O ADA - Núcleo de Linguística Computacional da FALE/UFMG - convida a todos(as) para novo encontro da série ''Um convite para a linguística computacional'', com a conferência "Utilizando o GoEmotions na tarefa de classificação de emoções em português, ministrada por Larissa A. de Freitas (UFPEL).

O evento acontecerá na próxima terça, 29/03, às 11h30, pela Plataforma Zoom (para link de acesso CLIQUE AQUI).

Resumo
A Classificação de Emoções é uma subárea da Análise de Sentimentos, que visa classificar as emoções expressas na linguagem humana orientada para aplicações em Processamento de Língua Natural (PLN). Apresentamos os resultados de um estudo que utilizou modelos de Aprendizado de Máquina para classificar 27 emoções com base no dataset GoEmotions [Demszky et al. 2020], traduzido para o português, com a finalidade de melhorar os resultados preliminares e ampliar a variedade de classes na tarefa de Classificação de Emoções em língua portuguesa disponíveis na literatura.

Sobre a convidada
Larissa A. de Freitas possui Doutorado e Mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul na área de Inteligência Computacional, com ênfase em Processamento da Linguagem Natural, atuando principalmente no tema Ontologias e Análise de Sentimento. Também possui Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande e Curso Técnico em Informática pelo Colégio Técnico Industrial Mário Alquati, atual IFRS Rio Grande.

Sobre o evento

O ciclo de encontros ''Um convite para a linguística computacional'' busca difundir, de uma maneira acessível, trajetórias de pesquisa e trabalhos dos membros do ADA e seus convidados. O objetivo é contribuir para a construção de percursos curriculares interdisciplinares de discentes da graduação e para o fortalecimento da linguística computacional na instituição. Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre das 11h às 12h de uma quarta-feira, e se constituem de uma apresentação (de 25 a 35 minutos) e de um espaço para discussão e perguntas. Haverá emissão de certificados.

Para mais informações: www.letras.ufmg.br/nucleos/ada

Assessoria de Informação da FALE – 2022