O Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da UFMG convida todos(as) para a mesa redonda “Formar para transformar: o lugar da ideia de formação nas disciplinas de Literatura da Faculdade de Letras da UFMG”. O evento será realizado no dia 03 de junho (quinta), às 17h30, pela plataforma Microsoft Teams.
Pretende-se reunir estudantes e professores(as) para refletir sobre as inúmeras reviravoltas do Ensino de Literatura nas últimas décadas, com questionamentos que colocam em xeque e promovem modificações radicais em noções basilares dos Estudos Literários como tradição, cânone, autoria, representação etc. Os resultados dessas reviravoltas aparecem nas diversas opções de currículo atualmente disponíveis para os cursos de Letras no Brasil: diversos posicionamentos surgem lado a lado, sem que os(as) estudantes sejam realmente apresentados(as) a um panorama do que se encontra em jogo nas diferentes modalidades de leitura literária desenvolvidas no presente. À luz disso, o Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da UFMG se propõe a refletir criticamente sobre a ideia de formação na área de Literatura na FALE/UFMG.
Os(as) interessados(as) têm até o dia 01 de junho (terça) para realizar suas inscrições, que devem ser feitas pelo formulário online disponível no link a seguir: https://forms.gle/
Sobre os participantes da mesa
Otávio Moraes é doutorando em Literaturas Clássicas e Medievais pela UFMG. Escreveu uma dissertação sobre Camões e na tese pesquisa sobre o trovadorismo galego-português. Seus estudos e pesquisas partem da relação entre a disciplina Literatura Portuguesa com as questões e problemas provenientes do campo da Teoria da Literatura. Principalmente temas como recepção, autoria, forma literária e historiografia literária.
Rafael Guimarães Tavares da Silva é doutorando em Literaturas Clássicas e Medievais pela UFMG, com mestrado e graduação na área por essa mesma instituição. Tem interesses que vão da Filosofia e da História (Antigas e Contemporâneas) à Literatura, além de teoria e prática da Tradução e da Educação. Entre 2017 e 2019, participou da organização do Seminário de Estudos Clássicos e Medievais, ligado ao NEAM, e atuou como professor substituto de Grego Antigo na UFMG em 2019. Atualmente, edita o periódico acadêmico Em Tese e leciona no Apoio Pedagógico da FALE-UFMG.
Thales Gabriel Trindade de Moura é doutorando em Estudos Literários do Pos-lit da UFMG. Possui Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura e graduação em Letras pela UFSJ. Realizou, ainda, pós-graduação em Didática e trabalho docente pelo IFMG- campus São João del-Rei. Atualmente, leciona cursos relacionados a área temática de literatura brasileira no Apoio Pedagógico da Faculdade de Letras da UFMG e atua como professor substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - IFMG-Congonhas - Português/Literatura.
Mais informações e dúvidas
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Instagram: @apoiofale.ufmg
Assessoria de Informação da FALE – 2021
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg