PosLin divulga lançamento do edital da Seleção 2021 de mestrado e doutorado
Inscrições começam no dia 01 de setembro

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (PosLin/FALE/UFMG) divulga o lançamento do Edital da Seleção 2021 para Mestrado e Doutorado. Serão oferecidas 85 vagas para o Mestrado e 45 vagas para o Doutorado, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2021, sendo reservadas 26 vagas do Mestrado e 15 vagas do Doutorado para candidatos autodeclarados negros (conforme a Resolução nº 02/2017, de 04 de abril de 2017, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, que dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas da UFMG).

O montante das vagas de mestrado e doutorado é dividido em 3 áreas de concentração e suas respectivas linhas de pesquisa, que o(a) candidato(a) deverá optar na hora da inscrição: 1. Linguística Teórica e Descritiva (1A - Estudo da Variação e Mudança Linguística, 1B - Estudos da Língua em Uso, 1C - Processamento da Linguagem, 1D - Estudos Linguísticos Baseados em Corpora, 1E - Estudos Formais de Língua); 2. Linguística do Texto e do Discurso (2A - Estudos do Texto e da Textualização, 2B - Análise do Discurso); 3. Linguística Aplicada (3A - Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, 3B - Estudos da Tradução, 3C - Linguagem e Tecnologia, 3D - Ensino do Português). Para saber sobre a distribuição de vagas conforme esta relação, veja o item 2.3 do Edital.

As inscrições estarão abertas no período de 01 a 30 de setembro de 2020, e deverão ser realizadas exclusivamente on-line, por meio de link que ficará disponível no site do Programa (www.poslin.letras.ufmg.br). A relação da documentação a ser anexada no momento da inscrição, você encontra no item 3 do Edital.

As seleções do mestrado e doutorado serão realizadas em duas etapas - a primeira de análise do projeto de pesquisa (eliminatória) e a segunda de análise do currículo Lattes (classificatória) - e o resultado final está previsto para ser divulgado no dia 11 de dezembro na página do PosLin.

A relação da documentação necessária e todas as informações estão disponíveis no Edital Regular de Seleção 2021 – Mestrado e Doutorado.

Edital suplementar - Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência
Estão reservadas 2 vagas para Mestrado (uma para indígena e uma para pessoa com deficiência) e 2 vagas para doutorado (uma para indígena e uma para pessoa com deficiência), e tal reserva de vagas destinada ao processo seletivo somente será aplicada aos candidatos que cumprirem os critérios exigidos em cada modalidade de vaga selecionada.

O período de inscrição é o mesmo do processo aberto à ampla concorrência e as áreas de concentração e linhas de pesquisa também, devendo o(a) candidato(a) fazer sua opção no momento da inscrição.

E relação da documentação necessária e todas as informações estão disponíveis no Edital Suplementar de Seleção 2021– Mestrado e Doutorado – Vagas para Indígenas e Pessoas com Deficiência.

Taxa de inscrição e isenção
O valor da taxa de inscrição é de R$ 164,10 e o pagamento deverá ser feito mediante a Guia de Recolhimento da União (GRU). Será isento do pagamento dessa taxa o candidato cuja situação econômica justifique a gratuidade da inscrição, o que deverá ser solicitado à Fundação Universitária Mendes Pimentel – FUMP, pelo menos 15 dias corridos antes do encerramento do período das inscrições do processo seletivo. Informações a respeito dos procedimentos para solicitação de isenção podem ser obtidas no endereço www.fump.ufmg.br. Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento.

Sobre o PosLin
O Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PosLin) foi criado no ano de 1973, e tem contribuído para a formação de professores-pesquisadores, com inserção em várias universidades públicas e privadas de Minas Gerais e do Brasil. Nos últimos anos, tem também atuado na formação de pesquisadores oriundos de universidades do exterior, por meio de programas como o PEC-PG e outras formas de convênios. Inserido na área de Linguística e Literatura, o PosLin privilegia estudos avançados no domínio da Linguística, do Discurso e da Linguística Aplicada, buscando inter-relacionar, de forma produtiva, projetos de pesquisa, linhas de pesquisa e áreas de concentração.

O empenho dos membros docentes e discentes do Programa e a competência de várias coordenações culminaram com a mudança da nota 5 (cinco) para a nota 6 (seis) no triênio 2007-2008-2009. Na avaliação do triênio subsequente, o PosLin manteve essa nota, o que permitiu sua entrada no Programa de Excelência Acadêmica (PROEX-CAPES). A avaliação quadrienal (2013-2016) elevou a nota do Programa para 7 (sete), confirmando, assim, a qualidade e a seriedade do trabalho desenvolvido.

Para mais informações, acesse http://www.poslin.letras.ufmg.br ou envie e-mails para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Assessoria de Informação da FALE – 2020

Facebook: @fale.ufmg