Pós-graduação (PRPG).

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone (31) 3409-4427. Todos os inscritos receberão certificado de participação.

FALE

A FALE teve uma representante selecionada entre os 12 vídeos, a estudante Caroline Leite Silva, bolsista PBext, orientada pela Prof.ª Luciane Corrêa Ferreira, com a obra "Conhecendo o projeto Pró-imigrantes" (3'01).

Assista aos vídeos selecionados

A ciência pulsa nas veias da comunidade: a importância da população na pesquisa além dos laboratórios
Autora: Yasmim Marques Fernandes

Orientadora: Luciana Bastos Rodrigues

A fabulosa ciência
Autora: Raabe de Andrade Santos
Orientador: Nísio Teixeira

Arqueologia na Serra das Confusões: achados arqueológicos de uma população no sul do Piauí
Autora: Ana Cristina Gonçalves Santos
Orientador: Tiago Pedro Ferreira Tomé

Cadê os meus direitos?
Autora: Natalia Cristina Costa Martino
Orientadora: Ludmila Ribeiro

Conhecendo o projeto Pró-imigrantes
Autora: Caroline Leite Lima
Orientadora: Luciane Corrêa Ferreira

Káupetô Nitxuké'xó. O parto tradicional narrado pelas crianças pataxó
Autora: Julia Costa de Oliveira
Orientadora: Érica Dumont Pena

Lixo plástico oceânico
Autora: Verenna Santos Guedes
Orientadora: Marys Lene Braga Almeida

O planeta está em ebulição!
Autora: Livian Kessy de Oliveira Costa
Orientadora: Maria Helena de Araujo

Projeto de extensão Abordagem multidisciplinar para indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor: Gabriel Campelo Fernandes