O PROFLETRAS - Programa de Mestrado Profissional em Letras - está com inscrições abertas até o dia 03 de fevereiro de 2020.  Direcionado a docentes de todas as gerações de egressos de cursos de graduação em Letras e que lecionam Língua Portuguesa no Ensino Fundamental, o programa tem como objetivo buscar formar professores de língua portuguesa, em todo território nacional, voltados para a inovação na sala de aula, ao mesmo tempo que, de forma crítica e responsável, possam refletir acerca de questões relevantes sobre diferentes usos da linguagem presentes contemporaneamente na sociedade.

Aprovado pela CAPES com nota 4, oferecido em rede nacional, é um curso de pós-graduação strito sensu que conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e é coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Para a UFMG, serão disponibilizadas 15 vagas para a Área de Concentração "Linguagens e Letramentos", que possui duas linhas de pesquisa: Teoria da linguagem e Ensino: leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. A taxa de inscrição é de R$ 90,00 e pedidos de isenção podem ser feitos até amanhã, 17/01.

O PROFLETRAS prevê um processo de seleção baseado em prova escrita, com a finalidade de avaliar as habilidades de leitura e de escrita dos candidatos. Neste ano, será realizada no dia 15 de março, na Faculdade de Letras da UFMG, campus Pampulha.

Para acessar o Edital, CLIQUE AQUI.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.comperve.ufrn.br/

Para todas as informações pertinentes, acesse www.profletras.letras.ufmg.br.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E LINHAS DE PESQUISA

O PROFLETRAS está constituído de uma única área de concentração: Linguagens e Letramentos. A essa área se vinculam duas linhas de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino: Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes.

Área de concentração: Linguagens e Letramentos

Na formação do professor que atua no ensino fundamental é indispensável o aprofundamento do seu conhecimento nos estudos voltados para a linguagem, o que lhe possibilitará uma posição madura intelectualmente, permitindo-lhe posicionar-se frente à realidade linguística do aluno nos mais diferentes níveis, associados à linguagem e à sua leitura de mundo. É com essa visão que a única área de concentração do Profletras dá conta de uma proposta ampla o suficiente para reunir linhas de pesquisa com disciplinas associadas que articulam as modalidades oral e escrita, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, teóricas, formais ou não formais.

Linhas de Pesquisa

1. Teorias da Linguagem e Ensino

Esta linha de pesquisa visa retomar as noções de língua e linguagem, bem como a distinguir as linguagens naturais das artificiais. Ademais, tem o intuito de consolidar estudos sumariados na sequência: descrição e normatização das linguagens; avaliação de processos fonológicos que interferem na aquisição da leitura e da escrita; domínios textuais e semântico-discursivos; produção e efeitos de sentido nas linguagens naturais e não naturais; identidades e construções antropo-culturais e literárias; dialogicidade entre comunidades discursivas e produções literárias e demais manifestações culturais; formação do leitor.

2. Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes

Esta linha de pesquisa tem como foco estudos que se voltem para ensino e aprendizagem da leitura e da produção textual; panorama crítico do ensino da língua portuguesa e/ou da literatura; práticas de letramento e multimodalidade; educação inclusiva e habilidades escolares de leitura e escrita; transtornos de linguagem e de aprendizagem; interculturalidade e multilinguismo; produção de material didático inovador.

Assessoria de Informação da FALE – 2020

Facebook: @fale.ufmg