O Pós-Lit (Programa de Pós-graduação em Estudos Literários) e o NEGUE (Núcleo de Estudos de Guerra e Literatura) da UFMG promovem o seminário "Espanha 1939: o ano que não acabou", que será realizado no dia 28 de outubro, com uma programação das 8h às 19h.

 

 

Em 2019, completam-se 80 anos do final da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Ao longo desse período, o povo espanhol vivenciou um regime ditatorial de quase quarenta anos que sujeitou milhares de pessoas ao exílio, a condenações arbitrárias, julgamentos fraudulentos, desaparecimentos e execuções sumárias. A etapa de transição para a democracia, iniciada em 1975 com a morte do general Francisco Franco, esteve marcada pelo chamado “pacto del olvido”, segundo o qual o processo de redemocratização exigia o esquecimento dos traumas e das injustiças cometidas durante a guerra civil e no período ditatorial, o que faz com que até os dias atuais uma grande parte da sociedade espanhola continue discutindo a questão da impunidade de crimes cometidos pelo terrorismo de Estado. Tanto a literatura quanto as artes plásticas e o cinema têm tratado, das mais variadas formas, das memórias silenciadas nesses 80 anos e daquelas que se fizeram ouvir, apesar de todos os riscos e impedimentos. Considerando a relevância dessas produções artísticas, muitas delas produzidas no âmbito do exílio na América Latina, acreditamos ser imprescindível rememorar essas oito décadas de resistência ao autoritarismo e ao esquecimento e, com isso, estimular a reflexão crítica em torno de um tema tão atual.

Na programação, mesas redondas e conferências. Para a abertura, o seminário tem como convidado o Prof. Jaime Ginzburg (USP), que irá debater sobre "Linguagem, Medo e Poder", no Auditório 2001 da FALE (2º andar), das 11h às 12h30. Esta palestra é promovida pelo Comitê da UFMG em defesa da Democracia, grupo formado por professores, estudantes e servidores técnicos administrativos, que objetiva resguardar os direitos democráticos e as garantias constitucionais em todos os âmbitos da universidade, contra ataques às liberdades individuais e aos direitos de manifestação e organização de qualquer membro da comunidade universitária. 

 

 

Jaime Ginzburg é Professor Titular de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa "Literatura e cinema no Brasil contemporâneo - segunda fase", com bolsa de produtividade de pesquisa do CNPq, e coordena o Grupo de pesquisa 'Literatura e cinema no Brasil contemporâneo'. Atuou como professor visitante na UFMG, na UNESP, na University of Minnesota e na Universitat Bielefeld. Atuou como Rio Branco Chair in International Relations, no King's College, em Londres, entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016, desenvolvendo o projeto de pesquisa Culture and violence: Politics and Society in Brazilian and British film. Em 2010, defendeu tese de livre-docência em Literatura Brasileira na FFLCH-USP, abordando relações entre a literatura brasileira e regimes autoritários, examinando o período do Estado Novo e a Ditadura militar. É pesquisador do CNPq desde 2000, tendo desenvolvido projetos sobre "Literatura e Autoritarismo", "Violência e forma" e "O narrador na literatura brasileira contemporânea". Com Márcio Seligmann-Silva e Francisco Foot Hardman, organizou "Escritas da violência" (2012, em dois volumes). Com Sabrina Sedlmayer, organizou "Walter Benjamin: rastro, aura, história" (2012). Com Dioni Maria dos Santos Paz, organizou "Leitura e produção de textos" (1999). Publicou "Crítica em tempos de violência" (2012), que recebeu o Prêmio Jabuti em Teoria e Crítica Literária, e "Literatura, violência e melancolia" (2013). Atua nas áreas de Literatura Brasileira de 1930 ao presente, Literatura Comparada, Teoria Literária, Cinema e Educação.

 

Sobre o Seminário
"Espanha 1939: o ano que não acabou"
Dia: 28 de outubro de 2019 (segunda)
Horário: das 8h às 19h
Local: Auditório 2001 da FALE (2º andar)

 

*Apesar de 28/10 ser recesso escolar pelos dias do Professor e Servidor Público, o evento acontecerá normalmente.

 

(Assessoria de Informação da FALE)


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE 

PÓS-GRADUAÇÃO