José Américo de Miranda conversa com Marcos Rogério

Legenda: José Américo, ex-professor da Fale, participa da equipe editorial

da ‘Machadiana Eletrônica’, revista digital publicada pela UFES

Foto: Ricardo Alexino Ferreira

Nesta quarta-feira, dia 20 de março, acontece a segunda conversa entre professores e ex-professores da Faculdade de Letras (Fale). O evento, que faz parte da série de atividades em comemoração pelos 50 anos da Fale,  será às 19h no auditório 2003, no segundo andar da Faculdade. O convidado é o professor José Américo de Miranda e quem conduz a conversa é o professor Marcos Rogério Cordeiro.

A revista Machadiana Eletrônica ganha destaque nesta conversa. O periódico, que tem o professor José Américo em sua equipe editorial, publica edições fidedignas de textos do escritor Machado de Assis, além de aceitar a submissão de trabalhos que abordam problemas de edição das obras do autor, de atribuição de autoria, da recepção crítica e estudos analíticos e/ou interpretativos da obra machadiana.

Sobre o professor

José Américo de Miranda Barros lecionou e desenvolveu pesquisas na Fale até o ano de 2012. Atuou nas áreas da Literatura Brasileira e Literatura Comparada, História e Memória Cultural. Desde 2015, trabalha como pesquisador na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com ênfase em Machado de Assis.

Na Fale, também participou do corpo editorial do periódico O Eixo e a Roda, entre 2010 e 2012.

50 anos da Fale

No dia 21 de abril de 1939 foi criado o curso de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), como área da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da, então Universidade de Minas Gerais (UMG), desmembrando-se dessa unidade em 26 de novembro de 1968, data em que se comemora a fundação da Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em 2018, foi iniciada a comemoração dos 50 anos de fundação da Fale com uma extensa programação que inclui homenagens, exposições e bate-papos. Para mais informações, acesse o site.