O Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG divulga e convida a todos(as) para a abertura da mostra Gabinete do Livro, que nesta edição vai abordar a temática “Risografia_ Serigrafia_Tipografia na Impressão das Editoras Independentes”. O evento acontecerá no dia 03 de março de 2020, às 18h30, no Centro de Memória da FALE. Além da mostra, será promovido um bate-papo entre editores independentes convidados e o público.

 

 

Ao chegar à sua décima mostra, o Gabinete do Livro – fiel à sua proposta inicial de exaltar a materialidade e os modos de produção da cultura impressa – sob a curadoria de Ana Utsch e Flávio Vignoli, apresenta algumas das técnicas de impressão (e inscrição) da palavra e da imagem que evidenciam a pluralidade do trabalho gráfico desenvolvido pelo universo das editoras independentes.

Foram selecionados trabalhos de editoras independentes, coletivos e artistas de várias cidades brasileiras – Belo Horizonte, Fortaleza, Londrina, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo –, dando a ver a qualidade e a multiplicidade da produção gráfico-editorial nacional, que ganha expressão, sobretudo, no interior das inúmeras feiras gráficas desenvolvidas em todo o país.

Cada uma das técnicas gráficas expostas – risografia, serigrafia, tipografia – estabelece um diálogo particular com a produção editorial, textual e artística contemporânea, reforçando a singularidade do pensamento gráfico que envolve cada projeto.

Conhecer estas técnicas de impressão – seus limites e suas qualidades – nos ajuda a alcançar não somente uma melhor concepção gráfica de um livro, como também um melhor planejamento editorial, fundado no paralelismo entre conteúdo e produção gráfica.

A mostra Gabinete do Livro – Risografia_Serigrafia_Tipografia na Impressão das Editoras Independentes – poderá ser conferida até 02 de abril de 2020, na galeria do Centro de Memória da FALE, de segunda a quinta, das 11h às 13h / das 14h às 18h30. A entrada é gratuita.

 

Para informações, acesse www.letras.ufmg.br/memoria.

Contato: (31) 3409-5129 / 5108

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Sobre o evento

Mostra Gabinete do Livro – Risografia_Serigrafia_Tipografia na Impressão das Editoras Independentes
Abertura: 03 de março (terça), às 18h30, com bate-papo entre editores independentes convidados e o público
Período: 03 de março a 02 de abril de 2020
Horário de visitação: segunda a quinta, das 11h às 13h / das 14h às 18h30
Local: Centro de Memória da FALE (Av. Antônio Carlos, 6627, campus Pampulha da UFMG – Prédio da Faculdade de Letras, 2º andar, Sala 2010)
Entrada franca

 

 

 

 

Assessoria de Informação da FALE – 2020

(31) 3409-5108

Facebook: @fale.ufmg
Instagram: @fale_ufmg
Twitter: @fale_ufmg


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO