O Letras Debate convida a todos para a aula magna deste semestre com o Prof. Sírio Possenti (UNICAMP), que será realizada no dia 31 de agosto, sábado, às 10h, no Auditório 1007 da Faculdade de Letras da UFMG. 

 

 

Possenti é linguista com uma reconhecida trajetória. No Instituto de Estudos da Linguagem da universidade paulista, desenvolve um trabalho de ensino e pesquisa de análise do discurso, com especial ênfase para o humor. Ele é um crítico do modo limitado com que frequentemente as línguas são apreciadas, “quase exclusivamente de uma ótica normativa, com ênfase excessiva nas regras que caracterizam ‘erros’ e ‘acertos’”.*

 

Nesta aula magna, tratará da temática Leitura: sugestões práticas. O estudo de textos e análise de discursos nas escolas é baseado em discussões acerca de um material que quase sempre possui características “dominantes e constitutivas”. Para demonstrar como isso ocorre, Sírio Possenti irá analisar um conjunto de textos curtos – como poemas, textos humorísticos, jornalísticos etc. – nos quais a recorrência a um “discurso científico (da verdade)” é notória, mas que, para o linguista, “não adianta ter uma boa teoria se o material lido é uma droga”.

 

As inscrições podem ser feitas através do link http://bit.do/e38Gg e, aos inscritos, será conferido um certificado. Mas atenção: é necessário assinar a lista de presença até às 10h30 no dia do evento, para a retirada do mesmo, em até 5 dias úteis, pelo link www.letras.ufmg.br/certificados. Os certificados são válidos para todos os inscritos, inclusive, visitantes.

 

Sobre a aula magna com o Prof. Sírio Possenti

Aula magna “ Leitura: sugestões práticas”

Dia: 31 de agosto de 2019

Horário: 10h

Local: Auditório 1007 da FALE

Inscrições: http://bit.do/e38Gg

 

* Fonte: Ciência Hoje. Disponível em: <http://cienciahoje.org.br>


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO