A Professora Elzimar Goettenauer de Marins-Costa, da Faculdade de Letras da UFMG, teve sua coleção de livros didáticos de inglês, Beyond Words, aprovada na seleção do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) para uso nas escolas públicas a partir do ano de 2020. Ela foi elaborada em parceria com os professores Luciana Maria Almeida de Freitas (Faculdade de Educação/UFF) e Rogério Neves (Colégio Pedro II/RJ) e é direcionada para os alunos do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º anos).

O PNLD tem o objetivo de selecionar produções didáticas, pedagógicas e literárias, além de materiais de auxílio à prática educativa, e distribuí-los de forma regular e gratuita para toda rede pública de educação básica das redes federal, estadual, municipal e distrital, além de redes comunitárias e filantrópicas sem fins lucrativos conveniadas ao Poder Público. Essas obras são eleitas pelas escolas após passar por avaliações pedagógicas realizadas por comissões técnicas especializadas coordenadas pelo MEC.

A Coleção Beyond Words, publicada pela Richmond Educação, aborda o uso da língua inglesa com textos organizados em gêneros discursivos, promovendo o engajamento do aluno e contribuindo para sua formação cidadã. Ela será distribuída às escolas públicas entre 2020 e 2023.

Elzimar Goettenauer é professora da FALE/UFMG, onde atua na graduação e pró-graduação em Estudos Linguísticos e no Mestrado Profissional. É licenciada em Letras e Serviço Social, mestra em Letras/Literatura Brasileira pela Universidade Federal Fluminense – UFF, doutora em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e, posteriormente, realizou estágio pós-doutoral no Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo – USP. Por 20 anos, lecionou em escolas públicas e privadas da educação básica. Atualmente, tem pesquisado e desenvolvido projetos na área de Linguística Aplicada. É também co-autora da coleção didática para o Ensino Médio Sentidos en Lengua Española, publicada pela Ed. Moderna e aprovada pelo PNLD 2018, do mesmo modo, em parceria com Luciana de Freitas.

Para conhecer a Coleção Beyond Wordsacesse

Para vídeo explicativo, acesse http://bit.do/e5dy4