A UFMG avançou para a ETAPA 3 do plano de retorno às atividades presenciais, a partir do dia 10/01/2022. Isso significa que está autorizada a ocupação de 100% dos espaços físicos, mas que MEDIDAS DE SEGURANÇA COMO USO DE MÁSCARAS, DISTANCIAMENTO SOCIAL, HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS E VENTILAÇÃO DOS AMBIENTES PERMANECEM OBRIGATÓRIAS, sobretudo neste momento em que a variante ômicron contribui para a elevação substancial do número de casos por ser mais contagiosa.

Neste contexto, a FALE produziu um documento com PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA para auxiliar na organização e segurança deste retorno no tocante à unidade.

 

 

PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA

 

1) Uso obrigatório de máscara de proteção

- O uso correto da máscara (cobrindo NARIZ e BOCA) é OBRIGATÓRIO em todos os espaços da UFMG. Sua efetividade para reduzir a circulação do vírus é maior se seu uso é coletivo.

- TODOS somos responsáveis por zelar pela segurança de nossa comunidade. Assim, caso identifiquemos uma pessoa sem máscara circulando pelos espaços da FALE, ela deve ser comunicada da obrigatoriedade do uso ou convidada a se retirar do ambiente.

- O uso da máscara só pode ser interrompido para alimentação ou para beber água. Quanto à alimentação, deve-se EVITAR fazê-la em ambientes de trabalho com mais pessoas. O ideal é que a pessoa, ao se alimentar, esteja SOZINHA no espaço. Assim, é recomendado que haja uma escala nos setores e um revezamento das áreas comuns para alimentação, evitando qualquer tipo de aglomeração de pessoas sem máscara.

 

2) Distanciamento social

- O risco de transmissão diminui com o AUMENTO DA DISTÂNCIA entre pessoas, devido à redução na concentração de aerossóis causada pela diluição no ar. A OMS sugere DISTANCIAMENTO DE1 METRO, protocolo também adotado pela UFMG.

- A FALE tem adotado escalas de trabalho nos setores, de modo a evitar concentração de mais de um servidor no espaço. Nos setores em que há mais de um servidor em exercício simultaneamente, é IMPRESCINDÍVEL manter o distanciamento entre as mesas de trabalho, assim como em casos de atendimento ao público. NINGUÉM deve se aproximar de ninguém (colega de trabalho ou público em atendimento), num RAIO INFERIOR A 1 METRO.

 

3) Ampla ventilação dos ambientes

- A transmissão do vírus é maior em ambientes fechados, com climatização artificial. Por isso, deve-se PRIORIZAR A VENTILAÇÃO NATURAL dos espaços, mantendo-se portas e janelas abertas durante todo o período de expediente.

- Recomenda-se EVITAR ao máximo o uso de ventiladores , mesmo em ambientes com uma única pessoa, pois eles contribuem para espalhar os aerossóis.

4) Objetos pessoais

- Recomenda-se EVITAR o compartilhamento de objetos pessoais e materiais de trabalho de uso pessoal. Caso seja necessário, faça a higienização posteriormente com álcool 70%.

 

 5) Higienização das mãos e dos ambientes

- A higienização das mãos deve ser feita REGULARMENTE,sobretudo ao chegar no local de trabalho, antes das refeições ou sempre que tocar superfícies ou objetos potencialmente contaminados.

- O ideal é SEMPRE higienizar as mãos com ÁGUA E SABONETE LÍQUIDO. O uso de álcool gel ou de álcool etílico 70% é um paliativo, quando não houver a possibilidade de higienizar as mãos com água e sabão.

- A HIGIENIZAÇÃO de equipamentos, de mobiliários e de materiais de uso compartilhado (computadores, telefones, entre outros)com álcool etílico 70%, antes e depois de sua utilização, deve ser um PROTOCOLO COMUM.

 

6) Garrafas de uso pessoal

- Só é permitido o uso dos bebedouros para abastecer recipientes de uso individual. Ao se dirigir à FALE, é necessário levar garrafa,copo ou outro vasilhame de uso pessoal para água.

 

 

CONDUTA EM CASOS DE SINTOMAS GRIPAIS-COVID

 

Qualquer pessoa que apresentar SUSPEITA DE INFECÇÃO* ou que estiver em contato domiciliar com pessoa acometida pela Covid,DEVE PERMANECER EM CASA, de acordo com as normas de afastamento da UFMG, e ACESSAR o MONITORA COVID UFMG.

*SINTOMAS COMO: febre , mal-estar, tosse, dor de garganta,diminuição ou perda do olfato ou paladar, calafrios, dor de cabeça, falta de ar ou problema para respirar, fraqueza ou cansaço, dor no corpo, obstrução nasal ou coriza, diarreia,náuseas, vômitos, aperto no peito.


https://monitoracovid.ufmg.br

 

O acesso é feito com o login do MinhaUFMG. Após responder ao questionário, um profissional da saúde entrará em contato para uma teleconsulta e passar as orientações e os devidos cuidados a serem adotados para o caso.

Na ETAPA 3, o MonitoraCovid UFMG passa a ser usado para notificar, orientar afastamento e encaminhamento ao Telecovid em caso de suspeita, sendo dispensado seu acesso antes do deslocamento à UFMG, seja para o trabalho seja para o atendimento presenciais.

Servidores TAEs e docentes, terceirizados e estudantes que estejam com suspeita ou confirmação de infecção pela Covid-19 devem comunicar imediatamente às autoridades da FALE/UFMG competentes, para que sejam tomadas as medidas sanitárias visando ao controle de surtos: TAEs e terceirizados às chefias imediatas e ao Setor de Pessoal, os docentes à coordenação dos colegiados e ao Setor de Pessoal, e os estudantes aos colegiados de graduação (para graduandos) e de pós-graduação (para pós-graduandos).

 

Conduta em casos CONFIRMADOS de Covid

Consideram-se caos confirmados estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados com DIAGNÓSTICO POSITIVO para Covid (RT-PCR)

  • Notificar imediatamente a chefia e o setor de pessoal (notificação exclusiva para servidores e terceirizados) e os colegiados de graduação e pós-graduação (exclusivamente para estudantes).
  • Acessar o MonitoraCovid.
  • Consultar o Telecovid 19 do HC ou outro serviço de saúde e permanecer em isolamento por 10 dias.
  • Notificar as pessoas com quem teve contato e orientá-las a procurar o Televocid 19 do HC ou outro serviço de saúde se houver aparecimento de sintomas.

 

Conduta em casos SUSPEITOS de Covid

Consideram-se casos suspeitos os de estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados que APRESENTEM SINTOMAS gripais-covid, mas NÃO FORAM DIAGNOSTICADOS.

  • Notificar imediatamente a chefia e o setor de pessoal (notificação exclusiva para servidores e terceirizados) e os colegiados de graduação e pós-graduação (exclusivamente para estudantes).
  • Acessar o MonitoraCovid.
  • Permanecer em isolamento até consultar o Telecovid 19 do HC ou outro serviço de saúde.
  • Realizar o exame RT-PCR.

 

Conduta em casos de CONTATO com terceiros diagnosticados com COVID

Considera-se contato se a pessoa estiver a menos de 2 metros da pessoa infectada por um tempo cumulativo de 15 minutos ou mais durante um período de 24 horas, começando 2 dias antes do início da doença até o 10º dia de sintomas da pessoa infectada.

  • Notificar imediatamente a chefia e o setor de pessoal (notificação exclusiva para servidores e terceirizados) e os colegiados de graduação e pós-graduação (exclusivamente para estudantes).
  • Acessar o MonitoraCovid.
  • Permanecer em quarentena por 7 dias.
  • Consultar o Telecovid 19 do HC ou outro serviço de saúde em caso de aparecimento de sintomas.

 

Leia na íntegra o documento da FALE: CLIQUE AQUI

Leia na íntegra o Plano para o retorno presencial na UFMG: CLIQUE AQUI (atualizado em 25/03/2022)

 

 

 

Assessoria de Informação da FALE – 2022

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg

 


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO