A Mostra “História, Memória e Pós-memória”, em exibição no Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG a partir de 12 de novembro, promoverá uma série de oficinas para discutir e aprofundar a temática apresentada ao público.

 

 

Serão 4 encontros, ao longo do mês de novembro e início de dezembro, que trarão perspectivas diferentes para o debate: “Processos de Ressignificação da Memória em Discursos Midiáticos sobre o Terremoto no Haiti”, “A Escrita Feminina das Guerras Modernas: memória e trauma”, “Colonizador, Jesuíta ou Ditador? Memória, pós-memória e identidade docente no ensino de língua inglesa em um Brasil pós-colonial”, “Memória e Ensino: o cinema como recurso didático-pedagógico em prol do letramento crítico”.

O primeiro encontro será nesta quarta-feira, 13/11, às 17h, na sala 4063 da FALE (4º andar).

Todos os eventos são abertos ao público, gratuitos, sem a necessidade de inscrições prévias e conferem certificados aos participantes. Você encontra o Guia Completo de Oficinas ao final da matéria.

Para informações, e-mails para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..


Sobre a mostra

Eventos históricos traumáticos, como as Grandes Guerras Mundiais, o Holocausto ou os Regimes Ditatoriais, deixam marcas não só nos indivíduos que viveram e sobreviveram a esses episódios, mas também nas gerações seguintes. No entanto, o tempo se encarrega de levá-los ao esquecimento. História e Memória, assim, estão intrinsecamente interligados pela pós-memória, termo criado pela pesquisadora Marianne Hirsch para caracterizar as memórias daqueles que não presenciaram tais momentos históricos, mas que carregam em si as lembranças transmitidas pelas gerações anteriores.

A mostra traz reflexões sobre como experiências de vida, sejam elas coletivas ou individuais, impactam na sociedade e na vida diária de cada um, e como esses temas estão sendo trabalhados na Faculdade de Letras atualmente, por meio dos estudos sobre literaturas de guerra, português como língua de acolhimento e formação crítica de professores de línguas.

A curadoria é assinada pelos professores da FALE Andréa Machado de Almeida Mattos, Elcio Loureiro Cornelsen e Leandro Rodrigues Diniz, além da mestranda Marina Reinoldes, e é uma realização conjunta dos núcleos NECLLE (Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação) e NEGUE (Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura da UFMG), do PLA (Português Língua Adicional) e do Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG. A visitação seguirá no local até 19 de fevereiro de 2020, de segunda a quinta, das 11h às 13h / das 14h às 18h30, com entrada gratuita.


Guia de oficinas

“Processos de Ressignificação da Memória em Discursos Midiáticos sobre o Terremoto no Haiti”, por Jude Civil.
Dia:13/11 (quarta)
Horário: das 17h às 18h30
Local: sala 4063 da FALE

A oficina propõe uma reflexão sobre os discursos midiáticos em torno do terremoto ocorrido em 2010 no Haiti, que resultou num significativo movimento migratório para a capital mineira. Serão discutidos processos de ressignificação da memória sobre esse fato, chamando-se a atenção para formas de apagamento da história do Haiti e para a (re)produção de estereótipos e preconceitos raciais, o que impacta as dimensões afetivas dos haitianos.

Palestrante: Jude Civil – Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, com ênfase em Relações Públicas. Atualmente, realiza seu mestrado em Comunicação Social pelo PPGCOM-UFMG. Sua pesquisa intitula-se “Diálogos entre discursos midiáticos sobre imigrantes e experiências de um homem negro haitiano”.


“A Escrita Feminina das Guerras Modernas: memória e trauma”, por Denise Borille de Abreu.
Dia: 19/11 (terça)
Horário: das 16h às 19h
Local: Sala 3019 da FALE

O mini-curso proposto visa fornecer um panorama amplo da escrita de mulheres sobre as guerras modernas, iniciado com a Primeira Guerra e estendido até os dias atuais. Dentre os escritos analisados, dar-se-á ênfase às narrativas de vida, tais como a escrita (auto)biográfica, memorialística, diários e outras manifestações da escrita de si. Além de levantar pressupostos teóricos sobre esse tipo de escrita de guerra, serão propostas discussões sobre as escritoras de maior destaque dessa modalidade literária, incluindo autoras e obras lusófonas e de outros idiomas de origem.


