O Centro de Extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (CENEX/FALE) divulga abertura de Edital para Exames de Proficiência em Língua Estrangeira Virtuais Síncronos,  a serem realizados em novembro de 2023, para processos seletivos de Programas de Pós-graduação.

Todas as etapas de participação dos(as) candidatos(as) – inscrições, exame de proficiência, divulgação de resultados e interposição de recursos – ocorrerão de forma inteiramente remota.

A área de atuação de cada curso de Pós-graduação da UFMG pode ser conhecida acessando-se o site da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFMG, no menu “Cursos”.

Para fins do Exame e inscrição, as áreas de pesquisa abrangidas são as seguinte:

- ÁREA 1: Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde
- ÁREA 2: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias
- ÁREA 3: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas
- ÁREA 4: Linguística, Letras e Artes

Quem pode participar: Qualquer pessoa da comunidade, incluindo aquelas que não possuem vínculo com a UFMG.

Inscrições: De 16 a 24 de outubro de 2023, pela página Cursos e Eventos da Extensão Universitária da UFMG. Na página do CENEX/FALE, você encontra um tutorial para realizar sua inscrição.

Documentos: Após finalizar a inscrição no site da FUNDEP, o(a) candidato(a) deve acessar o site do CENEXFALE-UFMG >> “Enviar documentos para o exame de proficiência” e seguir as instruções para upload de seu(s) documento(s) de identidade com foto e CPF, digitalizado(s) frente e verso, em formato imagem (.jpg ou .png).

Taxa de inscrição: R$ 180,00 (inscrição em mais de um idioma, desconto de R$ 30,00 no valor de cada inscrição adicional)

* O CENEX-FALE oferece a possibilidade de isenção no pagamento da taxa de inscrição. Para solicitar, o(a) candidato(a) deverá, no período de 11 a 16/10/2023, preencher e enviar o Formulário de Solicitação de Isenção do Pagamento da Taxa de Inscrição, que estará disponível no site do CENEX.

Exames:
* 18, 19 e 26/11 – Inglês (verificar data de acordo com a área de pesquisa)
* 25/11 – Espanhol, Francês, Alemão, Italiano e Português como língua adicional

Acesse o EDITAL AQUI e saiba todos os detalhes sobre os exames, além do calendário de provas e resultados.

O CENEX disponibiliza em seu site um modelo de prova de exames anteriores relativos a cada área e a cada língua. Os links para os modelos de prova estarão disponíveis na página inicial do site do CENEX >> “Exames de Proficiência em Língua Estrangeira para Processos Seletivos de Programas de Pós-Graduação”.

Para mais informações, ligue para (31) 3409-6011, envie e-mails para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou acesse a página do CENEX.

Assessoria de Comunicação da FALE – 2023

Facebook: @fale.ufmg