Ata de Deliberações da Congregação da Faculdade de Letras - Ocorridas no Período de 12 a 15 de maio de 2020 - Via Consulta Eletrônica

Ata de deliberações da Congregação da Faculdade de Letras, ocorridas no período de 12 a 15 de maio de 2020, via consulta eletrônica, em virtude da impossibilidade de reunião presencial, dadas as medidas adotadas pela Universidade para conter a propagação da pandemia do Covid-19. No período de 12 a 15 de maio de 2020, a Congregação da Faculdade de Letras foi convocada por sua Presidente, Profª Graciela Inés Ravetti de Gómez, a se manifestar por meio de votação eletrônica realizada via e-mail acerca da pauta de demandas administrativas da Unidade. A deliberação eletrônica contou com a votação dos seguintes membros, além de sua Presidente: da Vice-diretora e Coordenadora da Câmara de Ensino, Profa. Sueli Maria Coelho; do Coordenador do Colegiado de Graduação, Prof. Cristiano Silva de Barros; da Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos; do Coordenador da Câmara de Recursos Humanos, Ernandes Rodrigo Norberto; da Coordenadora da Câmara de Extensão, Profa. Adriana Maria Tenuta de Azevedo; do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Wander Emediato de Souza; do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Georg Otte; do Coordenador do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Prof. Luiz Francisco Dias, da Coordenadora do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Profa. Giselli Mara da Silva; dos seguintes representantes docentes: Prof. Marcos Antônio Alexandre, Profa. Luciana de Oliveira Silva, Prof. Constantino Luz de Medeiros, Profa. Janayna Maria da Rocha Carvalho, Profa. Maralice de Souza Neves, Profa. Aléxia Teles Duchowny, Profa. Ana Maria Chiarini, Profa. Anelise Scotti Scherer, Prof. Magnun Rochel Madruga, Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Profa. Aline Magalhães Pinto, Profa. Valéria Sabrina Pereira, Prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral, Prof. Bruno Neves Rati de Melo Rocha; os representantes dos Técnicos Administrativos em Educação: Adalberto Neves Werneck, Priscila Oliveira da Mata e Alex de Souza Anastácio. A representante docente, Profa. Márcia Maria Cançado Lima, justificou sua impossibilidade de participar da consulta eletrônica. A representante docente, Profa. Célia Maria Magalhães, não se manifestou na consulta eletrônica e não se justificou. I – EXPEDIENTE: Ata de deliberações da Congregação, ocorridas no período de 23 a 25 de março de 2020, via consulta eletrônica: foi apreciada e aprovada a ata de deliberações da Congregação, ocorridas no período de 23 a 25 de março de 2020, via consulta eletrônica, em virtude da impossibilidade de reunião presencial, dadas as medidas adotadas pela Universidade para conter a propagação da pandemia do Covid-19, com abstenção da Profa. Giselli Mara da Silva e da servidora Técnico Administrativa em Educação, Priscila Oliveira da Mata. II – COMUNICAÇÕES: 1) Recursos Humanos: A) Entrada em exercício: foi comunicada a entrada em exercício do servidor docente Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão, vinculado à área de grego, no dia 23 de março de 2020. III – REFERENDAMENTOS: foi comunicado que, a partir da aprovação do novo Regimento da Faculdade de Letras, em 31/10/2019, e conforme Resolução 04/2018 da Congregação da FALE, as Câmaras de Pesquisa, de Ensino, de Extensão e de Recursos Humanos passam a ter autonomia para deliberar sobre os assuntos que lhes competem. Portanto, os pontos de pauta apresentados para referendamento da Congregação já foram analisados e aprovados pelas referidas Câmaras. 1) Diretoria: A) Candidatura do Professor Fábio Bonfim a uma vaga de Professor Residente no IEAT/UFMG: para viabilizar o cumprimento do prazo estabelecido em edital, a Diretoria da Faculdade de Letras aprovou ad referendum a solicitação de anuência para a candidatura do Prof. Fábio Bonfim Duarte, com a liberação de seus encargos didáticos na graduação, para o desenvolvimento de projeto de pesquisa intitulado “Diversidade Linguística no Brasil” junto ao Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da Universidade Federal de Minas Gerais – IEAT/UFMG, CHAMADA PROGRAMA PROFESSOR RESIDENTE - IEAT/UFMG 2019. De acordo com a chamada, ao departamento de origem do candidato aprovado, será concedida complementação de bolsa acadêmica para que alunos da pós-graduação da UFMG, selecionados por meio de edital, contribuam com os encargos didáticos do docente afastado na graduação, durante o período de seu afastamento. O referendamento foi aprovado por unanimidade pela Congregação. 