Palestrante: Denise Borille de Abreu – Possui graduação em Letras pela UFMG (1996), mestrado em Literaturas de Língua Inglesa pela mesma instituição (2008) e doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC-MG (2016). Atua na área de literaturas inglesa, brasileira, portuguesa e moçambicana, principalmente nos seguintes temas: narrativas femininas de guerra, narrativas femininas do trauma de guerra, literatura e psicanálise, escrita criativa, ficção de trauma, teoria do trauma, literatura e direitos humanos, autoficção e demais formas de narrativas de vida (life-writing), como escrita de memórias, diários e testemunhos.


“Colonizador, Jesuíta ou Ditador? Memória, pós-memória e identidade docente no ensino de língua inglesa em um Brasil pós-colonial”, por Érika Amâncio Caetano (UFMG).
Dia: 21/11 (quinta)
Horário: das 16h às 19h
Local: Sala 3061 da FALE

Esta oficina tem como objetivo refletir sobre a relação entre memória, pós-memória e formação das identidades dos professores de língua inglesa no Brasil atual. A fim de analisar mais profundamente essa relação entre memória, pós-memória e formação de professores de inglês em solo brasileiro, objetiva-se possibilitar aos participantes, professores de inglês e demais interessados, reflexões críticas sobre traços identitários desses profissionais decorrentes de nossa influência sócio-histórica, por meio de narrativas. Espera-se poder enriquecer as discussões envolvendo a formação de professores de inglês sob o ponto de vista do legado sócio-histórico dentro da educação brasileira.

Palestrante: Érika Amâncio Caetano (UFMG) – Possui graduação em Letras/Inglês e em Letras/Português, especialização em ensino de língua inglesa, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela FALE/UFMG. Atualmente, trabalha como professora de Língua Inglesa nesta mesma instituição. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: memória e pós-memória, letramento crítico, ensino de língua inglesa, formação de professores de inglês e linguística aplicada crítica.


“Memória e Ensino: o cinema como recurso didático-pedagógico em prol do letramento crítico”, por Vanderlice Sól (UFOP).
Dia: 09/12 (segunda)
Horário: das 16h às 19h
Local: Sala 4063 da FALE

Esta oficina pretende subsidiar reflexões sobre o uso do cinema como recurso didático-pedagógico, considerando-o como um meio de expandir o olhar crítico do espectador não somente linguístico, mas acima de tudo, as possibilidades de fazer o sujeito (re)pensar sobre si e sobre o mundo. Diante disso, o uso de filmes na prática de sala de aula é visto como um forte elemento de motivação e letramento crítico, propiciando material para discutir valores culturais, atitudes, ética, questões identitárias em geral, revisitadas pela memória e atualização (SÓL, 2016). Nesta oficina ofereceremos oportunidades para reflexões sobre filmes que podem ajudar a desenvolver/aprimorar a capacidade narrativa e descritiva; aguçar a criatividade e a capacidade crítica sociocultural e político-ideológica. Nesse sentido, pode-se pensar no cinema como um elemento facilitador dessas oportunidades. Sobretudo, se o professor, ao mediar a obra fílmica e os alunos, considerar a existência do potencial dos filmes para fomentar situações que dialoguem com as experiências desses sujeitos (CABRERA, 2006; GARCIA-STEFANI, 2010; SÓL, 2016). Serão utilizadas, nesta oficina, estratégias e técnicas para promover debates, reflexões e letramento crítico em sala (SÓL, 2015), pensando no valor das experiências subjetivas e na influência da uma memória discursiva, que fala antes e perpassa o sujeito-espectador.

Palestrante: Vanderlice Sól (UFOP) – É doutora e mestre em Linguística Aplicada pela UFMG,, licenciada em Letras com habilitação em Língua Inglês pela UFOP e, atualmente, faz pós-doutorado no Poslin/FALE/UFMG. É professora na área de Língua Inglesa e Linguística Aplicada no Departamento de Letras da UFOP e atua também no Posletras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Estrangeira – Inglês, atuando principalmente nos seguintes eixos temáticos: formação inicial e continuada de professores, análise de discurso e identidade. Em 2014, criou o Projeto Movie Time, cuja dinâmica se pauta nos aspectos “assistir, sentir, pensar, discutir e escrever”, focando as potencialidades do cinema para desenvolver o letramento crítico no ensino de línguas.

 

 

Assessoria de Informação da FALE

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