Ata da trecentésima segunda reunião da Congregação da Faculdade de Letras

ATA

FALE - SECRETARIA GERAL

Ata da trecentésima segunda reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 23 de agosto de 2024, às 13h30min, na sala da Congregação, mediante convocação prévia, sob a presidência da Diretora desta unidade, Profa. Sueli Maria Coelho, com a participação dos seguintes membros: o Vice-diretor e Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte; a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder; a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna; a Coordenadora do Centro de Extensão, Profa. Daniela Akie Hirakawa; a Subcoordenadora do Colegiado de Graduação, Profa. Laureny Aparecida Lourenço da Silva; o Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Rômulo Monte Alto; o Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Fábio Alves da Silva Júnior; A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Profa. Adriane Teresinha Sartori; o Coordenador do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Prof. Guilherme Lourenço de Souza; os seguintes representantes docentes: Profa. Fernanda Rosa da Silva, Profa. Elisa Maria Amorim Vieira, Prof. Davidson de Oliveira Diniz, Prof. Marcelo Rondinelli, Profa. Luciana de Oliveira Silva, Profa. Climene Fernandes Brito Arruda, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, Profa. Bárbara Neves Salviano de Paula, Prof. Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha, Profa. Deise Prina Dutra, Prof. Aderlande Pereira Ferraz, Profa. Giulia Bossaglia; os representantes dos servidores técnico- administrativos em Educação: Adalberto Neves Werneck e Mirian Marlene de Rezende Bergo; os representantes discentes João Pedro Silva Cristino, Rafael Gonçalves Silva e Fernanda Buldrini Barreto. Os representantes docentes, Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Prof. Wander Emediato de Souza, Prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral, Prof. Olimar Flores Júnior, e os representantes dos servidores técnico-administrativos em Educação, Vando Jerônimo da Costa e Andreza Cristiane Reis de Miranda, justificaram ausência na reunião. I – EXPEDIENTE: A) Ata da 301ª reunião da Congregação, realizada no dia 19 de julho de 2024: foi apreciada e aprovada a ata da trecentésima primeira reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada no dia 19 de julho de 2024, com abstenção da Profa. Deise Prina Dutra. II – INFORMES: 1) Diretoria: A) Designação de docentes da FALE para cargos administrativos junto à Administração Central: foram apresentados os ofícios encaminhados pela Reitora, Profa. Sandra Goulart, referente à designação de docentes da FALE para cargos administrativos junto à Administração Central, com a consequente redução dos encargos didáticos que os cargos lhes conferem, conforme a seguir: i) Profa. Carla Viana Coscarelli: indicada pela Reitora para exercer o cargo de Diretora da Editora da UFMG, com dispensa total dos encargos didáticos; ii) Profa. Sandra Bianchet, indicada para o cargo de Diretora de Processos Seletivos (COPEVE/UFMG, com dispensa parcial dos encargos didáticos. B) Designação de docentes da Escola de Arquitetura e Design para a função de Editores de Arte no setor de Periódicos da FALE: a Profa. Sueli informou que, por intermédio da Profa. Sônia Queiroz, foi firmada uma parceria com dois docentes do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo, lotados na Escola de Arquitetura e Design da UFMG, para assumirem a função de editores de arte do Setor de Periódicos da Faculdade de Letras. Os professores Emerson Nunes Eller e Roberta Rech Mandelli atuarão na coordenação e na criação da identidade visual e das peças gráficas das exposições do Centro de Memória e da identidade visual e do projeto gráfico editorial dos periódicos da FALE, com desdobramento para suas capas e peças de divulgação. C) Resultado das eleições para representantes docentes junto à Congregação (Câmara de Recursos Humanos): foi apresentado o relatório de apuração da eleição para representantes docentes junto à Congregação, ocorrida nos dias 17 e 18/07/2024, sendo eleita a chapa composta pelas professoras Giulia Bossaglia (Titular) e Maria Cantoni (Suplente), que passarão a compor a Câmara de Recursos Humanos. D) Situação da FALE na planilha da CPPD: foi apresentada a planilha da CPPD, relativa à primeira alocação de vagas docentes no ano de 2024. A Profa. Sueli esclareceu que tal alocação é feita a partir de uma planilha de dimensionamento, que possibilita o conhecimento da proporção da FALE em relação às demais Unidades da UFMG. Segundo apurado, a FALE reduziu sua dimensão ideal de 147,8 docentes em 2023 para 144 em 2024. Assim, segundo o coeficiente apurado na planilha, a Faculdade de Letras teria, aproximadamente, quatro (3,62) docentes acima do necessário. Por este motivo, a Unidade perdeu a vaga do Prof. Marcus Vinícius e provavelmente perderá outras vagas de aposentadorias julgadas neste ano. Conforme já discutido na reunião com os coordenadores de área, realizada no dia 19/08, a solução do problema requer o envolvimento de toda a comunidade acadêmica, no sentido de traçar estratégias para melhorar a dimensão