Na noite desta quinta-feira, 25/05, tomará posse como presidente da Academia Mineira de Letras (AML) o Prof. Jacyntho Lins Brandão. Figura proeminente na área dos estudos clássicos, ele já fazia parte da diretoria da instituição e assume o cargo disposto a ampliar o diálogo com a sociedade e acolher, cada vez mais, a pluralidade de vozes que dela emergem.

 

 

Na solenidade de amanhã, será lançado o Prêmio da Academia Mineira de Letras, que vai agraciar com R$ 60 mil o autor do livro que a comissão julgadora considerar o melhor do ano anterior e com R$ 40 mil a editora que o publicou. Na ocasião, também virá à luz o novo número da revista da AML.

Jacyntho Lins Brandão é professor titular de língua e literatura grega da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da qual foi vice-reitor e ex-diretor. Doutor em letras clássicas pela USP, escreveu os livros “A poética do hipocentauro: literatura, sociedade e discurso ficcional em Luciano de Samósata” (Editora UFMG, 2001), “Luciano de Samósata: como se deve escrever a história” (Tessitura, 2009) e “Em nome da (in)diferença: o mito grego e os apologistas cristãos do segundo século” (Unicamp, 201), entre outros.

Em 2018, foi um dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti, na categoria tradução, por “Ele que o abismo viu: epopeia de Gilgámesh” (2017), no qual verteu o famoso poema épico diretamente do acádio para a língua portuguesa.

“Fico grato aos demais acadêmicos que nos confiaram a condução da Academia nos próximos dois anos. Na companhia dos que assumem comigo a diretoria, Maria Antonieta Cunha, J. D. Vital e Luís Giffoni, espero responder à confiança em nós depositada”, diz.

 

Leia a entrevista completa em: Estado de Minas

 

Assessoria de Comunicação da FALE – 2023

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO