O Festival de Cinema Italiano no Brasil é o maior e principal evento. O projeto é organizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de São Paulo, presente no Brasil há 120 anos.

A Edição apresentará os mais recentes e inéditos filmes italianos na categoria "NOVO CINEMA ITALIANO" e inesquecíveis filmes na categoria "RETROSPECTIVA" em homenagem as "MUSAS DO CINEMA ITALIANO". O público da UFMG poderá assistir gratuitamente aos filmes do Festival durante 15 dias.
Na categoria “NOVO CINEMA ITALIANO” serão exibidos 8 dos 16 filmes inéditos produzidos em 2021 e 2022. Na categoria "RETROSPECTIVA" serão exibidos 2 longas-metragens em homenagem às mais importantes atrizes do cinema italiano de todos os tempos.

Os filmes serão exibidos gratuitamente no curso do mês de novembro, de dia 16 até dia 25, no auditório 1007 (Auditório Prof.ª Dr.ª Graciela Inés Ravetti de Gómez), as 12.00 hrs. Todos os filmes serão transmitidos em italiano com legendagem em português.

A abertura será realizada com a exibição do filme Calcinculo (Carrousel), no dia 14.11 as 12.00 hr. Apresenta Ana Fatorelli, doutoranda em Artes (Linha de pesquisa em Cinema) na EBA-UFMG.

Site do Festival: https://festivalcinemaitaliano.com/

14/11/2022 - Calcinculo (Carrosel). Chiara Bellosi, Itália/Suiça, 2021. Drama, 1 hora 36 minutos.
Talvez seja verdade que a gente também cresce a pontapés. E é verdade que, quando o carrossel gira rápido, sentimos que estamos voando e nunca mais queremos descer. É o que acontece com Benedetta quando conhece Amanda e decide segui-la em seu mundo perdido.
Trailer: https://youtu.be/bObJi6C7CsY

16/11/2022 - L'ombra del giorno (A sombra do dia). Giuseppe Piccioni, Itália 2022. Drama /Romance, 2 horas 5 minutos.
Itália, 1938. Luciano é dono de um restaurante com vista para a praça principal da cidade, veterano da 1ª Guerra Mundial. Ele é simpatizante do Partido Fascista que está no poder. Um dia ele conhece Anna, e a contrata como garçonete. O filme apresenta uma história de amor tendo como pano de fundo a Itália fascista e as leis raciais.
Trailer: https://youtu.be/Hi6qI1yjHlA

17/11/2022 - Toilet. Gabriele Pignotta, Itália, 2022. Comédia, 1 hora 30 minutos.
Flavio tem a reunião de negócios mais importante de sua vida. Entre os telefonemas dos clientes, as mensagens de voz da secretária e as ligações da ex-mulher, Flavio dirige seu carro em direção à oportunidade que há tempos esperava. Levado por uma sucessão de telefonemas, ele não percebe que tomou o caminho errado e para em uma pequena área de serviço. Ainda no telefone, freneticamente distraído, ele vai ao banheiro, mas quando tenta sair a porta está trancada. Ele grita por socorro, mas ninguém responde. Lá fora, a sua vida segue sem ele: a oportunidade de trabalho que esperava, o aniversário da filha com quem tenta recuperar a relação. O tempo passa mas a situação não desbloqueia. Será que Flavio vai conseguir não perder tudo?
Trailer: https://youtu.be/IdxeeS6hn5c

18/11/2022 - Comedians. Gabriele Salvatores, Itália, 2021. Comédia, 1 hora 36 minutos.
Seis aspirantes a comediantes cansados da mediocridade de suas vidas, ao final de um curso noturno de stand-up, se preparam para enfrentar sua primeira apresentação em um clube. Na plateia há também um “caça-talentos”, que escolherá um deles para um programa de televisão. Para todos é a grande oportunidade de mudar de vida, para alguns talvez seja a última.
Trailer: https://youtu.be/F3Qv4XYRR2E

