A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com a UFMG, oferecerá etapa de vacinação contra a Meningite C nos campi da Universidade. O público-alvo são professores, servidores técnico-administrativos, terceirizados, profissionais da saúde, estudantes e população em geral acima de 16 anos. Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacinação e documento de identificação com foto.

Atualmente, de acordo com o calendário de vacinação, a imunização contra a Meningite C está aberta apenas para os trabalhadores da área de Saúde e o público em geral de 16 a 30 anos.

Cronograma
De 05 a 07/12 - Das 8h às 17h - Escola de Enfermangem - Campus Saúde da UFMG (Av. Prof. Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia)
Dias 12 e 13/12 - Das 08 às 17h - Praça de Serviços - Campus Pampulha da UFMG (Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha)

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. Cerca de 3 mil brasileiros são acometidos pela doença todos os anos. Pessoas não vacinadas de qualquer idade são vulneráveis, mas, no Brasil, a doença meningocócica é mais frequente entre crianças com até 5 anos. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de BH, foram registrados nove casos da doença meningocócica em 2022: um paciente menor de um ano e os demais tinham mais de 20 anos. [Fonte: PBH]