Ata da trecentésima quarta reunião da Congregação da Faculdade de Letras

ATA

FALE - SECRETARIA GERAL

 

Ata da trecentésima quarta reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 13 de dezembro de 2024, às 14:00 horas, na sala da Congregação, mediante convocação prévia, sob a presidência do Vice-diretor desta unidade, Prof. Georg Otte, com a participação dos seguintes membros: a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder; a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna; a Coordenadora do Centro de Extensão, Profa. Daniela Akie Hirakawa; a Coordenadora do Colegiado de Graduação, Profa. Leina Cláudia Viana Jucá; o Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Rômulo Monte Alto; o Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Fabio Alves da Silva Júnior; o Subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Prof. Jairo Venício Carvalhais de Oliveira; a Coordenadora do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Profa. Michelle Andréa Murta; os seguintes representantes docentes: Prof. Maurício Sartori Resende, Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Prof. Wander Emediato de Souza, Profa. Anna Palma, Prof. Constantino Luz de Medeiros, Prof. Marcelo Rondinelli, Profa. Luciana de Oliveira Silva, Profa. Climene Fernandes Brito Arruda, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, Prof. Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha, Profa. Valéria Sabrina Pereira, Prof. Bernardo Guadalupe Lins Brandão, Prof. André Vinicíus Lopes Coneglian, Profa. Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Profa. Giulia Bossaglia; os representantes dos servidores técnico- administrativos em Educação: Adalberto Neves Werneck, Sandra Rinco Duarte e Mirian Marlene de Rezende Bergo. A Diretora desta unidade, Profa. Sueli Maria Coelho, a representante docente, Profa. Bárbara Neves Salviano de Paula, e o representante dos servidores técnico-administrativos em Educação, Vando Jerônimo da Costa, justificaram ausência na reunião. Participaram ainda da reunião os tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, Débora Andrade e Reginaldo dos Santos. I – EXPEDIENTE: A) Ata da 303ª reunião da Congregação, realizada no dia 24 de outubro de 2024: foi apreciada e aprovada a ata da trecentésima terceira reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada no dia 24 de outubro de 2024. II – INFORMES:

1) Diretoria: A) Afastamento do País - Profa. Sueli Coelho (Missão Internacional) : foi comunicado o afastamento da Profa. Sueli Coelho, no período de 29/11 a 05/12/2024, para uma missão internacional em Wuhan/China, juntamente com as Profas. Miriam Mansur, Coordenadora do Instituto Confúcio, e Bárbara Orfanó, Diretora-adjunta da Diretoria de Relações Internacionais, para o encontro anual (board meeting) com os representantes da Universidade parceira HUST. No encontro, que tem como objetivo a prestação anual de contas e a aprovação do orçamento de 2025, foi apresentada também a proposta da criação do curso superior de tecnologia em “Secretariado Bilingue: português/mandarim” na UFMG, com dois anos e meio de duração. A proposta foi muito bem recebida pelos representantes chineses, que ofereceram 20 vagas para uma bolsa de seis meses para alunos da UFMG na Universidade HUST. A viabilidade da proposta de um curso superior de tecnologia com dupla diplomação, inédita na UFMG, encontra-se em fase de discussão na PROGRAD. B) Visita do Prof. Félix Ayoh Omidire (intercâmbio UFMG/Obafemi): foi comunicada a visita do Prof. Félix Ayoh Omidire, da Universidade Obafemi Awolowo, por intermédio do Prof. Wagner Leite Viana, da Escola de Belas Artes. Participaram da visita, além do Prof. Wagner, as Profas. Janaína Barros Silva Viana (EBA), Ana Paula Meneses (ECI), coordenadora do Centro de Estudos Africanos da DRI, e as docentes da Faculdade de Letras, Profas. Roberta Guimarães Franco e Laura Ferreira. A Profa. Ana Paula informou que a DRI está preparando um convênio com a Universidade Obafemi. O Prof. Félix comunicou que a Universidade Obafemi pretende enviar, em um primeiro momento, 25 alunos nigerianos à UFMG e acenou com a possibilidade de disponibilizar um professor leitor, o que contribuirá com o projeto de criação de uma área voltada para os Estudos Africanos. C) Designação da comissão responsável pela concepção pedagógica do Curso de Letras na modalidade EaD: foi apresentada a Portaria FALE 028/2024, referente à designação da comissão responsável pela concepção pedagógica do Curso de Letras na modalidade EaD, composta pelos seguintes Professores: Ronaldo Corrêa Gomes Júnior, presidente, Márcia Cristina de Brito Rumeu, Marcos Rogério Cordeiro Fernandes e Larissa Giacometti Paris. D) Nova Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras-Libras: foi comunicada a eleição da nova Coordenação do Colegiado do Curso de graduação em Letras-Libras, Profs. Michelle Andréa Murta, Coordenadora, e Raniere Alislan Almeida Cordeiro, Subcoordenador, para o período de 02 de dezembro de 2024 a 01 de dezembro de 2026. E) Nova Coordenação do Curso de Graduação em Letras: foi comunicada a eleição da nova Coordenação do Colegiado do Curso de graduação em Letras, Profs. Renan Belmonte Mazzola, Coordenador, e Larissa de Souza Arruda, Subcoordenadora, para o período de 25 de janeiro de 2025 a 24 de janeiro de 2027. Comunicou-se ainda a indicação do Prof. Magnun Rochel Madruga para o cargo de Coordenador Adjunto junto ao Colegiado de graduação, durante o período do mandato da nova Coordenação. F) Calendário Acadêmico UFMG – 2025: foi apresentado o calendário acadêmico da UFMG para o ano de 2025, com destaque para as seguintes datas: i) 08/02/2025: encerramento do 2º período letivo de 2024; ii) 10/03/2025: início do 1º período letivo de 2025; iii) 12/07/2025: encerramento do 1º período letivo de 2025; iv) 11/08/2025: início do 2º período letivo de 2025; v) 13/12/2025: encerramento do 2º período letivo de 2025. G) Prestação de contas de atividade remuneradas (Profa. Climene Arruda) : foi apresentada a prestação de contas encaminhada pela Profa. Climene Arruda, considerando a autorização concedida para realização de atividade remunerada, conforme previsto na Resolução 13/2022 do Conselho Universitário e estabelecido na Resolução FALE 02/2023. H) Relatório da comissão para a criação da área de “Estudos Africanos e Africanidades” na FALE: foi apresentado o relatório elaborado pela comissão designada pela Portaria FALE 010/2024, de 27 de março de 2024, para o estudo da viabilidade de criação da área de “Estudos Africanos e Africanidades” na FALE. A referida comissão foi composta inicialmente pelos Profs. Roberta Guimarães Franco Faria de Assis, Henrique Rodrigues Leroy, Fábio Bonfim Duarte, Mayara Nicolau de Paula, e pelos discentes Júlia Alves de Amorim Soares e Kelvin Jorge Batista Silva. Em razão do afastamento do Prof. Fábio Bonfim para realização de pós-doutorado, o docente foi substituído pelo Prof. Aroldo Leal de Andrade. No parecer elaborado pela comissão, foi apresentada a proposta para criação de três disciplinas obrigatórias, que integrariam inicialmente a área de “Estudos africanos e africanidades”. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Entrada em exercício: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, comunicou a entrada em exercício da servidora Beatriz Nájela Ekaterina Ribeiro da Silva, lotada na seção de contabilidade. B) Aposentadoria: foi comunicada a aposentadoria da Profa. Márcia Maria Cançado Lima, área de Linguística, publicada em 11 de novembro de 2024. III – REFERENDAMENTOS: 1) Diretoria: A) Projeto Pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos: foi apresentado o Projeto Pedagógico do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos, coordenado pela Profa. Josiane Marques da Costa, aprovado ad referendum da Congregação, para atendimento aos prazos previstos no Edital. Apresentou-se ainda a aprovação ad referendum da Congregação para a solicitação de isenção das taxas previstas na Resolução n° 13/2022, de 1º de maio de 2022, baseando-se no artigo 13 da referida Resolução, bem como no Decreto nº 10.426, de 16 de julho de 2020, para o referido projeto. A Congregação se manifestou favorável aos referendamentos apresentados pela Diretoria. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Progressão Funcional Docente: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, apresentou os pareceres favoráveis à Progressão Docente dos seguintes Professores: i) Climene Fernandes Brito Arruda, de Adjunto III para IV, avaliada pelo Prof. Lorenzo Teixeira Vitral; ii) Ronaldo Corrêa Gomes Junior, de Adjunto III para IV, avaliado pela Profa. Elidéa Lúcia Almeida Bernardino; iii) Luciana Lucente, de Adjunto I para II, avaliada pela Profa. Luciane Corrêa Ferreira; iv) Leonardo Pereira Nunes, de Adjunto III para IV, avaliado pela Profa. Laureny Aparecida Lourenço da Silva; v) Junot de Oliveira Maia, de Adjunto I para II, avaliado pelo Prof. Marcel de Lima Santos; vi) Constantino Luz de Medeiros, de Adjunto III para IV, avaliado pelo Prof. Marcelino Rodrigues da Silva. B) Afastamentos: foram apresentados os pedidos de afastamentos docentes, aprovados ad referendum da Congregação, conforme a seguir: i) Prof. Aroldo Leal de Andrade, no período de 01/12/2024 a 28/02/2025, na Universität ZU Köln; ii) Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão, no período de 01/03/2025 a 28/02/2026, na Universidade Federal Fluminense; iii) Prof. Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha, no período de 01/03/2025 a 28/02/2026, na Lancaster University; iv) Prof. Marcelino Rodrigues da Silva, no período de 01/03/2025 a 28/02/2026, na Universidade de São Paulo (USP); v) Prof. Wander Emediato de Souza, no período de 01/08/2025 a 31/07/2026, na Université de Lausanne – UNIL. Os referendamentos da Câmara de Recursos Humanos foram aprovados pela Congregação, com abstenção do Prof. Constantino Luz de Medeiros. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A) Proposta de Resolução do SAEL: foi apresentada a proposta de Resolução para reformulação e institucionalização do Serviço de Acolhimento e Escuta da Faculdade de Letras (SAEL/FALE), encaminhada pela atual Coordenadora, Profa. Maralice de Souza Neves. Após apreciação da proposta, a Congregação sugeriu algumas alterações, deliberando pela devolução do documento aos responsáveis, para avaliação da viabilidade de realização dos ajustes sugeridos, e encaminhamento da proposta atualizada para deliberação da Congregação na próxima reunião. 2 ) Câmara de Pesquisa: A) Criação de Grupos/Núcleos de Pesquisa: a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder, apresentou a solicitação de criação dos seguintes grupos/núcleos de Pesquisa: i) grupo/núcleo de pesquisa intitulado “OLA - Observatório de Linguística Aplicada”, liderado Prof. Junot de Oliveira Maia, ii) núcleo de pesquisa intitulado “DELTA: Design, Educação Linguística e Tecnologias Digitais”, liderado pelo Prof. Ronaldo Corrêa Gomes Junior. A Congregação se manifestou favorável à criação dos grupos/núcleos de pesquisa apresentados. B) Troca de Coordenação de Grupo CNPq: foi apresentada a solicitação de alteração da coordenação do grupo de pesquisa intitulado “NECLLE - Núcleo de Estudos Críticos sobre Linguagens, Letramentos e Educação”, liderado pela Profa. Andréa Mattos, para a Profa. Leina Jucá, em razão da previsão de aposentadoria da atual líder. A Congregação se manifestou favorável à troca de coordenação apresentada. 3 ) Câmara de Recursos Humanos: A) Composição de Banca para Promoção de Associado: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, apresentou as indicações para composição de banca para promoção de associado, de interesse da Profa. Giselli Mara da Silva, conforme a seguir: Francisca Izabel Pereira Maciel (FAE – UFMG), Regina Célia Passos Ribeiro Campos (FAE – UFMG), Reinaldo Martiniano Marques (FALE – UFMG) e Elidéa Lúcia Bernardino (FALE – UFMG). A Congregação se manifestou favorável às indicações apresentadas. A) Composição de Banca para Promoção de Titular: foram apresentadas as sugestões para composição de bancas para promoção de titular dos seguintes docentes: i) Ana Larissa Adorno Marciotto: Cláudio Márcio do Carmo (UFSJ), Luiz Fernando Matos da Rocha (UFJF), Marília de Carvalho Oliveira (UFSJ) Luiz Francisco Dias (FALE/UFMG), Lorenzo Vitral (FALE/UFMG), Wander Emediato (FALE/UFMG), Carla Viana Coscarelli (FALE/UFMG); ii) Eduardo Tadeu Roque Amaral: Maria Antonieta Amarante Mendonça Cohen (FALE/UFMG), Luiz Francisco Dias (FALE/UFMG), Fábio Bonfim Duarte (FALE/UFMG), Juliana Soledade Barbosa Coelho (UFBA), Cleci Regina Bevilacqua (UFGRS), Alexandre Melo de Sousa (UFAL), Elizabete Aparecida Marques (UFMS), Karylleila dos Santos Andrade (UFT), Maria José Bocorny Finatto (UFGRS). A Congregação se manifestou favorável às indicações apresentadas. 4) Câmara de Ensino: A) Solicitação de autorização para antecipação de oferta na pós-graduação: O Prof. Fábio Alves solicitou autorização para se retirar do plenário, considerando que o item de pauta se configura como interesse pessoal. Após a saída do Prof. Fábio Alves, foram apresentadas duas solicitações de autorização para antecipação de oferta na Pós-graduação, no primeiro semestre de 2025, encaminhadas pelos seguintes Professores: i) Luciano Magnoni Tocaia: o docente solicita autorização da Congregação para antecipação de oferta na pós-graduação, no período de retorno do estágio pós-doutoral, devido ao item 07 da Resolução 05/2023, "no semestre de retorno do estágio pós-doutoral, os docentes devem necessariamente concentrar seus encargos didáticos no atendimento às demandas da Graduação”. A solicitação se justifica em razão da alocação total dos encargos didáticos previstos para as duas áreas de atuação (Língua Francesa e Texto Discurso), mesmo com a previsão de oferta do Prof. na pós-graduação. Além disso, o docente informa que a área de vinculação junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos não terá oferta de nenhuma disciplina de “Fundamentos”, caso ele não oferte. ii) Prof. Fábio Alves da Silva Júnior: o docente solicita autorização da Congregação para antecipação de oferta na pós-graduação, mediante as seguintes justificativas: a) a linha de pesquisa em Estudos da Tradução do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos conta no momento com um corpo docente reduzido devido ao afastamento da Profa. Adriana Silvina Pagano para pós-doutorado no exterior; b) existe necessidade de que seja ministrada disciplina em nível de pós-graduação em 2025/1 para os discentes ingressantes na linha de pesquisa em Estudos da Tradução no Programa de Pós- Graduação em Estudos Linguísticos; c) a oferta da área de tradução na graduação não será prejudicada, uma vez que o professor substituto Cliver Dias oferecerá quatro disciplinas em 2025/1, suprindo a demanda existente. Após apreciação dos requerimentos, a Congregação se manifestou favorável às antecipações de oferta na pós-graduação, no primeiro semestre de 2025. B) Oferta de disciplinas para 2025/1: foram apresentadas e aprovadas as ofertas de atividades dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação da Faculdade de Letras, para o primeiro semestre de 2025. Nada mais havendo a tratar, o Prof. Georg Otte agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla Anunciata França de Lacerda, Secretária Geral da Faculdade de Letras, lavrei a presente ata, que assino juntamente com os demais membros presentes à reunião.

Documento assinado eletronicamente por Carla Anunciata Franca de Lacerda, Secretário(a), em 03/02/2025, às 10:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Sueli Maria Coelho, Diretor(a) de unidade, em 03/02/2025, às 11:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Andre Vinicius Lopes Coneglian, Professor do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 11:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Marcelo Rondinelli, Professor do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Elisa Maria Amorim Vieira, Professora do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 11:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandao, Professor do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 11:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Wesley Rodrigo Fernandes, Bibliotecário- Documentalista, em 03/02/2025, às 12:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Adriane Teresinha Sartori, Professora do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 12:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Barbara Neves Salviano de Paula, Servidor(a), em 03/02/2025, às 12:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Laura de Jesus Sousa, Bibliotecária- Documentalista, em 03/02/2025, às 13:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Climene Fernandes Brito Arruda, Professora do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Luciana de Oliveira Silva, Professora do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 14:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes, Professora do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 16:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Romulo Monte Alto, Coordenador(a) de curso de pós-graduação, em 03/02/2025, às 17:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Fabio Alves da Silva Junior, Coordenador(a) de curso de pós-graduação, em 03/02/2025, às 17:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Sergio Alcides Pereira do Amaral, Professor do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 18:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Fernanda Rosa da Silva, Professora do Magistério Superior, em 03/02/2025, às 20:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Davidson de Oliveira Diniz, Professor do Magistério Superior, em 04/02/2025, às 08:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Glaucia Renate Goncalves, Professora do Magistério Superior, em 04/02/2025, às 10:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Heloisa Maria Moraes Moreira Penna, Professora do Magistério Superior, em 04/02/2025, às 11:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Andrea Machado de Almeida Mattos, Professora do Magistério Superior, em 04/02/2025, às 11:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Michelle Andrea Murta, Professora do Magistério Superior, em 04/02/2025, às 11:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Larissa de Souza Arruda, Professora do Magistério Superior, em 04/02/2025, às 14:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Ulrike Agathe Schroder, Professora do Magistério Superior, em 05/02/2025, às 11:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Maria Mendes Cantoni, Professora do Magistério Superior, em 07/02/2025, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Wander Emediato de Souza, Professor do Magistério Superior, em 07/02/2025, às 14:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Ronaldo Correa Gomes Junior, Subcoordenador(a), em 10/02/2025, às 11:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

 

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