ideal da FALE. Segundo os dados, dois pontos cruciais para o aumento da dimensão ideal da Unidade seriam o aumento da oferta de disciplinas de Formação Transversal e o aumento da carga horária didática dos docentes. De acordo com a planilha, a média da carga didática das demais Unidades é de 11h/a, sendo que a da FALE é de 8h/a. Outra ação importante é a atualização dos dados do Sistema de Extensão (SIEX). A Profa. Sueli, juntamente com a Profa. Daniela Akie Hirakawa, pediu atenção aos membros da Congregação neste ponto, informando que a equipe do Cenex oferece apoio para esclarecimentos de qualquer dúvida a respeito do sistema Sistema de Extensão (SIEX). E) Proposta de Implantação de Processo Seletivo de Avaliação Seriada na UFMG: a Profa. Sueli informou que, desde o ano passado, está se discutindo na UFMG, inclusive em audiências públicas, a adoção de um processo seletivo adicional para o ingresso na Universidade, que, desde 2014, se restringe ao SISU/ENEM. A proposta de implementação do processo, denominado Processo Seletivo de Avaliação Seriada, já foi discutida pelo CEPE e pautada no Conselho Universitário, que deliberou pelo encaminhamento do assunto para manifestação das Congregações. A Profa. Sueli esclareceu que o material relativo à proposta foi encaminhado, via e-mail, a todos os docentes da FALE, no dia 26/08, e será objeto de deliberação na próxima reunião da Congregação, agendada para o dia 25/10. Para subsidiar a manifestação da Unidade, a ser encaminhada à PROGRAD, cada área deverá enviar para a Diretoria, até o dia 18/10, seu posicionamento acerca do tema. F) Nova Presidência da AIL (Associação Internacional dos Lusitanistas): foi comunicado que, no dia 27/07, a Profa. Sabrina Sedlmayer Pinto tomou posse como presidente da Associação Internacional dos Lusitanistas (AIL), sendo a segunda brasileira a coordenar a Associação. Marcada anteriormente por administrações europeias, a AIL gerencia uma plataforma de divulgação potente, um periódico bem avaliado (Veredas) e conta com o apoio de três arrojadas instituições portuguesas: a Imprensa Nacional Casa da Moeda, o Instituto Camões e a Fundação Calouste Gulbenkian. A Profa. Sueli parabenizou a Profa. Sabrina, que representa a Faculdade de Letras da UFMG nesta importante Associação. G) Emenda Parlamentar: A Profa. Sueli informou que a Reitora destinou o recurso de uma Emenda Parlamentar recebida do Senador Rodrigo Pacheco, no valor de R$ 2.545.454,00, para a construção do prédio do Acervo dos Escritores Mineiros. A Faculdade de Letras foi contemplada com esse recurso por ser a Unidade em condições de recebê-lo, já que possui um PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) implantado para obras e os projetos de execução já aprovados. Contudo, em razão do contingenciamento de recursos de emendas, conforme noticiado pela mídia, é necessário aguardar a liberação para recebê-lo. Considerando que a FALE já possui recurso para iniciar a obra, nesta semana a equipe da Fundep visitará a Unidade, para dar início ao canteiro de obra, o que representa uma grande conquista para todos. A Profa. Sueli informou ainda que na data de hoje, 23/08, às 15h30min, a UFMG prestará uma homenagem ao senador Rodrigo Pacheco que, em 2023, repassou 11 milhões de reais, como recurso para a UFMG. Por este motivo, a Profa. Sueli pediu licença para se ausentar da reunião, que passará a ser presidida pelo Vice-diretor, Prof. Georg Otte, para comparecimento ao evento, a pedido da Reitora, para fins de apresentação do projeto do Acervo ao senador Rodrigo Pacheco. 2) Câmara de Pesquisa: A) Semana de Iniciação Científica e SEvFALE: a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder, informou que a Semana de Iniciação Científica, agendada para o período de 08 a 10 de outubro, prevista inicialmente na modalidade online, foi mantida na modalidade presencial, a pedido dos docentes da FALE. O Prof. Guilherme Lourenço solicitou a alteração do horário de realização das atividades para o turno noturno, em razão da indisponibilidade de participação dos alunos do noturno, por motivos de trabalho. A Profa. Ulrike informou que irá avaliar com a comissão responsável pela realização do evento, a possibilidade de alteração das atividades previstas para o turno vespertino para o turno noturno. Com relação à SEvFALE, foi informado que o evento será realizado no período de 04 a 06/11/2024, em razão do ajuste no calendário acadêmico, devido ao movimento grevista. III – REFERENDAMENTOS: 1) Diretoria: A) Solicitação de autorização para realização de atividade remunerada: foi apresentada a solicitação encaminhada pelo César Nardelli Cambraia, para ministrar conferência de abertura do XXVII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, a ser realizado no período de 28 a 30 de agosto de 2024, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, aprovada ad referendum da Congregação, com a carga horária de 90 minutos. B) Cooperação Internacional - Profs. Leandro Diniz e Ana Larissa Adorno Marciotto: foram apresentados os termos de Cooperação Internacional, aprovados ad referendum da Congregação, dos seguintes Professores: i) Ana Larissa Marciotto, contemplada com Bolsa Cátedra Brasil da Universidade de Münster, na Alemanha, Edital Capes 29/2023, tendo sua estadia prevista para o período de 02/03/2025 a 31/01/2026; ii) Leandro Diniz, contemplado com Bolsa de Pesquisador Sênior do Programa CAPES/Humboldt, para realizar cooperação técnica com a Universidade de Hamburgo, no período de 01 de maio de 2025 a 28 de fevereiro de 2027. Trata-se, nos dois casos, de intercâmbio acadêmico de altíssimo nível, fundamental para a internacionalização da Faculdade de Letras. Os referendamentos apresentados pela Diretoria foram aprovados pela Congregação. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Progressão Docente: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, apresentou os pareceres favoráveis à Progressão Docente dos seguintes Professores: i) Mayara Nicolau de Paula, de Adjunto II para III, elaborado pela Profa. Helcira Maria Rodrigues de Lima; ii) Davidson de Oliveira Diniz, de Adjunto A - I para II, elaborado pelo Prof. Landulfo Teixeira Paradela Cunha. B) Afastamentos Docente: foram apresentados os pedidos de afastamentos docentes, aprovados ad referendum da Congregação, conforme a seguir: i) Adriana Silvina Pagano, no período de 01/10/2024 a 30/09/2025, para realização de estágio pós-doutorado, na Universidade de Torino; ii) Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, no período de 02/03/2025 a 31/01/2026, para realização de Cooperação Internacional, na Universidade de Münster, na Alemanha; iii) Fábio Bonfim Duarte, no período de 31/10/2024 a 30/04/2025, para realização de estágio pós-doutoral, na Universidade Federal de Minas Gerais; iii) Henrique Rodrigues Leroy, no período de 10/08/2024 a 09/08/2025, para realização de estágio pós- doutorado, na Universidade Federal da Bahia; iv) Leandro Rodrigues Alves Diniz, no período de 21/07/2024 a 07/08/2024, para realização de treinamento, na Academia Internacional de Capacitação em Chinês, em Pequim/China; v) Marcos Antônio Alexandre, no período de 01/08/2024 a 28/02/2025, para realização de estágio pós-doutorado, na Universidade Federal de Pernambuco; vi) Rui Rothe-Neves, no período de 19/10/2024 a 07/11/2024, para realização de Cooperação Internacional, na McMaster University. A Congregação se manifestou favorável aos referendamentos apresentados pela Câmara de Recursos Humanos. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A) Solicitação de autorização para realização de atividade remunerada: foi apresentada a solicitação encaminhada pela Profa. Maria Carolina Junqueira Fenati, para participação em Projetos da Prefeitura de Belo Horizonte, intitulados “Materna” e “Elas escrevem”, com carga horária de 08 horas mensais. A Congregação se manifestou favorável à concessão de autorização à Profa. Carolina Fenati, conforme previsto na Lei 12.772/2012, bem como na RESOLUÇÃO FALE Nº. 02/2023, de 14 de abril de 2023. B) Inclusão de pauta: O Prof. Georg Otte solicitou autorização da Congregação para inclusão de pauta, referente ao pedido de alteração do período de afastamento para pós-doutorado, encaminhado pela Profa. Adriana Pagano, de 01/10/2024 a 31/09/2025, para 01/11/2024 a 31/10/2025, pelos seguintes motivos: i) a aprovação pela CAPES, no escopo do Programa Capes Print-UFMG, de uma missão de professor visitante estrangeiro solicitada pela Profa. Adriana em 2023 e confirmada em 16/08/2024. O Dr. Maciej Eder (Pedagogical University of Krakow) será recebido pela Profa. Adriana, na qualidade de coordenadora da missão, no período de 16/10/204 a 30/10/2024; ii) a concessão à Profa. Adriana de seis meses de bolsa de pós-doutoramento pela FAPEMIG com data inicial de implementação de 01/11/2024; iii) a submissão pela Profa. Adriana de projeto de pesquisa à Chamada Pública MCTI/CNPq nº 16/2024 - Apoio a Projetos Internacionais de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação, com solicitação de seis meses de bolsa de pós-doutoramento, com previsão de divulgação de resultados para 30/10/2024. Após a apreciação da demanda, a Congregação se manifestou favorável à alteração do período de afastamento, conforme solicitado pela Profa. Adriana Pagano. 2 ) Câmara de Pesquisa: A) Alteração de coordenação de grupo de pesquisa: a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder, apresentou a solicitação de alteração da coordenação do grupo de pesquisa intitulado “Núcleo de Estudos em Letras e Artes Perfomáticas (NELAP)”, liderado Prof. Paulo Bio Toledo, para a Profa. Laureny Aparecida Lourenço da Silva, considerando que o atual líder encontra-se em processo de desligamento da UFMG. A Congregação se manifestou favorável à alteração solicitada. 3) Câmara de Ensino: A) Oferta de disciplinas 2024/2: foram apresentadas e aprovadas as ofertas de atividades dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação da Faculdade de Letras, para o segundo semestre de 2024. O Prof. Georg agradeceu à servidora Carla pela colaboração no processo de alocação dos encargos docentes. Nada mais havendo a tratar, o Prof. Georg Otte agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla Anunciata França de Lacerda, Secretária Geral da Faculdade de Letras, lavrei a presente ata, que assino juntamente com os demais membros presentes à reunião.

 

Documento assinado eletronicamente por Carla Anunciata Franca de Lacerda, Secretário(a), em 31/10/2024, às 15:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Andre Vinicius Lopes Coneglian, Professor do Magistério Superior, em 31/10/2024, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha, Professor do Magistério Superior, em 31/10/2024, às 15:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Valeria Sabrina Pereira, Professora do Magistério Superior, em 31/10/2024, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Constantino Luz de Medeiros, Professor do Magistério Superior, em 31/10/2024, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Marcelo Rondinelli, Professor do Magistério Superior, em 31/10/2024, às 16:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Magistério Superior, em 31/10/2024, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Heloisa Maria Moraes Moreira Penna, Professora do Magistério Superior, em 31/10/2024, às 16:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Climene Fernandes Brito Arruda, Professora do Magistério Superior, em 31/10/2024, às 16:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Luciana de Oliveira Silva, Professora do Magistério Superior, em 31/10/2024, às 16:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Daniela Akie Hirakawa, Coordenador(a), em 31/10/2024, às 16:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Guilherme Lourenco de Souza, Coordenador(a) de curso, em 31/10/2024, às 17:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Mirian Marlene de Rezende Bergo, Auxiliar em Administração, em 31/10/2024, às 17:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Ulrike Agathe Schroder, Professora do Magistério Superior, em 31/10/2024, às 18:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Leina Claudia Viana Jucá, Coordenador(a), em 31/10/2024, às 18:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Adalberto Neves Werneck, Técnico em Assuntos Educacionais, em 01/11/2024, às 01:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Adriane Teresinha Sartori, Professora do Magistério Superior, em 01/11/2024, às 06:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Andreza Cristiane Reis de Miranda, Assistente em Administração., em 01/11/2024, às 08:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Georg Otte, Vice diretor(a), em 01/11/2024, às 09:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Sueli Maria Coelho, Diretor(a) de unidade, em 01/11/2024, às 10:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Fabio Alves da Silva Junior, Coordenador(a) de curso de pós-graduação, em 01/11/2024, às 10:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Romulo Monte Alto, Coordenador(a) de curso de pós-graduação, em 01/11/2024, às 10:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Eduardo Tadeu Roque Amaral, Subcoordenador(a), em 01/11/2024, às 11:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Thiago Cesar Viana Lopes Saltarelli, Professor do Magistério Superior, em 01/11/2024, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Giulia Bossaglia, Professora do Magistério Superior, em 02/11/2024, às 11:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Andrea Machado de Almeida Mattos, Professora do Magistério Superior, em 02/11/2024, às 19:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandao, Professor do Magistério Superior, em 05/11/2024, às 09:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Elisa Maria Amorim Vieira, Professora do Magistério Superior, em 05/11/2024, às 10:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes, Professora do Magistério Superior, em 06/11/2024, às 16:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Raniere Alislan Almeida Cordeiro, Professor do Magistério Superior, em 06/11/2024, às 23:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Wander Emediato de Souza, Professor do Magistério Superior, em 08/11/2024, às 11:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://sei.ufmg.br/sei/controlador_externo.php? acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3690836 e o código CRC DCB2CC65.

 

 


 



FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO