Bruna kalil Othero lança “Carne” (ficções) e “Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas” (poesia, premiado pelo Ministério da Cultura)

 

Em tempos de ataque à cultura e à arte, são mais do que necessárias a provocação e a publicação de novos textos e debates que perturbem os pensamentos retrógrados. É o caso dos dois novos livros de Bruna Kalil Othero, autora das obras de poesia Anticorpo (2017) e Poétiquase (2015). Em data escolhida a dedo – 31 de outubro, Dia das Bruxas e aniversário de Carlos Drummond de Andrade –, a jovem escritora lançará "Carne" (ficções) e "Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas" (poesia), esse último selecionado pelo Ministério da Cultura em 2018 no Prêmio de Incentivo à Publicação Literária "100 anos da Semana da Arte Moderna". Ambos os livros foram publicados pelo Grupo Editorial Letramento.

O lançamento das obras será dia 31 de outubro, às 19h, na galeria Mama Cadela (Santa Tereza), e contará com performance teatral de trechos dos livros pelo grupo Mulheres Míticas. A entrada é gratuita e os livros estarão à venda em dinheiro e cartão de crédito e débito.

                                                       Fotos: Rede social

Sobre a primeira obra, Luiz Ruffato, vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio São Paulo de Literatura, afirma: “Prepare-se: Carne é um livro de sacanagem! Não daqueles que você, hipócrita leitor, está pensando. Carne é um livro de sacanagem mesmo, da grossa.” Com ficções curtas que abordam o tema da crueza das diversas carnes e corpos da sociedade contemporânea, Carne é um livro-objeto: os textos vêm em um marmitex, dentro de uma caixa simulando a tradicional embalagem de lasanha, que precisa ser violada para a leitura. O projeto gráfico do livro é do bacharel em edição e músico Octavio Cardozzo, que apresentou a proposta na conclusão do curso de Letras na UFMG. Com uma proposta editorial inovadora, Carne terá uma tiragem limitada e exclusiva, com 50 exemplares numerados.

Para Antônio Barreto, vencedor do Prêmio Jabuti e do Prêmio Cidade de Belo Horizonte, que assina a orelha de Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas, “BKO é uma legítima representante da liberdade acadêmica desses tempos. E sim, uma das atuais melhores vozes da poesia jovem brasileira!”. A coletânea de poemas, premiada pelo Ministério da Cultura em 2018, aborda de forma livre e provocativa o legado dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, acontecida em 1922 em São Paulo. Com ilustração de capa de Cristiano Suarez, eleito um dos 200 melhores ilustradores do mundo pela revista Luzers e autor do polêmico pôster da banda Dead Kennedys, “Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas” se propõe a lavar a roupa suja dos modernistas, de forma contemporânea e bem-humorada.

“Escrever esses livros, no contexto atual do Brasil, foi um desafio. Acho que toda arte é política, mesmo as que se vendem como neutras ideologicamente. Ao mesmo tempo, desconfio de produções exclusivamente políticas, pois penso que o artista não deve jamais abrir mão da exigência estética em prol de uma militância ou protesto. Esta foi a provocação: me desafiar esteticamente e, de modo simultâneo, conseguir criar algo que transcenda a situação política contemporânea. Se eu atingi meu objetivo ou não, cabe aos leitores”, afirma Bruna Kalil Othero. A autora continua: “Para fazer o Carne, me aventurei pela prosa ficcional, experimentando novas formas de narração, diferentes da narrativa tradicional linear. Já no Oswald…, a maior questão foi como lidar com a tradição modernista de forma original. Minha solução foi desrespeitar os clássicos. Como professora e pesquisadora, venero e admiro demais Drummond, Bandeira, Mário… mas como escritora, o respeito vai por água abaixo. Acho que esse é o caminho mais interessante.”

 

Sobre a autora
A belorizontina Bruna Kalil Othero é escritora e pesquisadora, atualmente finalizando o mestrado em Literatura Brasileira no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários da UFMG. Autora dos livros de poesia “Poétiquase” (Letramento, 2015), “Anticorpo” (Letramento, 2017), também organizou os volumes “A Porca Revolucionária: ensaios literários sobre a obra de Hilda Hilst” (Quintal Edições, 2018) e “Poéticas do devir-mulher: ensaios sobre escritoras brasileiras” (com Constância Lima Duarte e André Magri, Letramento 2019). Está lançando, pelo Grupo Editorial Letramento, “Oswald pede a Tarsila que lave suas cuecas” (premiado pelo Ministério da Cultura) e “Carne”, seu primeiro livro de ficção. Em 2017, foi eleita Personalidade do Ano pela Academia Mineira de Belas Artes.

 

Sobre o evento
Lançamento dos novos livros de Bruna Kalil Othero, com performance do grupo Mulheres Míticas
Data: 31 de outubro, quinta-feira
Horário: 19h, performance às 20h
Local: Mama Cadela (Rua Pouso Alegre, 2048, Santa Tereza)
Entrada franca

 

 

(Fonte: Felipe Cordeiro)

 

(Assessoria de Informação da FALE)


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO