Se precisar ir a alguma unidade da UFMG, faça sempre o acesso ao 'MonitoraCovid', responda as questões e ajude a reduzir o contágio pelo vírus na nossa comunidade:
MonitoraCovid é um sistema que visa identificar e acompanhar casos de covid na comunidade acadêmica da UFMG dentre aqueles que necessitam comparecer presencialmente em algum dos campi, seja servidores, professores, terceirizados ou alunos, seja para atividades diárias ou para um comparecimento eventual.

Como orientado, todas as vezes que for necessário ir até alguma unidade da UFMG, o servidor, professor, terceirizado ou aluno deve acessar a página monitoracovid.ufmg.br e responder as questões. Uma vez identificada uma suspeita ou confirmação de covid, o Telecovid-19 do Hospital das Clínicas da UFMG começa o monitoramento do caso, entrando em contato com a pessoa a cada 48 horas para acompanhar seu estado de saúde.
Por isso, após ser afastada por suspeita ou confirmação de covid-19 e atendida pelo Telecovid-19 do HC, o MonitoraCovid NÃO DEVERÁ mais ser acessado diariamente, já que a pessoa já se encontrará em quarentena e não mais irá até o campus. O acesso continuo ao sistema nesta situação gera nova demanda de atendimento (teleconsulta) e aumenta a fila de espera desnecessariamente. Aquele(a) que foi afastado(a) pelo profissional de saúde só voltará a acessar o MonitoraCovid após o término de seu período de afastamento.

Para mais informações e dúvidas, envie e-mails para o Comitê Local de Enfrentamento ao Coronavírus da Faculdade de LetrasO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

'MonitoraCovid UFMG' rastreia saúde da comunidade em atividade presencial e semipresencial

Sistema eletrônico possibilita diagnóstico precoce de casos suspeitos ou confirmados da covid-19

Atenta à saúde da comunidade universitária, a UFMG dá mais um passo no enfrentamento do novo coronavírus ao disponibilizar o sistema MonitoraCovid UFMG para professores, alunos, técnico-administrativos e trabalhadores terceirizados que estão autorizados a desempenhar presencialmente atividades não adaptáveis ao modo remoto.

A autodeclaração dos sintomas deve ser feita antes do comparecimento aos campi e unidades acadêmicas, via sistema Minha UFMG ou pelo site Coronavirus no Portal UFMG. Em caso confirmado ou suspeito, a pessoa será encaminhada ao Telecovid-19, do sistema do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas, no qual um profissional da saúde emitirá um atestado de afastamento da atividade presencial ou agendará um teste de RT-PCR.

“O sistema de monitoramento de casos de covid-19 nos ambientes da UFMG viabiliza a construção de indicadores internos que possibilitam acompanhar a segurança das atividades presencial ou semipresencial e instituir as medidas de controle de surtos da doença em toda a Universidade”, destaca a coordenadora do Comitê de Enfrentamento do Novo Coronavírus e professora da Faculdade de Medicina da UFMG Cristina Alvim.

O sistema eletrônico de autoverificação de sintomas foi desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), em parceria com o Hospital das Clínicas e com a rede de laboratórios de testagem da covid-19. O Centro de Telesaúde pode ser acessado neste link.

Para ver o vídeo da reportagem, CLIQUE AQUI.

(Fonte: Notícias UFMG)

Assessoria de Informação da FALE – 2021