21/11/2022 - Hill of vision - l'incredibile storia di Mario Capecchi (Hill of Vision - A incrível história de Mario Capecchi).
Roberto Faenza, Itália/EUA, 2022. Biografia/Drama, 1 hora 44 minutos.
Itália, Segunda Guerra Mundial. Depois que sua mãe é presa por fascistas, Mario passa a infância nas ruas. Em 1947, ele e sua mãe são milagrosamente reunidos e começam uma nova vida na América. Baseado na vida de Mario Capecchi, Prêmio Nobel de Medicina de 2007.
Trailer: https://youtu.be/xal6j0MC8mY

22/11/2022 - Acqua e anice (Água e Anis). Corrado Ceron, Itália, 2022. Drama/Comédia, 1 hora 55 minutos.
Acqua e anice conta a história de Olímpia, uma lenda dos bailes que aos 70 anos decide colocar a van de sua banda de volta à estrada: desta vez, porém, não é sobre sair em turnê, mas embarcar em uma jornada com as pessoas que a amavam e os lugares que fizeram dela uma estrela. Com ela, uma jovem, Maria, tímida e desajeitada, recémcontratada como sua motorista.
Trailer: https://youtu.be/bYH8Pxcu51s

23/11/2022 - Siccità (Seca). Paolo Virzì, Itália, 2022. Drama, 1 hora 37 minutos.
Não chove em Roma há três anos e a falta d’água distorce as regras e os hábitos. Na cidade que morre de sede e proibições, move-se um coro de personagens, jovens e velhos, marginalizados e bem-sucedidos, vítimas e aproveitadores. Suas vidas estão ligadas em um único desenho zombeteiro e trágico, enquanto cada um busca sua própria redenção.
Trailer: https://youtu.be/p8wa3seGxAYI fratelli de Filippo (Os irmãos De Filippo). Sergio Rubini, Itália, 2021. Drama, 2 horas 24 minutos.

24/11/2022 - Nápoles, início de 1900. Eduardo, Peppino e Titina vivem juntos com sua mãe Luisa De Filippo. O pai natural é o mais famoso comediante da época, Eduardo Scarpetta, que os negligência completamente. No entanto, ele transmitiu seu amor pelo teatro e os fez atuar desde cedo. Quando morreu em 1925, a herança foi compartilhada pela família legítima. A história dos De Filippo é uma história real ocorrida na Itália, e retrata uma ferida familiar que se transforma em arte.
Trailer: https://youtu.be/nE6dPI0Ygi4

AS MUSAS DO CINEMA ITALIANO (retrospettiva).

A bela moleira (La bella mugnaia). Mario Camerini, Itália, 1955. Comédia, 1 hora 35 minutos.
Numa Nápoles sob jugo espanhol, no final do século 17, os cidadãos são obrigados a pagar imposto até sobre a chuva, mesmo que ela não caia. A exceção é o moleiro Luca, casado com Carmela a mulher mais bonita e desejada da região, e que só por isso desfruta favores especiais junto ao poderoso governador Teofilo. Este, por sua vez, não vê a hora de levar a mulher do moleiro para a cama.

Pão, amor e fantasia (Pane, amore e fantasia). Luigi Comencini, Itália, 1953. Comédia, 1 hora 33 minitos.
Na década de 1950, o comandante Antonio Carotenuto, é enviado para servir nas montanhas da Itália. Ansioso para se casar, assim que chega lá ele escolhe a sensual Maria de Ritis, como noiva. Ao ter suas tentativas de aproximação rejeitadas, descobre que a camponesa está apaixonada por um de seus subordinados, o tímido Pietro. Ele se volta então para Annarella , a parteira da cidade, que demonstra abertamente seu amor por ele. Só que a parteira guarda um segredo que vai deixar o comandante numa situação complicada.

 

 


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO