A UFMG, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (CASU), anuncia a CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO, para pessoas entre 15 a 49 anos de idade.

Ela será realizada entre os dias 03 e 13 de setembro de 2019, nas dependências da Universidade, de 09h às 12h e 13h às 17h, conforme cronograma abaixo, bastando identificar o dia da vacinação na unidade a qual você pertence e comparecer no local designado.

O DAST (Unidade Administrativa II) terá um posto de vacinação noturno, com atendimento das 18h às 21h, exceto finais de semana.

Para a FALE, o posto de atendimento será disponibilizado na FAFICH, no dia 10 de setembro de 2019 (terça).

O interessado deve levar o cartão de vacina (caso o tenha) e um documento de identidade para que a situação vacinal seja verificada pelos profissionais.

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é referência internacional. A vacina é a única forma de se evitar o sarampo, que é uma doença altamente contagiosa. A transmissão do vírus é feita quando um doente tosse, espirra, fala ou simplesmente respira próximo de alguém e, em 90% das vezes, as pessoas suscetíveis se contaminam.

Aplica-se a Tríplice Viral (Sarampo/Caxumba/Rubéola), que é uma vacina totalmente SEGURA, que imuniza contra todos os genótipos do sarampo encontrados mundialmente.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as reações advindas da vacina contendo o componente sarampo, em geral, quando ocorrem são brandas. Os eventos adversos mais observados são febre, dor e rubor no local da administração e exantema (erupção cutânea  avermelhada). As reações de hipersensibilidade são raras. Entretanto, os benefícios da imunização são muito maiores que os riscos dessas reações temporárias, que não ocorrem na grande maioria das vezes.

Quem deve se vacinar?

1) quem tem entre 01 e 29 anos de idade deve tomar duas doses da vacina;

2) quem tem entre 30 e 49 anos precisa de apenas uma dose, pois, caso não possua mais o cartão de vacinação infantil, subentende-se que essas pessoas já haviam tomado uma primeira dose quando criança;

Os mais velhos não precisam de vacina, porque, segundo o MS, muitos tiveram sarampo quando eram criança.

Para quem não tem como comprovar e não se lembra se tomou a vacina, a orientação é pressupor que não fora imunizado anteriormente e tomar a vacina.

A boa notícia é que só se tem sarampo uma vez na vida, quem já foi diagnosticado com a doença não tem a necessidade de se vacinar.

*Fonte: Ministério da saúde