O Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da UFMG, sob a coordenação da professora Heloísa Penna, convida todos(as) para a conferência "Representações metafóricas e sociedade", a se realizar no dia 07 de junho, às 17h30, no canal do YouTube do Apoio Pedagogico - FALE / UFMG. O evento faz parte do Ciclo de Palestras do Apoio Pedagógico: para uma aproximação com as pesquisas linguísticas.
Mais sobre a palestra
Essa exposição do Ciclo de Palestras do Apoio Pedagógico da FALE/UFMG contará com apresentações de dois trabalhos orientados pela Profa. Dra. Luciane Corrêa Ferreira.
A primeira apresentação abordará a representação da imigração e dos imigrantes na mídia do Brasil e dos EUA através de uma análise de metáforas centrada na Teoria da Metáfora Conceitual (LAKOFF; JOHNSON, 1980). De acordo com estudos recentes sobre o tema, imigrantes têm sido conceitualizados em veículos midiáticos de maneira bastante negativa, como parasitas (MUSOLFF, 2015), ou a própria imigração como um desastre natural (CHARTERIS-BLACK, 2006; FERREIRA; FLISTER; MOROSINI, 2017), entre outros. Acreditamos que seja de suma importância estudar como se dão tais representações, visto que a forma como se descreve as populações migrantes pode afetar a visão que a população geral têm a respeito dessas pessoas, o que pode influenciar na maneira como elas são acolhidas em seus países de destino (HART, 2010). Neste trabalho, apresentaremos dados sobre se dá essa representação nos EUA, mais especificamente no jornal The New York Times, e no Brasil, no jornal Folha de São Paulo, no ano de 2018. Buscaremos entender como o cenário político e social de 2018, marcado por convulsões políticas tanto no Brasil quanto nos EUA, influencia na maneira como as populações migrantes são retratadas, e também realizar uma comparação para entendermos quais particularidades aparecem nas notícias brasileiras e estadunidenses e o que pode motivá-las.
Em um segundo momento, serão abordados a compreensão e utilização de metáforas verbais e gestuais sobre práticas de proteção ao meio-ambiente por integrantes da comunidade indígena Pataxó Imbiruçu à luz da Teoria da Metáfora Conceptual e dos estudos sobre metáfora e gestos. Essa pesquisa possui cunho quali-quantitativo e tem como objetivo geral contribuir para a compreensão das metáforas verbais e gestuais utilizadas por membros da Comunidade Indígena Pataxó Imbiruçu e tem como objetivos específicos: investigar quais metáforas prevalecem no discurso dos membros da comunidade Indígena Pataxó Imbiruçu; analisar os esquemas imagéticos presentes nesses discursos, e compreender as metáforas gestuais que emergem desse discurso e estabelecer de que forma essas metáforas contribuem para a interação verbal nessa comunidade. Os dados foram coletados com integrantes da comunidade indígena Pataxó Imbiruçu, maiores de 18 anos, falantes de língua portuguesa, que consentissem em participar da pesquisa. A coleta de dados foi composta pela aplicação de um questionário semiestruturado com entrevista gravada em vídeo para possibilitar a coleta de dados verbais e gestuais. Após a coleta, os dados foram transcritos com ajuda do software Elan, versão 5.4. Esse é um software gratuito que permite transcrição de dados e captação de imagens. Por fim, alguns trechos foram selecionados e analisados. Todos os exemplos listados fazem parte do rol de metáforas conceptuais já elencadas nos estudos de Lakoff e Johnson (1980). Quanto às metáforas gestuais, foram encontrados e analisados alguns gestos dêiticos, icônicos, rítmicos e metafóricos.
Sobre os palestrantes
Cássio Biz Morosini Filho é Bacharel em Letras - Tradução Português/Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrando em Estudos Linguísticos pela mesma instituição. Foi bolsista PIBIC/CNPq de Iniciação Científica e atualmente é bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). É associado ao Grupo de Estudos Cognição, Educação, Imigração e Refúgio (GECEIR), da FALE/UFMG, sob coordenação da Profª. Drª. Luciane Corrêa Ferreira.
Danúbia da Costa Teixeira é graduada em Letras Português/Inglês, Especialista em Mídias na Educação pela UFOP, especialista em Gestão de EaD pela UFMG, Mestre em Letras pela UNIMONTES e Doutoranda em Linguística Teórica e Descritiva pela UFMG. Possui mais de 15 anos de experiência na Educação básica e superior, atuou como parecerista em revistas e eventos e também com elaboração e curadoria de materiais didáticos. Atualmente, trabalha com produção de material didático para a Faculdade Única de Ipatinga, é Coordenadora do Curso de Letras-Português da Faculdade Prominas de Montes Claros e é bolsista da FUNDEP - Fundação Nacional de Desenvolvimento da Pesquisa.
Certificação
Os participantes ouvintes terão direito a um certificado de participação em palestra. Não há inscrição prévia.
Mais informações e dúvidas
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: @apoiofale.ufmg
Assessoria de Informação da FALE – 2021
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg