Ata de Deliberações da Congregação da Faculdade de Letras, Ocorrida no período de 02 a 05 de março de 2021, Via Consulta Eletrônica

Ata de deliberações da Congregação da Faculdade de Letras, ocorridas no período de 02 a 05 de março de 2021, via consulta eletrônica, em virtude da impossibilidade de reunião presencial, dadas as medidas adotadas pela Universidade para conter a propagação da pandemia do Covid-19. No período de 02 a 05 de março de 2021, a Congregação da Faculdade de Letras foi convocada por sua Presidente, Profª Graciela Inés Ravetti de Gómez, a se manifestar por meio de votação eletrônica realizada via e-mail acerca da pauta de demandas administrativas da Unidade. A deliberação eletrônica contou com a votação dos seguintes membros, além de sua Presidente: da Vice-diretora e Coordenadora da Câmara de Ensino, Profa. Sueli Maria Coelho; do Coordenador do Colegiado de Graduação, Prof. Luciano Magnoni Tocaia; da Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos; do Coordenador da Câmara de Recursos Humanos, Ernandes Rodrigo Norberto; da Coordenadora da Câmara de Extensão, Profa. Adriana Maria Tenuta de Azevedo; do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Wander Emediato de Souza; do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Georg Otte; do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Prof. Luiz Francisco Dias; da Coordenadora do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Profa. Giselli Mara da Silva; dos seguintes representantes docentes: Prof. Marcos Antônio Alexandre, Profa. Célia Maria Magalhães, Profa. Luciana de Oliveira Silva, Profa. Aléxia Teles Duchowny, Prof. Daniel Reizinger Bonomo, Prof. Constantino Luz de Medeiros, Profa. Janayna Maria da Rocha Carvalho, Profa. Ana Maria Chiarini, Prof. Magnun Rochel Madruga, Profa. Raquel Lima de Abreu Aoki, Prof. Marcelino Rodrigues da Silva, Profa. Valéria Sabrina Pereira, Prof. Bruno Neves Rati de Melo Rocha, Profa. Márcia Maria Cançado Lima; dos representantes dos Técnicos Administrativos em Educação: Adalberto Neves Werneck, Priscila Oliveira da Mata e Alex de Souza Anastácio. O Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli justificou sua ausência na participação da consulta eletrônica. A Profa. Anelise Scotti Scherer não se manifestou na consulta eletrônica e não se justificou. I – EXPEDIENTE: A) Ata de deliberações da Congregação, ocorridas no período de 11 a 15 de dezembro de 2020, via consulta eletrônica: foi apreciada e aprovada a ata de deliberações da Congregação, ocorridas no período de 11 a 15 de dezembro de 2020, via consulta eletrônica. B) Ata da primeira reunião virtual da Congregação: foi apreciada e aprovada a ata da primeira reunião virtual da Congregação, realizada por meio do serviço Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com abstenção dos seguintes membros: Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, Profa. Giselli Mara da Silva, Adalberto Neves Werneck e Priscila Oliveira da Mata. II – COMUNICAÇÕES: 1) Diretoria: A) Retomada dos Concursos para Professor Adjunto: foi comunicado que, conforme previsto no OFÍCIO CIRCULAR Nº 12/2020/CPPD-UFMG, os concursos públicos suspensos pela Portaria 1.952/2020 - publicada no DOU de 27/03/2020, bem como a publicação de novos editais, serão retomados de acordo com as instruções encaminhadas pela CPPD, mediante o plano de realização de concurso público em período de pandemia de COVID-19. B) Nova coordenação da Central de Estágios: foi comunicado que a Professora Leina Jucá assumirá a Central de Estágios, em substituição à Professora Daniela Mara, a partir do dia 01/04/2021. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Entrada em exercício de servidores docentes: foi comunicada a entrada em exercício dos seguintes servidores docentes: Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha (Língua Italiana), Leina Cláudia Viana Jucá (Linguística Aplicada ao Ensino de Inglês), Lia Miranda de Araújo (Língua Francesa), Renan Belmonte Mazzola (Língua Portuguesa) e Roberta Guimarães Franco Faria de Assis (Literatura Portuguesa). B) Seleção/Classificação de Servidores Técnico-Administrativos da Faculdade de Letras: foi comunicado que em atendimento à exigência legal para a concessão de afastamento para a participação em programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, inscreveu-se servidor Antônio Afonso Pereira Júnior. III – REFERENDAMENTOS: foi comunicado que, a partir da aprovação do novo Regimento da Faculdade de Letras, em 31/10/2019, e conforme Resolução 04/2018 da Congregação da FALE, as Câmaras de Pesquisa, de Ensino, de Extensão e de Recursos Humanos passam a ter autonomia para deliberar sobre os assuntos que lhes competem. Portanto, os pontos de pauta apresentados para referendamento da Congregação já foram analisados e aprovados pelas referidas Câmaras. 1) Diretoria: A) Termo de adesão ao trabalho voluntário: visando ao atendimento dos novos procedimentos para adesão ao trabalho voluntário na UFMG, via SEI, a Diretoria da Faculdade de Letras aprovou ad referendum o termo de adesão ao trabalho voluntário da Profa. Sara Rojo, com atuação no Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários. Em razão do início do semestre letivo, foi aprovado ad referendum da Congregação, o termo de adesão ao trabalho voluntário da professora substituta Júlia Santos Nunes, aprovada recentemente em concurso para Professor Substituto na FALE, área de tradução, cujo processo de contratação ainda não foi concluído. B) Aprovação de plano de trabalho: foram aprovados ad referendum da Congregação os planos de trabalho dos Professores: i) Gustavo Henrique Montes Frade, aprovado no concurso para Professor Adjunto A, área de Língua e Literatura Grega antiga, realizado no período de 19 a 22/08/2019; ii) Fernanda Rosa da Silva, aprovada no concurso para Professor Adjunto A, área de Língua Portuguesa: Semântica e Pragmática, realizado no período de 15 a 19/10/2019. C) Indicações Docentes: visando ao atendimento dos prazos solicitados, foram realizadas ad referendum da Congregação, as seguintes indicações docentes: i) Professor Paulo Bio Toledo: indicado como representante da FALE junto ao Colegiado do Curso de Teatro, em substituição à Profa. Elen de Medeiros, afastada para pós-doutorado a partir de março de 2021. ii) Professora Luciana Lucente: indicada como representante titular junto ao COEP, em substituição à Profa. Maria Mendes Cantoni. Os referendamentos foram aprovados por unanimidade pela Congregação. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Afastamentos: foram apresentadas as solicitações de afastamentos, aprovadas “ad referendum” da Congregação, para realização de pós-doutorado dos seguintes Professores: i) Adriane Teresinha Sartori, no período de 01/04/2021 a 30/09/2021, Universidade Federal Fluminense (UFF); ii) Luciane Correa Ferreira, no período de 01/04/2021 a 31/03/2022, PUC/RS. Os afastamentos foram aprovados por unanimidade pela Congregação. B) Aprovação de pareceres favoráveis à progressão docente dos seguintes Professores: i) Ana Larissa Ardono Marciotto Oliveira – Associado II para Associado III, parecerista: Élcio Loureiro Cornelsen; ii) Anelise Scotti Scherer – Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Larissa Santo Ciríaco; iii) Antônio Orlando de Oliveira Dourado Lopes – Associado II para Associado III, parecerista: Lorenzo Teixeira Vitral; iv) Aroldo Leal de Andrade – Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Guilherme Lourenço de Souza; v) Constantino Luz de Medeiros – Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Giselli Mara da Silva; vi) Eduardo Tadeu Roque Amaral – Associado II para Associado III, parecerista: Glaucia Renate Gonçalves; vii) Giulia Bossaglia - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Leandro Rodrigues Alves Diniz; viii) Guilherme Lourenço de Souza – Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Heliana Ribeiro de Mello; ix) Gustavo Silveira Ribeiro - Adjunto II para Adjunto III, parecerista: Luiz Francisco Dias; x) Gustavo Ximenes Cunha - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Elen de Medeiros; xi) Henrique Rodrigues Leroy - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Janayna Maria da Rocha Carvalho; xii) Jairo Venício Carvalhais de Oliveira - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Sueli Maria Coelho; xiii) Leandro Garcia Rodrigues - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Lúcia Almeida Ferrari; xiv) Luana Lopes Amaral - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Eduardo Tadeu Roque Amaral; xv) Lúcia de Almeida Ferrari - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Luciano Magnoni Tocaia; xvi) Luciana de Oliveira Silva - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Júnia de Carvalho Fidelis Braga; xvii) Luciano Magnoni Tocaia - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Georg Otte; xviii) Mara Passos Guimarães - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Deise Prina Dutra; xix) Marcelo Rondinelli - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Gustavo Ximenes Cunha; xx) Maria Mendes Cantoni - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Leonardo Pereira Nunes; xxi) Raquel dos Santos Madanêlo Souza - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Luana Lopes Amaral; xxii) Valdeni da Silva Reis - Adjunto I para Adjunto II, parecerista: Giulia Bossaglia. Os pareceres para Progressão Docente foram aprovados pela Congregação, com abstenção dos Professores Luciano Magnoni Tocaia e Luciana de Oliveira Silva. B) Aprovação de pareceres favoráveis à promoção docente dos seguintes Professores: i) Leandro Rodrigues Alves Diniz – comissão avaliadora composta pelos Professores: Regina Lúcia Peret Dell’Isola (FALE/UFMG), Junia de Carvalho Fidelis Braga (FALE/UFMG) e Leandra Batista Antunes (UFOP); ii) Olimar Flores Junior - comissão avaliadora composta pelos Professores: Matheus Trevizam (FALE/UFMG), Antônio Orlando Oliveira Lopes (FALE/UFMG) e Miriam Campolina Diniz Peixoto (FAFICH/UFMG). Os pareceres para Promoção Docente foram aprovados por unanimidade pela Congregação. C) Avaliação parcial de estágio probatório: foi apresentado o parecer de aprovação à avaliação parcial de estágio probatório da Profa. Anelise Scotti Scherer, avaliada pelos Professores Andréa Machado de Almeida Mattos, Marcel de Lima Santos, Elen de Medeiros e Olimar Flores Júnior. O parecer foi aprovado pela Congregação, com abstenção do Prof. Luciano Magnoni Tocaia. D) Designação de membros para Comissão Avaliadora para Promoção Docente (Associado) dos Professores: i) Olimar Flores Junior: Antônio Orlando Oliveira Dourado Lopes, Matheus Trevizam, Teodoro Rennó Assunção, Heloísa Maria Moraes Moreira Penna, Miriam Campolina Diniz Peixoto (FAFICH), Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho (FAFICH); ii) Bárbara Malveira Orfanó: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira; Ricardo Augusto de Souza, Carla Viana Coscarelli, Ulrike Agathe Schröder, Júlio Emílio Diniz-Pereira (FAE); Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca (FAE); Rogata Soares Del Gaudio (IGC). E) Designação de membros para Comissão Avaliadora de Estágio Probatório Docente da Profa. Anelise Scotti Scherer: Profs. Drs. Andréa Machado de Almeida Mattos, Marcel de Lima Santos, Elen de Medeiros e Olimar Flores Júnior. As indicações docentes foram aprovadas por unanimidade pela Congregação. 3) Câmara de Pesquisa: foram apresentados os projetos de pesquisa dos Professores Ana Cristina Fricke Matte, Giulia Bossaglia, Marcelo Rondinelli, Myriam Corrêa de Araújo Ávila, Roberto Alexandre do Carmo Said e Valéria Sabrina Pereira; os relatórios finais de pesquisa dos Professores Myriam Corrêa de Araújo Ávila, Roberto Alexandre do Carmo Said e Valéria Sabrina Pereira; a prorrogação de pesquisa dos Professores Célia Maria Magalhães e Leonardo Antônio Soares; e os projetos de pesquisas Pós-Doutorado dos Professores: Adriane Teresinha Sartori e Constantino Luz de Medeiros, aprovados “ad referendum” da Congregação, conforme anexo 01. Os referendamentos foram aprovados pela Congregação, com abstenção da Professora Valéria Sabrina Pereira e do servidor técnico-administrativo Alex de Souza Anastácio. 4) Câmara de Extensão: A) Eventos e Projetos de Extensão: foram apresentados os eventos e projetos de extensão, aprovados “ad referendum” da Congregação, conforme anexo 02. Os referendamentos da Câmara de Extensão foram aprovados pela Congregação, com abstenção do servidor técnico-administrativo Alex de Souza Anastácio. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A) Proposta de Resolução para afastamento de docente da Faculdade de Letras da UFMG para participar de programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) ou de pós-doutorado: foi encaminhada a minuta da resolução para afastamento docente para fins de conhecimento e encaminhamento de sugestões, até o dia 05 de abril de 2021. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Designação de Supervisor de Estágio Probatório Docente: foram apresentadas as seguintes indicações de designação de supervisor de estágio probatório docente dos Professores: i) Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha (Língua Italiana), indicação: Profa. Lúcia de Almedia Ferrari; ii) Roberta Guimarães Franco Faria de Assis (Literatura Portuguesa), indicação: Profa. Raquel dos Santos Madanêlo Souza; iii) Lia Miranda de Araújo (Língua Francesa), indicação: Profa. Márcia Maria Valle Arbex; iv) Renan Belmonte Mazzola (Língua Portuguesa), indicação: Raquel Lima de Abreu Aoki; v) Paulo Vinícius Bio Toledo (Literatura e outras Artes) - substituição à Profa. Sara del Carmen Rojo de la Rosa, em razão de sua aposentadoria, com indicação do Prof. Marcos Antônio Alexandre; vi) Luciana Lucente (Linguística) – substituição ao Prof. Rui Rothe Neves, a pedido do supervisor, com indicação da Profa. Mayara Nicolau de Paula. As indicações foram aprovadas pela Congregação, com abstenção do Professor Marcos Antônio Alexandre. 3) Câmara de Ensino: A) Solicitação de dispensa de encargos didáticos: a Câmara de Ensino recebeu a solicitação de dispensa de encargos didáticos, encaminhada pelo Professor Cristiano Silva Barros, em razão da indicação para Coordenador Adjunto do Colegiado de Graduação, e a aprovação do requerimento de afastamento para realização de estágio Pós-doutorado, durante o período de 01/03/2021 a 28/02/2022. A solicitação de dispensa de encargos didáticos foi aprovada por unanimidade pela Congregação. Para o devido registro, eu, Carla França de Lacerda, Secretária, lavrei a presente ata, que dato e assino. Belo Horizonte, 06 de março de 2021.

 

 

 

Carla Anunciata França de Lacerda

 

Anexos: Câmara de Pesquisa / Câmara de Extensão


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PÓS-GRADUAÇÃO