Um dos grupos de trabalhos será coordenado pelo professor Matheus Trevizam, da Fale

De 24 a 26 de outubro, a Universidade Vale do Rio Verde (UninCor) realiza o 8º Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura, reunião científica anual da Universidade criada com o objetivo de fomentar a troca de experiências com pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa de todo o país.

Em sua oitava edição, o Encontro Tricordiano de Linguística e Literatura contará com minicursos, oficinas, Grupos de Trabalhos (GTs) e apresentação de comunicações de pesquisadores e estudantes de todo país, além de lançamento de livros.

Na ocasião, o professor Matheus Trevizam, da Faculdade de Letras (Fale), da UFMG, irá coordenar o Grupo de Trabalho com o título Poesia, fabulação e história na antiguidade. Para participar, os estudantes e professores de literatura grega ou latina interessados devem se inscrever na página do evento.

A proposta do professor é acolher comunicações em nexo estrito com obras greco-romanas, tendo como foco essencial o debate a respeito da constituição poética de mundos um tanto independentes das vicissitudes históricas. O pano de fundo da discussão será o reconhecimento das diferenças entre modelos de escrita mais (historiografia) ou menos (poesia) aderentes à concretude dos “fatos”. Toda a proposta do grupo pode ser acessada na página do evento.

Sobre o professor Matheus Trevizam

Bacharel e licenciado em Letras pela Universidade de Campinas (Unicamp), mestre e doutor em Linguística pela mesma Instituição. Atualmente é professor associado II na Faculdade de Letras da UFMG. Interessa-se por questões de gêneros literários e incorporação temática de tópicos culturais de relevância na Antiguidade. Traduziu integralmente Ovídio ('Ars amatoria'), Varrão ('De re rustica') e Catão ('De agri cultura'). É membro do NEAM ('Núcleo de Estudos Antigos e Medievais' da FALE/ FAFICH-UFMG) e líder do Grupo de Pesquisa 'Tradução e Estudo da Literatura Técnica e Didática Romana' (FALE-UFMG). Idealizador, com o prof. Dr. Paulo Sérgio de Vasconcellos, da Coleção 'Bibliotheca Latina', acolhida pela Editora da Unicamp, que conta com a previsão de aproximadamente dezenove títulos sobre os gêneros da Literatura Clássica romana.