Ata da ducentésima nonagésima oitava reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 22 de março de 2024, às 14:00 horas, no auditório Graciela Ravetti, mediante convocação prévia, sob a presidência da Diretora desta unidade, Profa. Sueli Maria Coelho, com a participação dos seguintes membros: o Vice-diretor e Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte; a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder; a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna; o Subcoordenador do Centro de Extensão, Prof. Ronaldo Corrêa Gomes Júnior; a Subcoordenadora do Colegiado de Graduação, Profa. Laureny Aparecida Lourenço da Silva; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Rômulo Monte Alto; o representante decano do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Leonardo Antônio Soares; o Subcoordenador do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Prof. Jairo Venício Carvalhais de Oliveira; o Coordenador do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Prof. Guilherme Lourenço de Souza; os seguintes representantes docentes: Prof. Maurício Sartori Resende, Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Prof. Wander Emediato de Souza, Profa. Elisa Maria Amorim Vieira, Prof. Constantino Luz de Medeiros, Prof. Marcelo Rondinelli, Profa. Luciana de Oliveira Silva, Profa. Climene Fernandes Brito Arruda, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, Profa. Bárbara Neves Salviano de Paula, Prof. Magnun Rochel Madruga, Profa. Valéria Sabrina Pereira, Prof. Olimar Flores Júnior, Prof. André Vinícius Lopes Coneglian, Profa. Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães; as seguintes representantes dos servidores técnico- administrativos em Educação: Sandra Rinco Dutra e Mirian Marlene de Rezende Bergo; e o representante discente João Pedro Silva Cristino. Os representantes dos servidores técnico-administrativos em Educação, Vando Jerônimo da Costa e Adalberto Neves Werneck, justificaram ausência na referida reunião. As tradutoras e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, Mariana Tupynambá e Ivana Chaves, foram dispensadas da reunião, em razão da ausência do docente Raniere Alislan Almeida Cordeiro. I – EXPEDIENTE: A) Ata da 297ª reunião da Congregação, realizada no dia 15 de dezembro de 2024: foi apreciada e aprovada a ata da ducentésima nonagésima sétima reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada no dia 15 de dezembro de 2024, com abstenção da Profa. Elisa Amorim. II – COMUNICAÇÕES: 1) Diretoria: A) Nova Coordenação do Poslin: foi comunicado que, a partir do dia 1º de abril, os Professores Fábio Alves da Silva Júnior e Eduardo Tadeu Roque Amaral substituirão as Professoras Márcia Cançado e Luana Amaral na coordenação do POSLIN. A Profa. Sueli agradeceu às Professoras Márcia e Luana pelo trabalho realizado à frente do Programa e desejou sucesso aos novos coordenadores. B) Aprovação de Projeto IEAT (Prof. Tommaso Raso): foi comunicada a aprovação do projeto “A compilação do corpus C-ORALESQ e o estudo da fala, dos gestos e das expressões faciais de pacientes com esquizofrenia: extração de medidas relevantes”, de autoria do prof. Tommaso Raso, apresentado ao Programa Professor Residente – Chamada 2023. A Profa. Sueli parabenizou o Prof. Tommaso pelo mérito do projeto selecionado. C) Assinatura e publicação das atas dos órgãos colegiados: foi apresentado o OFÍCIO CIRCULAR Nº 1/2024/GAB-REI-UFMG, encaminhado pelo Gabinete da Reitora em 11/01/2024, informando que o relatório preliminar da Controladoria Geral da União identificou o não-cumprimento do Regimento Geral da Universidade no que diz respeito ao fato de que as atas de todos os órgãos colegiados, uma vez aprovadas, precisam ser disponibilizadas publicamente com a assinatura de todos os presentes na reunião de aprovação. Desse modo, a partir de agora, assim que a ata da Congregação for aprovada, a secretária irá disponibilizá-la em bloco de assinatura no sistema SEI, e enviar uma solicitação de assinatura para todos os presentes. A Profa. Sueli solicitou que os membros da Congregação sejam ágeis na assinatura do documento, para que a ata seja disponibilizada o mais breve possível, conforme exigido. D) Resolução 007/2023 - Normatização dos turnos de funcionamento dos cursos presenciais de graduação ofertados pela UFMG: foi comunicada a aprovação da Resolução 007/2023 pelo CEPE (CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO), que normatiza os turnos de funcionamento dos cursos presenciais de graduação ofertados pela Universidade. E) Prestação de contas de atividades remuneradas (Profs. Henrique Leroy e Wander Emediato): foram apresentadas as prestações de contas encaminhadas pelos Professores Henrique Leroy e Wander Emediato, considerando as autorizações concedidas para exercerem atividades remuneradas, conforme previsto na Resolução 13/2022 do Conselho Universitário e estabelecido na Resolução FALE 02/2023. F) Cronograma preliminar das reuniões da Congregação no primeiro semestre de 2024: foi apresentado o cronograma de realização das reuniões da Congregação, para o primeiro semestre de 2024, conforme a seguir: 22/03, 26/04, 24/05 e 28/06/2024. G) Melhoria de infra-estrutura da FALE: A Profa. Sueli comunicou que durante o período de férias escolares foram feitas algumas melhorias de infra-estrutura na FALE, conforme a seguir: instalação de novos datashows em todas as salas de aula; disponibilização de um espaço para os estudantes de pós-graduação, onde ficarão também os monitores de graduação, em atendimento a uma antiga demanda dos Coordenadores; adaptação da antiga sala dos monitores no terceiro andar para sala de aula; utilização da sala do Instituto Confúcio no terceiro andar para abrigo provisório da adminsitração do Acervo de Escritores Mineiros. Em compensação, o Instituto Confúcio ficou com mais uma sala no terceiro andar, formando, assim, um único espaço, que será transformado em sala de reuniões, equipada com recursos multimídia, permitindo videoconferências, o que também atenderá às necessidades da FALE. Após a conclusão da obra do Acervo, a antiga sala do Instituto Confúcio será adaptada para a criação de um espaço de convivência dos servidores TAES, em atendimento a uma demanda antiga da categoria. A Profa. Sueli agradeceu à Profa. Míriam Mansur por ter colaborado com as mudanças que envolvem o Instituto Confúcio. H) Aprovação do Projeto PARFOR Equidade: Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos (Edital CAPES 23/2023): foi comunicada a aprovação da proposta do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Bilíngue para Surdos, encaminhado no âmbito do Edital Capes 23/2023. A Profa. Sueli parabenizou a equipe do Curso de Letras-Libras, especialmente à profa. Josiane, que está à frente do Projeto. I) Nova gestão do setor de periódicos: foi comunicado que, a partir do dia 1º de abril, o Setor de Periódicos da FALE terá uma gestão integrada. A profa. Maria Carolina Junqueira Fenati, recém-empossada na Área de Edição, irá assumir a gestão do órgão, tendo como vice-gestora a profa. Sônia Queiroz, docentes referências “de peso” na área de Edição e Gestão Editorial. A Profa. Sueli agradeceu à profa. Sônia Queiroz, que esteve à frente do Setor até que a Professora Maria Carolina pudesse ser empossada. J) Processos de contratações docentes: a Profa. Sueli informou que durante o mês de janeiro a Faculdade de Letras recebeu inúmeras demandas relativas aos processos de contratação de Professores efetivos e substitutos. Foi esclarecido que não faltou diligência da Unidade para agilizar os processos, mas que, além da mudança de legislação, que obrigou a secretaria a refazer várias atas para incluir informações antes não exigidas, o DRH está com acúmulo de processos. Tal acúmulo se justifica em razão do Edital unificado, exigido pelo Ministério Público, com concessão de 108 vagas para contratação de Professores efetivos. Os Processos para contratação de Professores substitutos também ficaram atrasados em razão da prioridade de contratação dos Professores efetivos. A Profa. Sueli solicitou a colaboração dos docentes das áreas que se encontram com contratações pendentes, para que os alunos não fiquem prejudicados. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Entrada em exercício de novos docentes: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, comunicou a entrada dos novos docentes, conforme a seguir: Leonardo Neves Correa e Vitor Cordeiro Costa, área de Língua Inglesa; Maria Carolina Junqueira Fenati, área de Edição. B) Exoneração de servidor TAE: foi comunicada a exoneração da servidora TAE Maristane Magalhães da Silva, lotada no Colegiado de Graduação, a pedido da servidora, por motivos pessoais. III – REFERENDAMENTOS: 1) Diretoria: A) Reoferecimento do Curso online de aperfeiçoamento em Educação Bilingue: Percursos Teóricos e Práticos - AEB – UFMG: foi apresentada a solicitação de reoferecimento do Curso online de aperfeiçoamento em Educação Bilingue: Percursos Teóricos e Práticos- AEB – UFMG, Coordenado pela Profa. Climene Arruda, aprovada ad referendum da Congregação. B) Reoferecimento do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos – 2025 e 2026: foi apresentada a solicitação de reoferecimento do Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos – 2025 e 2026, Coordenado pelo Prof. Luiz Francisco Dias, aprovada ad referendum da Congregação. C) Anuência para realização de estágio de Professor Visitante no exterior (Prof. Daniel Bonomo): foi apresentada a anuência concedida ad referendum da Congregação ao prof. Daniel Bonomo, para atuar como Prof. visitante na Universidade Humboldt de Berlim, no período de 1º de abril a 31 de julho de 2024. D) Oferta de disciplinas via DRI: foram apresentadas as anuências concedidas à DRI, para criação de disciplinas com cargas horárias distintas, cujo objetivo é viabilizar a matrícula de alunos estrangeiros em atividades extras na Universidade. Considerando-se que a Faculdade de Letras é responsável pela oferta de Línguas Estrangeiras, foi solicitada a anuência da Unidade, sendo esclarecido que a oferta de tais disciplinas não ficará sob a responsabilidade de nenhum docente da FALE, tampouco a matrícula será realizada pelo Colegiado de Graduação. Contudo, em razão da concessão da anuência, a carga didática das disciplinas ofertadas será computada na planilha da FALE. E) Projetos PIPA (Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade): foram apresentadas as aprovações ad referendum da Congregação de três propostas submetidas ao Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA), conforme a seguir: (i) elaboração de material didático para o ensino de Português para surdos no curso Letras-Libras (coordenado pela profa. Giselli Mara); (ii) Ofcina de Língua Portuguesa (coordenado pela profa. Luana Amaral); (iii) Mãos Literárias-Websites e Material Didáticos (coordenada pela profa. Michelle Murta). F) Credenciamento em Programa de Pós-graduação (Prof. Ricardo de Souza): foi apresentada a aprovação ad referendum da Congregação para atuação do Prof. Ricardo Augusto de Souza junto ao Programa de Pós-graduação em Psicologia da FAFICH, área de concentração Estudos Psicanalíticos, sem prejuízos de suas atribuições e encargos na FALE. G) Reclassificação dos candidatos aprovados no Concurso para Professor Adjunto A, área de Língua Portuguesa: Morfologia e Sintaxe: A Profa. Sueli comunicou que, ao conferir, para fins de homologação, o resultado final do Concurso para Professor Adjunto A, área de Língua Portuguesa: Morfologia e Sintaxe a Presidente da CPPD, Profa. Ana Lydia de Castro e Silva, identificou um equívoco de interpretação na Resolução que dispõe sobre o modo de classificar os candidatos. Isso promoveu uma alteração na ordem dos candidatos aprovados, mais especificamente a partir do segundo lugar. Os candidatos foram notificados imediatamente, com detalhamento dos critérios para a nova classificação e orientações sobre o prazo de 10 dias para recorrer do novo resultado. Todos os candidatos manifestaram ciência da nova classificação, sem nenhum questionamento. Considerando-se que o resultado precisa ser aprovado pela Congregação e não houve alteração de nota, senão de classificação, para dar prosseguimento ao processo, a Diretoria foi autorizada a referendar esse resultado na primeira Congregação do ano e incluir no processo. Nesse ínterim, o candidato aprovado em primeiro lugar entrou em contato com a Direção, formalizando sua desistência da vaga, por ter sido aprovado e empossado em concurso na USP. O candidato reclassificado irá assumir a vaga em breve. H) Recebimento de acervo da Profa. Ângela Vaz Leão: foi apresentado o Termo de doação da biblioteca da Profa. Ângela Vaz Leão à Faculdade de Letras, com todas as obras raras, assinado em 21/02/2024 pelos herdeiros, mediante procuração. A doação foi mediada pela sua filha, Profa. Beatriz Vaz Leão, e pela Profa. Sônia Queiroz. I) Aprovação do projeto de extensão intitulado “Ecobiblioteca”, proposto no Edital PROEX nº 05/2024: foi apresentada a aprovação ad referendum da Congregação, para submissão do Projeto de Extensão intitulado “Ecobiblioteca”, coordenado pela Profa. Elisa Amorim, no âmbito do Edital PROEX nº 05/2024 com vistas à aquisição de material de consumo e permanente para o Projeto, com sede no segundo andar da FALE. Os referendamentos apresentados pela Diretoria foram aprovados pela Congregação. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Progressão Docente: foram apresentados os pareceres favoráveis à Progressão Docente dos seguintes Professores: i) Anelise Scotti Scherer, de Adjunto I para II, elaborado pela Profa. Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes; ii) Daniel Reizinger Bonomo, de Adjunto I para II, elaborado pela Profa. Anna Palma; iii) Erika Amâncio Caetano, Adjunto I para II, elaborado pela Profa. Climene Fernandes Brito Arruda; iv) Henrique Rodrigues Leroy, de Adjunto I para II, elaborado pelo Prof. Aroldo Leal de Andrade; v) Larissa de Souza Arruda, de Adjunto I para II, elaborado pela Profa. Deise Prina Dutra; vi) Leonardo Antônio Soares, de Adjunto I para II, elaborado pelo Prof. Constantino Luz de Medeiros; vii) Magnun Rochel Madruga, de Adjunto I para II, elaborado pela Profa. Carla Viana Coscarelli; viii) Mara Passos Guimarães, de Adjunto I para II, elaborado pela Profa. Elisa Maria Amorim Vieira; ix) Michelle Andréa Murta, de Adjunto I para II, elaborado pelo Prof. Elcio Loureiro Cornelsen; x) Raniere Alislan Almeida Cordeiro, de Adjunto A I para II, elaborado pelo Prof. Daniel Reizinger Bonomo. B) Resultados dos processos seletivos para Professores Substitutos: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, apresentou os resultados dos processos seletivos para Professores Substitutos, conforme a seguir: i) Língua Francesa e Lit. de Expressão Francesa: comissão examinadora composta pelas Profas. Lia Araújo Miranda de Lima (Presidente), Larissa de Souza Arruda e Daniela Akie Hirakawa. Candidatas aprovadas: Leticia Campos de Resende (1º. lugar) e Maria Clara Ferreira Guimarães Menezes (2º. lugar); ii) Linguística: Fonética e Fonologia: comissão examinadora composta pelos Profs. Luciana Lucente (Presidente), Magnun Rochel Madruga e Guilherme Lourenço de Souza. Candidatos aprovados: Matheus Freitas Gomes (1º. lugar) e Victor Hugo Medina Soares (2º. lugar); iii) Língua e Lit. Alemã: comissão examinadora composta pelos Profs. Volker Karl Jaeckel (Presidente), Ulrike Agathe Schöder e Sarah Jacobs. Candidatos aprovados: Raquel Garcia D’Avila Menezes (1º. lugar), Marina Sundfel Pereira (2º. lugar), Alice Fátima Fonseca do Vale (3º. lugar) e Luiz Henrique Ernesto Coelho (4º. lugar); Linguística do Texto e do Discurso e Língua Portuguesa: comissão examinadora composta pelos Profs. Helcira Maria Rodrigues de Lima (Presidente), Mayara Nicolau de Paula e Renan Belmonte Mazzola. Candidatos aprovados: Karla Alves de Araújo França Castanheira (1º. lugar), Graciele Martins Lourenço (2º. lugar), Alcione Aparecida Roque Reis (3º. lugar), Silvane Aparecida Gomes (4º. lugar) e Bruno Caetano Felipe da Silva (5º. lugar). C) Aproveitamento de candidato(a) excedente em Concurso para Professor Substituto: foi apresentada a aprovação ad referendum da Congregação para aproveitamento da candidata Andressa Marcião, aprovada em terceiro lugar no processo seletivo para Professor Substituto da área de Linguística Aplicada ao Ensino: Português, conforme orientado pela PRORH. Os referendamentos da Câmara de Recursos Humanos foram aprovados pela Congregação. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Câmara de Pesquisa: A) Criação de Grupos/Núcleos de Pesquisa: a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder, apresentou as seguintes propostas de criação de grupos/núcleos de pesquisa: i) grupo CNPq intitulado Grupo de Pesquisa em Poesia Portuguesa Moderna e Contemporânea, coordenado pela Profa. Silvana Maria Pessôa de Oliveira; ii) grupo CNPq intitulado Núcleo de Estudos Antigos e Medievais – NEAM, coordenado pelo Prof. Bernardo Lins Brandão. As propostas de criação dos grupos/núcleos de pesquisa foram aprovadas pela Congregação. 2) Diretoria: A) Resultado das eleições para representantes docentes junto à Congregação e distribuição dos membros pelas câmaras: foi apresentado o resultado das eleições para representantes docentes junto à Congregação, previstas no Edital FALE 020/2024, conforme a seguir: i) chapa 01: Profs. Evandro Landulfo (titular) e Magnun Rochel (suplente) – 57 votos favoráveis; ii) chapa 02: Profs. Valéria Pereira (titular) e Sérgio Alcides (suplente) – 58 votos favoráveis; iii) chapa 03: Profs. Olimar Flores (titular) e Bernardo Guadalupe (suplente) – 52 votos favoráveis; iv) chapa 04: Profs. André Coneglian (titular) e Deise Prina Dutra (suplente) – 54 votos favoráveis; chapa 05: Profs. Daniela Mara Oliveira (titular) e Aderlande Pereira (suplente) – 57 votos favoráveis. Considerando o total de votos recebidos pelas chapas, os novos representantes foram assim distribuídos pelas Câmaras: i) Câmara de Ensino: Profs. Valéria Pereira (titular) e Sérgio Alcides (suplente); ii) Câmara de Pesquisa: Profs. Evandro Landulfo (titular) e Magnun Rochel (suplente), Daniela Mara Oliveira (titular) e Aderlande Pereira (suplente); iii) Câmara de Recursos Humanos: Profs. Olimar Flores (titular) e Bernardo Guadalupe (suplente), André Coneglian (titular) e Deise Prina Dutra (suplente). B) Homenagem à Profa. Ângela Vaz Leão: A Profa. Sueli apresentou a proposta de condecoração à Profa. Ângela Vaz Leão com registro de seu nome no Centro de Memórias da Faculdade de Letras, em agradecimento pela sua dedicação à FALE. A Congregação manifestou-se favorável à proposta de nomeação do Centro de Memórias como Centro de Memórias Ângela Vaz Leão, deliberando pela solenidade de nomeação do espaço no ato do lançamento da edição bilíngue das 427 Cantigas de Santa Maria, cancioneiro medieval atribuído a Afonso X, objeto de pesquisa constante de Dona Ângela. C) Reoferecimento do Curso de Especialização em Linguagem Jurídica – 2025 e 2026: foi apresentada a solicitação de reoferecimento do Curso de Especialização em Linguagem Jurídica, coordenado pela Profa. Ana Larissa Adorno Marciotto, para o biênio 2024-2025. A Congregação se manifestou favorável à solicitação. D) Solicitação de autorização para alteração do turno de funcionamento do Curso de Aquacultura: foi apresentada a solicitação de autorização para alteração do turno de funcionamento do Curso de Aquacultura, de noturno para diurno e vespertino, conforme previsto na Resolução 007/2023 pelo CEPE (CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO). A solicitação se justifica em razão da FALE ofertar, para o referido Curso, a disciplina Oficina de Textos em Língua Portuguesa. Considerando que a oferta da referida disciplina é online, a Congregação se manifestou favorável à referida solicitação. E) Solicitação de autorização para realização de atividade remunerada: foram apresentadas as seguintes solicitações de autorização para realização de atividades remuneradas, conforme previsto na Lei 12.772/2012, bem como na RESOLUÇÃO FALE No. 02/2023, de 14 de abril de 2023: i) Profa. Miriam Mansur: elaboração da prova do Concurso Vestibular do segundo semestre/2024, disciplina inglês, da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais; ii) Prof. Wander Emediato de Souza: oferta do Curso de Retórica e Argumentação, na Associação dos Magistrados de Minas Gerais. A
Congregação se manifestou favorável à concessão das autorizações para realização de atividades remuneradas. 3) Câmara de Ensino: A) Solicitação de anuência encaminhada pelo Colegiado de Graduação do Curso de Filosofia: O Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte, apresentou as solicitações de anuências encaminhadas pelo Colegiado de Graduação do Curso de Filosofia, para as disciplinas Fundamentos de Literatura Grega e Fundamentos de Libras, em razão da reforma curricular do referido Curso. A Congregação deliberou pela concessão de anuência para a disciplina Fundamentos de Literatura Grega, considerando a concordância dos docentes da área de Língua e Literatura Grega, bem como para a disciplina Fundamentos de Libras para o Curso de Licenciatura, em razão da obrigatoriedade de oferta da referida disciplina para todos os Cursos de Licenciatura da Universidade. Para o curso de bacharelado, a Congregação deliberou que a disciplina Fundamentos de Libras será ofertada como formação livre, quando as poucas vagas remanescentes dos cursos de licenciatura são disponibilizadas para o grande público. B) Designação de Comissão para elaboração da proposta para criação de nova área (Estudos Africanos): foi apresentada a proposta de criação de uma comissão responsável pela análise da viabilidade de criação de uma área dedicada aos Estudos Africanos (nome provisório). A comissão será composta pelos Professores Roberta Guimarães Franco Faria de Assis (Presidente), Henrique Rodrigues Leroy, Fábio Bonfm Duarte, Mayara Nicolau de Paula, e pelos discentes Júlia Alves de Amorim Soares e Kelvin Jorge. Todos os indicados foram consultados e se manifestaram favoráveis à referida composição. A proposta de designação da comissão foi aprovada pela Congregação, com abstenção do Prof. Rômulo Monte Alto. C) Solicitação de afastamento docente para pós-doc: foi apresentada a solicitação de afastamento para a realização de estágio pós-doutoral, encaminhada pelo Prof. Marcel de Lima Santos, no período de 01/02/2025 até 31/12/2025, junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Congregação se manifestou favorável ao afastamento do Prof. Marcel. D) Solicitação de concentração de encargos didáticos: foi apresentada a solicitação da Profa. Ana Cristina Fricke Matte, para concentração de seus encargos didáticos na graduação, referente ao ano de 2024, no primeiro semestre, permanecendo o segundo semestre para desenvolvimento de atividades de pesquisa e aulas na pós-graduação, por motivos de saúde. A Congregação se manifestou favorável à solicitação da Profa. Ana Cristina. 4) Câmara de Extensão: A) Aprovação de novo Regimento do CENEX/FALE: foi apreciada e aprovada a proposta de alteração do Regimento do CENEX/FALE, referente à composição do Colegiado, elaborada pela Comissão composta pelos Profs. Ronaldo Corrêa Gomes Junior (Presidente), Magnun Rochel, Guilherme Lourenço, Marisa Mendonça, pelo servidor TAE Alex Anastácio, e pela discente Clara de Assis Pereira, conforme a seguir: i) Art. 2o - DE: O órgão colegiado CENEX deverá ser composto por: Coordenador, Subcoordenador, 04 (quatro) representantes docentes, 01 (um) representante dos servidores técnico-administrativos em educação, em exercício na Unidade, eleitos por seus pares, nos termos do Estatuto e do Regimento Geral da UFMG, 02 (dois) representantes discentes, na forma prevista no Estatuto e no Regimento Geral da UFMG. PARA: Art. 2o O órgão colegiado CENEX deverá ser composto por: Coordenador, Subcoordenador, 06 (seis) representantes docentes, 01 (um) representante dos servidores técnico-administrativos em educação, em exercício na Unidade, eleitos por seus pares, nos termos do Estatuto e do Regimento Geral da UFMG, 02 (dois) representantes discentes, na forma prevista no Estatuto e no Regimento Geral da UFMG; ii) § 1o - DE: O Coordenador e o Subcoordenador serão docentes em exercício na FALE, eleitos pelos membros do CENEX, por maioria absoluta de votos, para cumprimento de mandatos desvinculados de 2 (dois) anos, permitida a recondução. PARA: § 1o O Coordenador e o Subcoordenador serão docentes em exercício na FALE, eleitos pelo órgão, por maioria absoluta de votos, para cumprimento de mandatos desvinculados de 2 (dois) anos, permitida a recondução. § 2o O órgão colegiado CENEX regulamentará o processo de consulta à comunidade para escolha do(a) Coordenador(a) e do(a) Subcoordenador, o qual precederá a eleição, de acordo com a legislação em vigor. 5) Câmara de Recursos Humanos: A) Designação de Supervisão de Estágio Probatório: A Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, apresentou a proposta de designação das supervisões de estágio probatório, conforme a seguir: i) Edição: Profa. Emília Mendes para a Profa. Maria Carolina Junqueira Fenati; ii) Língua Inglesa: Profa. Heliana Melo para o Prof. Leonardo Neves Correira, e Profa. Deise Prina para o Prof. Vitor Cordeiro Costa; iii) Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa: Profa. Andréa Matos para Profa. Isadora Teixeira Moraes. Nada mais havendo a tratar, a Profa. Sueli Coelho agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla Anunciata França de Lacerda, Secretária Geral da Faculdade de Letras, lavrei a presente ata, que assino juntamente com os demais membros presentes à reunião.
Documento assinado eletronicamente por Carla Anunciata Franca de Lacerda, Secretário(a), em 29/04/2024, às 10:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Constantino Luz de Medeiros, Professor do Magistério Superior, em 29/04/2024, às 10:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Sueli Maria Coelho, Diretor(a) de unidade, em 29/04/2024, às 10:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Adalberto Neves Werneck, Técnico em Assuntos Educacionais, em 29/04/2024, às 11:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Luma Faria Nogueira, Usuária Externa, em 29/04/2024, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Andreza Cristiane Reis de Miranda, Assistente em Administração, em 29/04/2024, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Climene Fernandes Brito Arruda, Professora do Magistério Superior, em 29/04/2024, às 12:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Guilherme Lourenco de Souza, Professor do Magistério Superior, em 29/04/2024, às 12:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Elisa Maria Amorim Vieira, Professora do Magistério Superior, em 29/04/2024, às 13:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandao, Professor do Magistério Superior, em 29/04/2024, às 13:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Maurício Sartori Resende, Professor do Magistério Superior, em 29/04/2024, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Georg Otte, Vice diretor(a) de unidade, em 29/04/2024, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Thiago Cesar Viana Lopes Saltarelli, Professor do Magistério Superior, em 29/04/2024, às 16:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes, Professora do Magistério Superior, em 29/04/2024, às 16:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Fernanda Buldrini Barreto, Usuária Externa, em 29/04/2024, às 16:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Ulrike Agathe Schroder, Professora do Magistério Superior, em 29/04/2024, às 18:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Luciana de Oliveira Silva, Professora do Magistério Superior, em 30/04/2024, às 06:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Heloisa Maria Moraes Moreira Penna, Professora do Magistério Superior, em 30/04/2024, às 11:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Wesley Rodrigo Fernandes, Bibliotecário-Documentalista, em 30/04/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Leina Claudia Viana Jucá, Coordenador(a), em 30/04/2024, às 14:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Fabio Alves da Silva Junior, Coordenador(a) de curso de pós-graduação, em 01/05/2024, às 11:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Daniela Akie Hirakawa, Coordenador(a), em 02/05/2024, às 10:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Andre Vinicius Lopes Coneglian, Professor do Magistério Superior, em 06/05/2024, às 11:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Marcelo Rondinelli, Professor do Magistério Superior, em 06/05/2024, às 11:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Andrea Machado de Almeida Mattos, Professora do Magistério Superior, em 06/05/2024, às 18:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Mirian Marlene de Rezende Bergo, Chefe de setor, em 07/05/2024, às 09:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Raniere Alislan Almeida Cordeiro, Professor do Magistério Superior, em 07/05/2024, às 10:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Melissa Oliveira de Almeida, Usuária Externa, em 08/05/2024, às 21:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
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