O Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação (FALE-FAFICH/UFMG-CNPq) realiza nesta terça-feira, dia 20 de agosto, um evento comemorativo que marca os 5 anos das Jornadas de Retórica e Argumentação, e prestará homenagem aos Professores Ida Machado e Jacyntho Brandão, pela contribuição que ambos deram para a criação, desenvolvimento e consolidação dos estudos de retórica e análise do discurso na UFMG e no Brasil.

 

 

O encontro será no Auditório Sônia Viegas, na FAFICH, a partir das 9h, e não é necessário fazer inscrição prévia, bastando assinar a lista de presença na entrada do auditório para garantir o certificado de participação (carga horária de 3h30).

 

As Jornadas de Retórica e Argumentação foram criadas para servir de espaço de reunião, debates e apresentação dos resultados de pesquisas de estudiosos de retórica e análise do discurso, no intuito de divulgar os trabalhos desenvolvidos no âmbito da UFMG e de outras instituições nacionais e internacionais, em diferentes áreas de conhecimento ligadas à retórica – como filosofia, direito, letras, história, comunicação, entre outras. O evento é coordenado pelas Professoras Helcira Maria Rodrigues de Lima (Presidente da Sociedade Brasileira de Retórica/SBR, 2017-2018), da Faculdade de Letras (FALE), e Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (Presidente da Associação Latino-Americana de Retórica – 2015-2018 –, e da SBR – 2010-2012), da FAFICH.

 

PROGRAMAÇÃO

9h às 9h30

Abertura, com autoridades convidadas e organizadoras. Homenagem à Ida Machado e Jacyntho Brandão

Um Duplo Elogio, por Helcira Lima (Letras/UFMG) e Maria Cecília M. N. Coelho (Filosofia/UFMG)

 

9h30 às 11h15

A Retórica do Macrotexto. O exemplo dos Panegyric Latini – Marco Formisano (Classics/Ghent University)

Especulações Sobre Possíveis Nomes Antigos da Cítara Retangular Ápula: encontro entre filologia e iconografia Fabio Vergara (História/UFPEL)

Retórica, Transgressividade e Edição – Emilia Mendes (Letras/UFMG)

 

13h às 14h15

A Máquina Retórica – Rodrigo Bastos (Arquitetura/UFSC)

Jornal A Sirene tecnologia sociodiscursiva e formas de empoderamento dos atingidosWilliam Menezes (Letras/UFOP)

 

Para mais informações, envie e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Apoio: FAFICH/PPGFIL- FALE/POSLIN

 

 

 

 

 

 

 

 


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO