O Acervo de Escritores Mineiros da UFMG (AEM) completa, em 2019, três décadas de existência e, para celebrar, preparou o livro comemorativo Acervo de Escritores Mineiros: memórias e histórias, organizado pelos professores da Faculdade de Letras da UFMG Elen de Medeiros e Leandro Garcia Rodrigues. Publicado pelo LABED (Laboratório de edição da FALE), contou com a participação de professores, funcionários e bolsistas que fazem e fizeram parte da equipe do AEM nesse período.

 

O lançamento da obra será no dia 30 de agosto (sexta), às 19h, no 3º andar da Biblioteca Central da UFMG, junto à exposição ‘O Laboratório do Escritor’. O evento contará com uma mesa redonda composta pelos professores Leandro Garcia Rodrigues, Reinaldo Marques, Roberto Said e Emília Mendes, e, logo após, haverá a entrega dos exemplares aos autores dos capítulos. O evento é livre e aberto ao público.

 

 

 

O Acervo de Escritores Mineiros (AEM) é um espaço permanente de exposição e pesquisa que abriga acervos e coleções de livros, documentos e objetos de escritores, artistas e personagens de destaque na história literária e cultural de Minas Gerais e do Brasil. Em suas salas – concebidas a partir de perspectiva museográfica e cenográfica que recria o ambiente de trabalho dos escritores – encontram-se exemplares raros e autografados de obras do Modernismo brasileiro, manuscritos de textos publicados e inéditos, periódicos, fotografias, obras de arte, cartas, mobiliário e objetos pessoais, generosamente doados à UFMG pelos próprios escritores ou por seus familiares e herdeiros. Promovendo a passagem da memória individual à memória coletiva, a instituição tem o objetivo de resgatar, preservar e reelaborar o patrimônio literário e cultural – esforço contínuo de gerações de pesquisadores na busca por novas possibilidades de reflexão e construção de conhecimento. 

 

Desde agosto de 1989, com a doação do acervo de Henriqueta Lisboa (poetisa, ensaísta e tradutora, que veio a ser a primeira escritora eleita para integrar a Academia Mineira de Letras, em 1963) à Faculdade de Letras, o AEM tem sua importância cada vez mais reconhecida, incorporando novas e significativas coleções e projetando-se como um dos mais importantes espaços de investigação arquivística do Brasil.

 

Para mais informações, (31) 3409-6079.

 

Sobre o evento

Lançamento do livro Acervo de Escritores Mineiros: memórias e história

Dia: 30 de agosto de 2019 (sexta)

Horário: 19h

Local: 3º andar da Biblioteca Central, junto à exposição ‘O Laboratório do Escritor’


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO