ATA
FALE - SECRETARIA GERAL
Ata da trecentésima terceira reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 25 de outubro de 2024, às 13:30 horas, na sala da Congregação, mediante convocação prévia, sob a presidência da Diretora desta unidade, Profa. Sueli Maria Coelho, com a participação dos seguintes membros: o Vice-diretor e Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte; a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder; a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna; a Coordenadora do Centro de Extensão, Profa. Daniela Akie Hirakawa; a Coordenadora do Colegiado de Graduação, Profa. Leina Cláudia Viana Jucá; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Rômulo Monte Alto; o Subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Eduardo Tadeu Roque Amaral; a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Profa. Adriane Teresinha Sartori; o Coordenador do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Prof. Guilherme Lourenço de Souza; os seguintes representantes docentes: Prof. Maurício Sartori Resende, Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Prof. Wander Emediato de Souza, Profa. Elisa Maria Amorim Vieira, Prof. Constantino Luz de Medeiros, Prof. Marcelo Rondinelli, Profa. Luciana de Oliveira Silva, Profa. Climene Fernandes Brito Arruda, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, Prof. Raniere Alislan Almeida Cordeiro, Prof. Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha, Profa. Valéria Sabrina Pereira, Prof. Bernardo Guadalupe Lins Brandão, Prof. André Vinicíus Lopes Coneglian, Profa. Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Profa. Giulia Bossaglia; os representantes dos servidores técnico-administrativos em Educação: Adalberto Neves Werneck, Andreza Cristiane Reis de Miranda e Mirian Marlene de Rezende Bergo. O representante dos servidores técnico-administrativos em Educação, Vando Jerônimo da Costa, justificou ausência na reunião. Participaram ainda da reunião os tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, Débora Andrade e Jefferson Campos. I – EXPEDIENTE: A) Ata da 302ª reunião da Congregação, realizada no dia 23 de agosto de 2024: foi apreciada e aprovada a ata da trecentésima segunda reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada no dia 23 de agosto de 2024, com abstenção da Profa. Leina Jucá. II – INFORMES: 1) Diretoria: A) Capacitação de servidor TAE (Tânia Mateus): foi comunicado que no dia 28/08, a servidora Tânia Mateus defendeu sua dissertação de mestrado na Fundação Educacional de Pedro Leopoldo, obtendo o título de Mestre em Administração. Sua dissertação, intitulada “Competências tecnológicas docentes: estudo da modalidade síncrona no Programa de Formação de Professores e de Pesquisadores de Línguas Clássicas e Modernas – CENEX/FALE/UFMG”, foi bastante elogiada pela banca avaliadora. A Profa. Sueli parabenizou a servidora pela capacitação. B) Prestação de contas de atividades remuneradas (Profs. César Nardelli e Miriam Mansur): foram apresentadas as prestações de contas encaminhadas pelos Profs. César Nardelli e Miriam Mansur, considerando as autorizações concedidas para exercerem atividades remuneradas, conforme previsto na Resolução 13/2022 do Conselho Universitário e estabelecido na Resolução FALE 02/2023. C) Proposta aprovada: ETA - CAPES/FULBRIGHT PROGRAMA DE ASSISTENTE DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA PROJETOS INSTITUCIONAIS: foi comunicada a aprovação da proposta submetida pelo Colegiado do Curso de Letras-Libras ao Edital CAPES/FULBRIGHT 13/2024, Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa. Esse edital, específico para o curso de educação bilíngue de surdos, irá permitir que o curso conte com dois assistentes de Ensino de Língua Inglesa por um período de três anos. A Profa. Sueli parabenizou o Prof. Guilherme e toda a equipe do Curso por mais esta importante conquista. D) Avaliação do MEC para renovação de Reconhecimento do Curso de Letras/Bacharelado: foi comunicado que, nos dias 03 e 04 de outubro, a Faculdade de Letras recebeu a visita da Comissão Avaliadora do MEC para renovação do reconhecimento do Curso de Letras/Bacharelado. Tal visita decorre da alteração curricular de 2018, que transformou as antigas ênfases em novos Bacharelados. O Bacharelado do Curso de Letras foi avaliado com a nota máxima (5), o que chancela a excelência do trabalho de formação profissional realizado na FALE. A Profa. Sueli parabenizou toda a comunidade, especialmente a Coordenação e a equipe do Colegiado de Graduação, que tanto trabalhou e se dedicou para reunir a documentação necessária para a visita. A Profa. Leina Jucá, Coordenadora do Colegiado de graduação, agradeceu toda a comunidade acadêmica da FALE, especialmente a equipe do Colegiado de Graduação. E) Formatura da primeira turma do Curso de Letras-Libras: a profa. Sueli informou que no dia primeiro de novembro, às 18:00 horas, no auditório da Reitoria, será realizada a Colação de Grau da primeira turma do Curso de Licenciatura em Letras-Libras. Todos os membros da congregação foram convidados a participarem da cerimônia e prestigiarem o evento. F) Criação de atividades para atendimento ao PEC-PLE: foi comunicado que as disciplinas de PLA (Português como Língua Adicional), ofertadas pela FALE aos estudantes de Convênios Internacionais, foram transformadas em atividades acadêmicas curriculares, para atender à Portaria interministerial MEC/MRE Nº 7, de 04/06/202, que regulamenta a operacionalização do Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). Trata-se de uma grande conquista para a FALE e para a Área de PLA, pois, até recentemente, a oferta foi gerida pela DRI (Diretoria de Relações Internacionais). Graças ao trabalho da Área de PLA, a UFMG foi umas das primeiras instituições em condições de atender a referida Portaria. G) Eleição do Diretório Acadêmico da FALE: foi comunicado que, nos dias 23 e 24 de outubro, aconteceram as eleições para o Diretório Acadêmico (DA) da Faculdade de Letras. Concorreram duas chapas, tendo sido eleita a chapa 1 (Sapho). A Profa. Sueli agradeceu ao servidor Vando Costa e ao Prof. Rômulo Monte Alto, pela participação na junta apuradora da consulta eleitoral. Foi esclarecido que, em razão dos trâmites necessários para formalização da participação da representação estudantil junto aos órgãos Colegiados da Unidade, os representantes discentes não compareceram nesta reunião. H) Nova coordenação de área: foi comunicado que a Profa. Raquel Aoki assumiu a coordenação da área de Linguística do Texto e do Discurso, em substituição à Profa. Helcira Lima. A Profa. Sueli agradeceu à Profa. Helcira pelo trabalho realizado e desejou sucesso à Profa. Raquel. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Entrada em exercício: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, comunicou a entrada em exercício dos servidores Ariane Souza Santos Leite, bibliotecária-documentarista, lotada no Acervo dos Escritores Mineiros, e Kevin Martins Lacerda, Técnico de Tecnologia da Informação, lotado no Setor de TI. B) Aposentadorias: foram comunicadas as aposentadorias dos Profs. Luís Alberto Ferreira Brandão Santos, área de Edição, e Maria Zilda Ferreira Cury, área de Literatura Brasileira. C) Exonerações a pedido dos servidores: foram comunicadas as exonerações a pedido dos seguintes servidores: i) Prof. Paulo Bio Toledo, área de Literatura e outras Artes; ii) Servidor TAE Jader Pereira Teixeira, lotado no Instituto Confúcio. 3) Câmara de Extensão: A) Inclusão de pauta: A Profa. Daniela Akie Hirakawa, Coordenadora do Centro de Extensão, solicitou inclusão de pauta, para informar que o Curso “Recepção Teatral e Estudos do Espetáculo”, coordenado pela Profa. Elen de Medeiros, foi destaque na semana do conhecimento, categoria extensão. III – REFERENDAMENTOS: 1) Diretoria: A) Anuência para oferta da disciplina UNI003: foi apresentada a anuência concedida ao Curso de Ciências Sociais, para oferta da disciplina UNI003 – Oficina de Textos em Língua Portuguesa, aprovada ad referendum da Congregação, considerando a manifestação favorável da área de Linguística do Texto e do Discurso para a referida concessão. B) Submissão de propostas - Chamada Programa Professor Residente - IEAT/UFMG 2024: foram apresentadas as propostas submetidas à Chamada Programa Professor Residente - IEAT/UFMG 2024, encaminhadas pelas Profas. Gláucia Muniz e Luana Lopes, aprovadas ad referendum da Congregação, para fins de atendimento aos prazos previstos no Edital. C) Anuência para participação no Curso de Especialização Escola da Bacia do Rio Doce (Profa. Larissa Giacometti): foi apresentada a anuência concedida à Profa. Larissa Giacometti, aprovada ad referendum da Congregação, para participação no Curso de Especialização Escola da Bacia do Rio Doce, junto ao Programa de Extensão “Formação Continuada de Educadores da Rede Pública dos Municípios atingidos pelo rompimento da Barragem de Fundão”. O Programa é uma ação de extensão, realizada em parceria entre a UFMG, a UFOP e a Fundep, com apoio da Fundação Renova. A Profa. Sueli esclareceu que, como as demais atuações em Cursos de Especialização, a anuência não impacta nos encargos didáticos da docente. D) Desvinculação do Curso de Especialização em Gramática e Ensino: Abordagens Contemporâneas para a Gramática junto ao Colegiado do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos: foi apresentada a aprovação, ad referendum da Congregação, para desvinculação da Comissão Coordenadora do Curso de Especialização em Gramática e Ensino: Abordagens Contemporâneas para a Gramática, junto ao Colegiado do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, a partir do reoferecimento do ano de 2025, com vinculação imediata à Câmara de Ensino. A Profa. Sueli esclareceu que a vinculação dos Cursos de Especialização ao Poslin é apenas uma formalidade, considerando que a gestão do Curso é feita pela Coordenação de cada Especialização, não passando pelo Colegiado do Programa. Mediante a reestruturação do Poslin, foi dada aos Coordenadores dos Cursos, a opção de se manterem vinculados ao Programa, informando todas as decisões ao Colegiado, ou se vincularem à Câmara de Ensino, já que as normas da Pós-graduação estipulam que a vinculação da Pós-graduação Lato Sensu seja a um departamento ou estrutura equivalente. Considerando que a Faculdade de Letras não possui departamentos, a estrutura equivalente cabe às Câmaras. Assim, as Profas. Mayara e Janaína, que atualmente coordenam o Curso de Especialização em Gramática e Ensino, optaram pela vinculação à Câmara de Ensino. Os referendamentos da Diretoria foram aprovados pela Congregação. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Progressão Docente: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, apresentou os pareceres favoráveis à Progressão Docente dos seguintes Professores: i) Maria Juliana Gambogi Teixeira, de Associado III para IV, avaliada pela Profa. Márcia Maria Valle Arbex; ii) Anna Palma, de Associado III para IV, avaliada pelo Prof. Luiz Francisco Dias; iii) André Vinícius Lopes Coneglian, de Adjunto I para II, avaliado pela Profa. Junia de Carvalho Fidelis Braga; iv) Junia de Carvalho Fidelis Braga, de Associado III para IV, avaliada pela Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna; v) Lígia Gonçalves Diniz, de Adjunto A-I para II, avaliada pela Profa. Anelise Scotti Scherer; vi) Marcel de Lima Santos, de Associado III para IV, avaliado pelo Prof. José de Paiva dos Santos. B) Afastamentos para Pós-doc: foram apresentados os pedidos de afastamentos docentes, aprovados ad referendum da Congregação, conforme a seguir: i) Prof. César Nardelli Cambraia, no período de 11/03/2025 a 28/02/2026, para realização de estágio pós-doutorado, na Universidade de São Paulo (USP); ii) Profa. Mayara Nicolau de Paula, no período de 10/03/2025 a 10/02/2026, para realização de estágio pós- doutorado, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); iii) Prof. Volker Karl Lothar Jaeckel, no período de 01/03/2025 a 28/02/2026, para realização de estágio pós-doutorado, na Universidad de Alcalá de Henares. C) Processo seletivo para Professor Substituto: foi apresentado o resultado do processo seletivo para Professor Substituto, na área Literatura Brasileira, EDITAL Nº 610, DE 07/08/2024, publicado no DOU de 12/08/2024. A comissão examinadora foi composta pelos Profs. Drs. Gustavo Silveira Ribeiro (Presidente), Marcos Rogério Cordeiro Fernandes, Davidson de Oliveira Diniz, titulares, e Lígia Gonçalves Diniz, suplente. Os candidatos aprovados foram: Wagner Fredmar Guimarães Júnior, primeiro lugar, Augustto Corrêa Cipriani, segundo lugar, e Maura Voltarelli Roque, terceiro lugar. D) Aproveitamento de Candidato: foi apresentada a solicitação de aproveitamento do candidato Augustto Corrêa Cipriani, aprovado em segundo lugar no processo seletivo para Professor Substituto, área de Literatura Brasileira, em razão da aposentadoria Maria Zilda Ferreira Cury. Os referendamentos da Câmara de Recursos Humanos foram aprovados pela Congregação. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A) Manifestação da Unidade sobre a proposta de implantação de Processo Seletivo de Avaliação Seriada na UFMG: a Presidente da Congregação, Profa. Sueli Maria Coelho, solicitou autorização ao plenário para a participação ilustre da Magnífica Reitora da UFMG, Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, e da Pró-reitora Adjunta de Graduação, Profa. Maria José Batista Pinto Flores, para exposição dos motivos que levaram a UFMG a estudar uma forma adicional de ingresso nos Cursos de Graduação, o Processo Seletivo de Avaliação Seriada, bem como para esclarecer dúvidas e ouvir sugestões feitas pelas áreas e pelos membros da Congregação. Após uma discussão ampla, a Congregação deliberou por unanimidade pela aprovação da proposta de implantação de Processo Seletivo de Avaliação Seriada na UFMG, ficando estabelecido que o(a)s docentes, individualmente ou representados pelas respectivas áreas, poderão encaminhar sugestões e dúvidas que integrarão a manifestação da FALE acerca do processo. As manifestações já encaminhadas pelas áreas serão incorporadas ao documento, mas novas manifestações podem ainda ser encaminhadas para a Diretoria da Unidade, até o dia 14/11/2024. A Profa. Sandra Goulart agradeceu o acolhimento e as sugestões importantes que foram apresentadas. B) Formalização de criação do Serviço de Acolhimento e Escuta da Faculdade de Letras (SAEL): foi apresentada a solicitação de institucionalização do Serviço de Acolhimento e Escuta da Faculdade de Letras (SAEL) no âmbito da FALE, considerando que o setor ainda não está formalizado como um órgão da Unidade. A Profa. Sueli esclareceu que o setor foi criado a partir de uma iniciativa da Profa. Graciela, apoiada pela Congregação, contando com a colaboração de Professores e servidores TAEs, como voluntários, mediante a prestação de serviços importantes para o acolhimento e apoio em casos de saúde mental de estudantes e de servidores da Unidade. O serviço de acolhimento é liderado pela Profa. Maralice de Souza Neves e pela funcionária Josie Helen Martins de Deus. Esclareceu-se ainda que mediante a institucionalização, será apresentada, em breve, uma minuta de regulamento do órgão. A Congregação deliberou por unanimidade pela aprovação da institucionalização do Serviço de Acolhimento e Escuta da Faculdade de Letras (SAEL) no âmbito da FALE. C) Indicação do título de Doutora Honoris Causa da UFMG: a Profa. Sueli Coelho apresentou a proposta para concessão do título de Doutora Honoris Causa da UFMG à Professora e escritora Conceição Evaristo, encaminhada pelos membros da Congregação Adalberto Neves Werneck, Daniela Akie Hirakawa, Elisa Maria Vieira, Leina Cláudia Viana Jucá, Rômulo Monte Alto e Ulrike Agathe Schröder. A proposta se justifica em razão do reconhecimento de sua contribuição para o enriquecimento da história da instituição, bem como pelo trabalho literário realizado pela ilustre escritora. A proposta foi colocada em votação, em escrutínio secreto, sendo aprovada com 27 votos favoráveis, 01 voto contrário e 01 voto em branco. D) Indicação do título de Professora Emérita da FALE: a Profa. Sueli Coelho apresentou a proposta para concessão do título de Professora Emérita da Faculdade de Letras à Maria Nazareth Soares Fonseca, encaminhada pelos membros da Congregação Adalberto Neves Werneck, Daniela Akie Hirakawa, Rômulo Monte Alto e Ulrike Agathe Schröder. A proposta se justifica em razão do reconhecimento pela valiosa contribuição da docente para a UFMG, em especial para a Faculdade de Letras. A proposta foi colocada em votação, em escrutínio secreto, sendo aprovada com 25 votos favoráveis, 02 votos contrários e 02 votos em branco. E) Composição do Conselho Diretor do Centro de Estudos Literários e Culturais: foi apresentada a proposta para a nova composição do Conselho Diretor do Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC), conforme a seguir: Prof. Roberto Said (Diretor), Profa. Márcia Rumeu (Vice-Diretora); Profs. Rômulo Monte Alto e Maria Juliana Gambogi (representantes do corpo docente do POSLIT, respectivamente, titular e suplente); Profs. Maria Cândida Seabra e Gustavo Ximenes (representantes do corpo docente do POSLIN, respectivamente, titular e suplente); Profs. Reinaldo Marques (titular) e Aline Magalhães (suplente), Elen Medeiros (titular) e Myrian Ávila (suplente), Professores pesquisadores vinculados à FALE; Profs. Amir Brit Cador (titular) e Bruno Guimarães Martins (suplente), José Francisco Guelfi Campos (titular) e José Newton Coelho Menezes (suplente), pesquisadores de áreas afins vinculados a outras Unidades da UFMG; Sabrina Souza Arantes e Ana Clara Pinto Coelho (representantes dos bolsistas vinculados ao CELC, respectivamente, titular e suplente); Aline Pimenta Almeida e Ariane Souza Santos Leite (representantes do corpo técnico-administrativo lotado no CELC, respectivamente, titular e suplente). A Congregação se manifestou favorável à proposta da nova composição do Conselho Diretor do Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC). F) Requerimento para prorrogação de contrato e vinculação do Curso junto à Câmara de Ensino – PROLEITURA: foi apresentada a solicitação de prorrogação do contrato de oferta do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos – PROFLEITURA, até o dia 31 de dezembro de 2025, bem como a vinculação do projeto à Câmara de Ensino. A Congregação se manifestou favorável aos requerimentos apresentados pela coordenação do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos – PROLEITURA. G) Implementação de novos projetos de extensão: Cenex (Proficiência e Tradução), FALE (Cursos de Idiomas), FALE (Cursos de Chinês): foram apresentadas as fichas de gestão dos projetos de extensão da FALE junto à FUNDEP, atualizadas para fins de atendimento à Resolução 13/2022 do Conselho Universitário, conforme a seguir: Cenex (Proficiência e Tradução), FALE (Cursos de Idiomas) e FALE (Curso de Chinês). A Congregação se manifestou favorável às atualizações apresentadas. 2 ) Câmara de Pesquisa: A) Extinção de Grupos/Núcleos de Pesquisa: a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder, apresentou a solicitação de extinçao do núcleo de pesquisa intitulado “ NELLI - Núcleo de Estudos de Literaturas de Língua Inglesa”, coordenado pelo Prof. José dos Santos, em razão da inatividade do núcleo. A Congregação se manifestou favorável à extinção do Núcleo de Pesquisa. 3) Câmara de Ensino: A) Solicitações de afastamentos docentes: o Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte, apresentou as solicitações de afastamento para a realização de estágio pós-doutorado, conforme a seguir: i) Profa. Laureny Aparecida Lourenço da Silva, para o segundo semestre de 2025 e primeiro semestre de 2026, na Universidade Federal de Alagoas (primeira metade do estágio), sob supervisão da Profa. Ildney de Fátima Souza Cavalcanti, e na Universidad de Valladolid, Espanha (segunda metade do estágio), sob a supervisão da Profa. Alicia Helda Puleo García; ii) Prof. Marcos Rogério Cordeiro Fernandes, para o segundo semestre de 2025 e primeiro semestre de 2026, na Universidade de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Lêda Maria Paulani; iii) Profa. Raquel dos Santos Madanêlo Souza, para o segundo semestre de 2025, na Universidad de Los Andes, sob a orientação do Prof. Jerónimo Pizarro; iv) Prof. Tommaso Raso, para o segundo semestre de 2025 e primeiro semestre de 2026, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (primeira metade do estágio), sob a orientação da Profa. Carolina Serra, e na Universidade de Florença (segunda metade do estágio), sob supervisão do Prof. Alessandro Panunzi. A Congregação se manifestou favorável aos afastamentos solicitados. B) Solicitações de anuências: foram apresentadas as solicitações de anuências pelos seguintes Cursos: i) Biomedicina: foi encaminhada pelo Prof. Luis Fernando Viana Furtado, Subcoordenador do Curso de Biomedicina, a solicitação de anuência para oferta das disciplinas UNI001 - Inglês Instrumental I, UNI002 - Inglês Instrumental II, UNI040 - Inglês para Fins Acadêmicos I, UNI041 - Inglês para Fins Acadêmicos II, UNI042 - Inglês para Fins Acadêmicos III, UNI043 - Inglês para Fins Acadêmicos IV e UNI044 - Inglês para Fins Acadêmicos V. Considerando a manifestação das áreas de Língua Inglesa e de Linguagem e Tecnologia, a Congregação se manifestou favorável à concessão de anuência para as disciplinas Inglês para Fins Acadêmicos I, II, III, IV e V; e contrária à concessão de anuência para as disciplinas de Inglês Instrumental I e II, em razão de alguns ajustes nos materiais das disciplinas, devido às mudanças nas práticas contemporâneas de leitura em língua inglesa, conforme informado pelos docentes da área de Linguagem e Tecnologia. ii) Educação Física: foi encaminhada pelo Prof. Rodrigo César Ribeiro Diniz, Coordenador do Colegiado de Graduação do Curso de Educação Física, a solicitação de anuência para a oferta da disciplina Fundamentos de Libras, obrigatória para o Curso de Licenciatura, em razão da reforma curricular do Curso. A Congregação se manifestou favorável à concessão da anuência, considerando a obrigatoriedade da disciplina para o Curso de Licenciatura. C) Solicitação de autorização para antecipação de oferta na pós-graduação: foi apresentada a solicitação de autorização encaminhada pela Profa. Miriam Mansur, coordenadora da área de Literatura Inglesa, para a antecipação da oferta na Pós-Graduação, no primeiro semestre de 2025, dos Professores Luiz Fernando Ferreira Sá, que retornará do afastamento de posdoc, e José de Paiva dos Santos, que está ofertando no segundo semestre de 2024, em razão das necessidades da área, para manutenção da oferta de duas disciplinas por semestre no Poslit. A Congregação se manifestou favoravelmente às antecipações de oferta na pós-graduação, conforme solicitado. D) Inclusão de pauta: D) Solicitação de autorização para alteração do turno de funcionamento do Curso de Ciências Sociais: foi apresentada a solicitação de autorização para alteração do turno de funcionamento do Curso de Ciências Socias, de diurno para matutino, conforme previsto na Resolução 007/2023 pelo CEPE (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). A solicitação se justifica em razão da oferta da disciplina Fundamentos de Libras para o referido Curso. Considerando que a oferta da disciplina é online, a Congregação se manifestou favorável à solicitação. Nada mais havendo a tratar, a Profa. Sueli Coelho agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla Anunciata França de Lacerda, Secretária Geral da Faculdade de Letras, lavrei a presente ata, que assino juntamente com os demais membros presentes à reunião.
Documento assinado eletronicamente por Carla Anunciata Franca de Lacerda, Secretário(a), em 16/12/2024, às 11:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Jairo Venício Carvalhais de Oliveira, Professor do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 11:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Climene Fernandes Brito Arruda, Professora do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 11:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Marcelo Rondinelli, Professor do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 12:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Wander Emediato de Souza, Professor do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 13:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Maurício Sartori Resende, Professor do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 13:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Sandra Rinco Dutra, Assistente em Administração, em 16/12/2024, às 13:05, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Andre Vinicius Lopes Coneglian, Professor do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 13:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Andrea Machado de Almeida Mattos, Professora do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 13:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Thiago Cesar Viana Lopes Saltarelli, Professor do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 14:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Fabio Alves da Silva Junior, Coordenador(a) de curso de pós-graduação, em 16/12/2024, às 14:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Giulia Bossaglia, Professora do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 16:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Heloisa Maria Moraes Moreira Penna, Professora do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 17:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Georg Otte, Vice diretor(a), em 16/12/2024, às 19:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha, Professor do Magistério Superior, em 16/12/2024, às 21:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Daniela Akie Hirakawa, Coordenador(a), em 17/12/2024, às 07:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes, Professora do Magistério Superior, em 17/12/2024, às 09:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Mirian Marlene de Rezende Bergo, Auxiliar em Administração, em 17/12/2024, às 10:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Valeria Sabrina Pereira, Professora do Magistério Superior, em 17/12/2024, às 17:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Michelle Andrea Murta, Professora do Magistério Superior, em 18/12/2024, às 10:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Adalberto Neves Werneck, Técnico em Assuntos Educacionais, em 18/12/2024, às 23:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Constantino Luz de Medeiros, Professor do Magistério Superior, em 20/12/2024, às 09:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Luciana de Oliveira Silva, Professora do Magistério Superior, em 20/12/2024, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandao, Professor do Magistério Superior, em 24/12/2024, às 11:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Romulo Monte Alto, Coordenador(a) de curso de pós-graduação, em 20/01/2025, às 14:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Leina Claudia Viana Jucá, Coordenador(a), em 23/01/2025, às 16:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Ulrike Agathe Schroder, Professora do Magistério Superior, em 26/01/2025, às 19:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php? acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3826186 e o código CRC D0FEE38C.
Referência: Processo nº 23072.217869/2024-29 - SEI nº 3826186