As palestras são organizadas pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguístico (Pós-lin), em parceria com o Colegiado de Graduação em Letras, com o Núcleo de Estudos da Língua em Uso (Nelu) e com o Núcleo de Pesquisa da Variação (Nuvepar)
Professora Doutora Hanna Batoréo, da Universidade Aberta de Lisboa, Portugal, visita a Faculdade de Letras (Fale), na próxima quarta-feira, 9, para ministrar as palestras Português: língua pluricêntrica – variedades dominantes vs. variedades não-dominantes, às 11h, no auditório 2001, e Aquisição/aprendizagem da competência metafórica no caso do português como língua não-materna, às 17h, no auditório 2003.
As palestras são uma realização do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Pós-lin), em parceria com o Colegiado de Graduação em Letras, com o Núcleo de Estudos da Língua em Uso (Nelu) e com o Núcleo de Pesquisa da Variação (Nuvepar).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site de eventos do Colegiado de Graduação.
Sobre a conferencista
Hanna Jakubowicz Batoréo fez a sua formação acadêmica de base na Universidade de Varsóvia (Polônia) em Inglês e Espanhol (1975) e, posteriormente, em Estudos Ibéricos e Linguística Portuguesa (1978). Foi assistente na área de Linguística Portuguesa na Universidade de Varsóvia entre 1978 e 1980. Na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, concluiu, em 1989, o Mestrado em Linguística Portuguesa Descritiva: Sintaxe, Léxico e Ensino do Português e, em 1997, o doutoramento em Linguística/Psicolinguística com a dissertação "Expressão do Espaço em Português Europeu: contributo psicolinguístico para o estudo da linguagem e cognição", publicada em 2000 pela Fundação para a Ciência e Tecnologia/ Fundação Calouste Gulbenkian.
Desenvolveu a maioria do seu trabalho linguístico na área de Linguística Cognitiva e Psicolinguística aplicadas à Língua Portuguesa, destacando-se, sobretudo ao longo dos últimos anos, a sua investigação sobre a situação linguística em Timor-Leste e o estudo do Português como Língua Não-Materna. As suas publicações abrangem textos de conferências, comunicações e workshops nacionais e internacionais, apresentados em congressos e publicados em revistas da especialidade e/ou como capítulos de livros. A sua actividade de investigação começou no fim dos anos oitenta no âmbito da Academia das Ciências de Lisboa, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e do Laboratório de Psicolinguística da FLUL, bem como, a partir de 1996, no âmbito da Cooperação Internacional Luso-Brasileira (programa CAPES, JNICT). Nos anos noventa, foi colaboradora da FLUL na área de Português para Estrangeiros e assistente de Linguística no Departamento de Linguística Geral e Românica.