Oficinas, bate-papos com poetas mineiros, performances e lançamentos de livros compõem a programação gratuita

A programação da exposição Zona de Invenção Poesia & começou no dia 5 de março com oficinas, performances, leituras concerto, lançamentos de livros e os diálogos de oficina, que contaram com presença de quatro poetas contemporâneas de Belo Horizonte, Ana Martins Marques, Ana Elisa Ribeiro, Adri Aleixo e Mônica de Aquino.

Até o dia 31 de março, a poesia continua tomando conta do Centro de Memória da Faculdade de Letras. No dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, o Coletivo Preta Poeta reflete sobre o lugar da mulher negra no espaço literária com a atividade Porque escrevo, que será realizada às 17h, no Espaço expositivo do Centro de Memória.

No mesmo dia, às 19h, Leo Gonçalves e Maria Esther Maciel participam dos Diálogos de Oficina: Imaginar o passado, lembrar o futuro, Poesia em BH hoje, com mediação do professor Gustavo Silveira, no auditório 2003. Às 20h30, haverá lançamento do livro Use o Assento para Flutuar, do Poeta Leo Gonçalves, e da Coleção Livros de Bolso do Laboratório de Edição (Labed): A poesia pela poesia, Difícil falar com as sombras: poemas traduzidos de Clemência Tariffa, Cantigas do Pacífico Colombiano, Poesia Afro-cubana: poemas de Jesús Cos Cause (vol.1)  e Nicolás Guillén (vol.2).

No dia seguinte, 22, das 14h às 18h, Lucas Rodrigues ministra a oficina Edição Experimental de Áudio, que tem o intuito de introduzir conhecimentos técnicos de manipulação de som aos participantes utilizando-se da ferramenta Supercollider.  Abordando alguns princípios da síntese sonora e fundamentos do processamento digital de faixas de som, a oficina terá como enfoque a experimentação e a performance na produção de peças sonoras. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário disponível online. Às 18h30, Gabriel Prado realiza intervenção artística, com convidados, no Espaço expositivo do Centro de Memória.

Marina Alves ministra, das 13h às 17h, no dia 26 de março, a oficina Escrito & rito: cantos indígenas, tradução e performance. Mais tarde, às 18h, o professor Luís Alberto Brandão apresenta Canção de amor para João Gilberto Noll, no auditório 2001. A entrada é gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

Na última semana, de 28 a 31 março, a ZIP se despede da Fale com sarau, lançamento de livro e o último Diálogos de oficina com Fabrício Marques e Simone Andrade Neves, às 19h, no auditório 2003.

A programação completa e outras informações sobre a exposição podem ser conferidas no site do Centro de Memória. Haverá emissão de certificados para todas as atividades.


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO