Ata da décima segunda reunião virtual da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 26 de novembro de 2021, às 14:15 horas, em sala virtual, por meio do serviço Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), mediante convocação prévia, sob a presidência da Diretora desta unidade, Profa. Sueli Maria Coelho, com a participação dos seguintes membros: o Vice-diretor e Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte; o Coordenador do Colegiado de Graduação, Prof. Luciano Magnoni Tocaia; a Coordenadora da Câmara de Extensão, Profa. Adriana Maria Tenuta de Azevedo; o Coordenador da Câmara de Recursos Humanos, Ernandes Rodrigo Norberto; a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder; a Subcoordenadora do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Profa. Elidéa Lúcia Almeida Bernardino; a Subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Profa. Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Antônio Orlando de Oliveira Dourado Lopes; o Coordenador do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Prof. Luiz Francisco Dias; dos seguintes representantes docentes: Profa. Valdeni da Silva Reis, Profa. Aléxia Teles Duchowny, Profa. Janayna Maria da Rocha Carvalho, Profa. Ana Maria Chiarini, Prof. Magnun Rochel Madruga, Profa. Aline Magalhães Pinto, Profa. Valéria Sabrina Pereira, Prof. Bruno Neves Rati de Melo Rocha, Profa. Márcia Maria Cançado Lima, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Prof. Marcos Antônio Alexandre, Prof. Rômulo Monte Alto, Profa. Luciana de Oliveira Silva; dos representantes dos Técnicos Administrativos em Educação: Adalberto Neves Werneck, Alex de Souza Anastácio e Laura de Jesus Souza; dos representantes discentes: Elisa Mattos e Giovana Beatriz Machado e Souza. O representante docente, Prof. Henrique Rodrigues Leroy, e o representante dos Técnicos Administrativos em Educação, Vando Jerônimo da Costa, justificaram a ausência na reunião. A Profa. Sueli Maria Coelho agradeceu a presença de todos, em especial aos membros da Congregação que encerram seus mandatos no dia 02 de dezembro de 2021. Foi solicitada a autorização para participação dos representantes discentes, indicados pelo Diretório Acadêmico, com direito a voz e sem direito a voto. Solicitou-se, ainda, autorização para gravação da referida reunião. A Congregação foi favorável às solicitações apresentadas pela Profa. Sueli Maria Coelho. I – EXPEDIENTE: A) Ata da décima primeira reunião virtual da Congregação, realizada no dia 29 de outubro de 2021: foi apreciada e aprovada a ata da décima primeira reunião virtual da Congregação, realizada por meio do serviço Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), no dia 29 de outubro de 2021. II - COMUNICAÇÕES: 1) Diretoria: A) Premiações a docentes da FALE: foram comunicadas as seguintes premiações a docentes da FALE: i) Prof. Matheus Trevizam - Primeiro lugar do Prêmio ABEU 2021 (categoria tradução); ii) Profa. Valdeni da Silva Reis – Projeto UNISALE: reconhecimento e premiação na última edição da 24ª Semana de Extensão da UFMG; iii) 25ª Semana da Graduação: Programa de Incentivo à Formação Docente - Projeto IngRede, Coordenado pela Profa. Luciana de Oliveira Silva; Programa de Monitoria de Graduação - Letras Libras: Ensino e Formação de Professores de Língua de Sinais Brasileira na UFMG, Coordenado pela Profa. Elidéa Lúcia Almeida Bernardino. B) Informações sobre a reunião da Reitora, Profa. Sandra Regina Goulart Almeida, com os Diretores das unidades: i) foi comunicada a previsão do avanço da etapa 02 para a etapa 03, a partir do dia 03 de janeiro de 2022, com 100% de ocupação dos espaços, com uso de máscaras e 1m de distanciamento. As atividades acadêmicas continuam do mesmo modo até o fim do semestre letivo, mas as atividades administrativas voltam plenamente. A oferta para o primeiro semestre de 2022 deverá ser 100% presencial restringindo-se as atividades semipresenciais aos 20% previstos no projeto pedagógico e aprovados no âmbito da UFMG. ii) Serão encaminhadas pela Reitoria duas propostas de calendário para serem votadas na próxima reunião do CEPE, a ser realizada em 16/12/2021, conforme a seguir: primeira proposta: início do semestre previsto para 26/03/2022, permitindo a conclusão do ano letivo de 2022 em 23/12/2022; segunda proposta: com expectativa de início do semestre em 04/04/2022, prolongando o encerramento do ano letivo de 2022 para o dia 21/01/2023. C) Alteração do calendário do REDOC: foi comunicada a alteração do calendário do REDOC 2020 devido a uma falha ocorrida na última exportação de dados para alguns relatórios. No dia 27/12/2021 será realizada nova extração, cuja visualização será disponível a partir de 03/01/2022. Por esse motivo, a data limite para concluir a apreciação dos relatórios docentes e enviá-los à CPPD foi prorrogada para 14/01/2022. III – REFERENDAMENTOS: 1) Câmara de Recursos Humanos: A) Afastamento: foi apresentada a solicitação de alteração do período de afastamento, encaminhada pelo Professor Olimar Flores Júnior, para fins de realização de estágio pós-doutorado, na Universidade de Coimbra, no período de 11 de março de 2022 a 10 de março 2023. B) Aprovação de Pareceres para fins de Progressão Funcional Docente e Avaliação de Estágio Probatório Docente: O Coordenador da Câmara de Recursos Humanos, Ernandes Rodrigo Norberto, apresentou os pareceres favoráveis à Progressão Funcional Docente e Avaliação de Estágio Probatório Docente, conforme a seguir: i) Progressão Docente: Profa. Aléxia Teles Duchowny (Associado II para Associado III), parecerista: José de Paiva dos Santos; Profa. Márcia Cristina de Brito Rumeu (Associado II para Associado III), parecerista: Matheus Trevizam; Profa. Adriane Teresinha Sartori (Associado II para Associado III), parecerista: Márcia Maria do Valle Arbex; Prof. Roberto Alexandre do Carmo Said (Associado II para Associado III), parecerista: Marcos Antônio Alexandre. ii) Estágio Probatório Docente – Avaliação Final: Prof. Bruno Neves Rati de Melo Rocha, Comissão Avaliadora composta pelos Profs. Drs. Climene Fernandes Brito Arruda, Sérgio Alcides Pereira do Amaral e Valéria Sabrina Pereira. C) Designação de Comissão Avaliadora para Promoção Docente – Professor Titular: foram indicados, como membros suplentes, os nomes das Profas. Maralice de Souza Neves (FALE/UFMG) e Lúcia Teixeira de Siqueira e Oliveira (UFF), para composição da Comissão Avaliadora para Promoção Docente à Classe de Professor Titular, de interesse da Profa. Elzimar Goettenauer de Marins Costa. Os referendamentos da Câmara de Recursos Humanos foram aprovados pela Congregação, com abstenção dos Professores Bruno Neves Rati de Melo Rocha e Aléxia Teles Duchowny. 2) Câmara de Pesquisa: Foram apresentados os referendamentos da Câmara de Pesquisa, descritos no anexo 02: i) Projetos de Pesquisa dos Professores Júlia Guimarães Mendes, Maria Juliana Gambogi Teixeira, Ulrike Agathe Schröder e Janayna Maria da Rocha Carvalho; ii) Relatório Final de Pesquisa da Professora Maria Juliana Gambogi Teixeira; iii) criação do núcleo de pesquisa intitulado “Núcleo de Pesquisa em Semântica e Pragmática”, coordenado pelo Professor André Vinícius Lopes Coneglian. Os referendamentos foram aprovados pela Congregação. DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A) Pedido de colaboração técnica: foi comunicado o recebimento do pedido de colaboração técnica, encaminhado pela Profa. Dra. Francisca Paula S. Maia, para atuar na UFMG por meio de acordo de colaboração técnica com a UNILA, sua instituição de origem. O projeto propõe desenvolver uma atividade extensionista de acolhimento e ensino formal de língua portuguesa a refugiados em BH. Para facilitar a análise do requerimento, com base na normativa que dispõe sobre cooperação técnica, a Congregação deliberou pelo encaminhamento do projeto a um professor da área de Português como Língua Adicional, para elaboração de um parecer técnico, bem como pela elaboração de um parecer da Câmara de Extensão, visando a subsidiar a decisão da Congregação acerca do pedido recebido, com abstenção dos Professores Aléxia Teles Duchowny e Rômulo Monte Alto. B) Resolução para progressão e promoção docente: os membros da Comissão responsável pela elaboração da resolução para progressão e promoção docente, Ernandes Rodrigo Norberto, Profa. Janayna Carvalho e Profa. Andréa Mattos, apresentaram a proposta da referida resolução, para análise e deliberação da Congregação. Após impetuosa discussão, a Congregação deliberou pelos ajustes no texto, de acordo com as sugestões apresentadas, com encaminhamento prévio aos novos membros da Congregação, para fins de deliberação na reunião agendada para o dia 17 de dezembro de 2021. 3) Câmara de Recursos Humanos: A) Aprovação de Parecer (Promoção Docente à classe de Professor Titular): foi apresentado o parecer favorável à promoção docente à classe de Professor Titular, de interesse da Profa. Profa. Elzimar Goettenauer de Marins Costa, elaborado pela Comissão Examinadora composta pelos Profs. Drs. Prof. Dr. Marcos Antônio Alexandre (FALE/UFMG), Cleci Regina Bevilacqua (UFRGS), Elena Cristina Pamero González (UFRJ), Silvia Inés Cárcamo de Arcuri (UFRJ), titulares, e Maralice de Souza Neves (FALE/UFMG) e Lúcia Teixeira de Siqueira e Oliveira (UFF), suplentes. O parecer foi aprovado pela Congregação. Nada mais havendo a tratar, a Profa. Sueli Maria Coelho agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla França de Lacerda, Secretária, lavrei a presente ata, que dato e assino. Belo Horizonte, 26 de novembro de 2021.
Anexo: Câmara de Pesquisa