2) Câmara de Pesquisa: foram apresentados os projetos de pesquisa dos Professores Deise Prina Dutra, Elidea Lucia Almeida Bernardino, Érika Amâncio Caetano, Graciela Inés Ravetti de Gómez, Heliana Ribeiro de Mello, Júlio César Vitorino, Leandro Rodrigues Alves Diniz, Luis Alberto Ferreira Brandão Santos, Luiz Francisco Dias, Márcia Cristina de Brito Rumeu, Márcia Maria Cançado Lima, Márcia Maria Valle Arbex, Maria Zilda Ferreira Cury, Raquel dos Santos Madanêlo Souza, Silvana Maria Pessoa de Oliveira e Sueli Maria Coelho; os relatórios finais de pesquisa dos Professores Deise Prina Dutra, Elidéa Almeida Bernardino, Georg Otte, Giulia Bossaglia, Graciela Inés Ravetti de Gómez, Heliana Ribeiro de Mello, Júlio César Vitorino, Júnia de Carvalho Fidelis Braga, Leandro Rodrigues Alves Diniz, Leonardo Pereira Nunes, Lorenzo Teixeira Vitral, Luciana de Oliveira Silva, Luiz Francisco Dias, Márcia Cristina de Brito Rumeu, Márcia Maria Cançado Lima, Márcia Maria Valle Arbex, Maria Zilda Ferreira Cury, Raquel dos Santos Madanêlo Souza e Wander Emediato de Souza; a prorrogação de projeto de pesquisa dos Professores Aline Magalhães Pinto, Marcelino Rodrigues da Silva e Valéria Sabrina Pereira; o projeto de pesquisa Pós-doutorado do Professor Júlio César Vitorino e o relatório final de pesquisa Pós-doutorado do Professor Luís Alberto Ferreira Brandão Santos., conforme anexo 01. Os referendamentos foram aprovados pela Congregação, com abstenção dos Professores Luiz Francisco Dias, Valéria Sabrina Pereira, Luciana de Oliveira Silva, Aléxia Teles Duchowny e do servidor Técnico Administrativo em Educação, Alex de Souza Anastácio. 3) Câmara de Recursos Humanos: A) Aprovação de parecer favorável à Promoção Docente para a classe de Professor Titular de interesse do Prof. Marcos Antônio Alexandre: concurso realizado por meio de interação remota no dia 16/04/2020, pela comissão avaliadora composta pelos Professores Doutores Sara del Carmen Rojo de la Rosa (FALE/UFMG), Walter Carlos Costa (UFSC), Luiz Fernando Ramos (USP) e Elena Cristina Palmero González (UFRJ). B) Aprovação de Parecer favorável à Progressão Docente do Prof. José de Paiva dos Santos, de Associado III para Associado IV, avaliado pelo Prof. Luiz Fernando Ferreira Sá. C) Aprovação de Parecer favorável à Progressão Docente da Profa. Laureny Aparecida Lourenço da Silva, de Adjunto III para Adjunto IV, avaliada pelo Prof. Eduardo Tadeu Roque Amaral. D) Aprovação de plano de trabalho docente de interesse dos Professores Daniela Akie Hirakawa, Mayara Nicolau de Paula e Thiago César Viana Lopes Saltarelli, para fins de conclusão da avaliação de estágio probatório. E) Plano de Adesão ao Trabalho Voluntário da Servidora Técnico-administrativa em Educação Letícia Magalhães Munaier Teixeira, secretária aposentada do POSLIT, durante o período de 13/01/2020 a 31/03/2020. Os referendamentos da Câmara de Recursos Humanos foram aprovados pela Congregação, com abstenção do Prof. Marcos Antônio Alexandre. 4) Câmara de Ensino: A) Solicitações de afastamento para realização de estágio pós-doutoral: foram apresentadas as solicitações de afastamento para pós-doutorado dos Professores Larissa Santos Ciríaco, no período de 01/03/2021 a 28/02/2022, e Gustavo Ximenes Cunha, no período de 01/08/2021 a 31/07/2022, ambos com anuência dos Coordenadores de áreas e recomendados à aprovação pela Câmara de Ensino. Os requerimentos foram aprovados por unanimidade pela Congregação. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A) Distribuição dos novos membros da Congregação pelas Câmaras: adotando o tradicional critério de conceder prioridade de escolha aos membros que obtiveram o maior número de votos recebidos nas eleições para representante da categoria junto à Congregação, os novos representantes junto à Congregação, previamente consultados, foram assim distribuídos pelas Câmaras: i) Câmara de Ensino: Prof. Marcelino Rodrigues da Silva (titular) e Profa. Aline Magalhães Pinto (suplente), Profa. Valéria Sabrina Pereira (titular) e Profa. Elisa Amorim Vieira (suplente); ii) Câmara de Recursos Humanos: Profa. Márcia Maria Cançado Lima (titular) e Profa. Helcira Maria Rodrigues de Lima (suplente); iii) Câmara de Extensão: representantes dos Técnicos administrativos, Alex de Souza Anastácio (titular) e Daniel Garcia Amaral (suplente). B) Indicação de representantes docentes (titular e suplente) junto ao CEPE e junto à Câmara de Graduação (PROGRAD): em razão do afastamento do Prof. Ricardo Augusto de Souza, representante titular da FALE junto ao CEPE e à Câmara de Graduação, para atividade de pós-doutoramento e da nova função assumida pelo Prof. Antônio Orlando, representante suplente, como Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, a Diretoria da FALE indicou os nomes das Professoras Elisa Maria Amorim Vieira (titular) e Giselli Mara da Silva (suplente) para tal representação, informando que as referidas Professoras foram previamente consultadas e que concordaram com a indicação. A indicação das Profas. Elisa Maria Amorim Vieira (titular) e Giselli Mara da Silva (suplente) foi aprovada pela Congregação, com abstenção das Professoras Giselli Mara da Silva e Valéria Sabrina Pereira. C) Nova Direção do Centro de Estudos Literários e Culturais: em razão do vencimento do mandato da Profa. Elen de Medeiros como Diretora do Centro de Estudos Literários e Culturais (CELC), a Diretoria da Faculdade de Letras apresentou a sugestão de lista tríplice encaminhada pelo grupo de pesquisadores vinculados ao Centro de Estudos Literários e Culturais, para indicação da nova diretoria do CELC. A lista tríplice, composta pelos Professores Myriam Corrêa de Araújo Ávila e Roberto Alexandre do Carmo Said, Thiago César Viana Lopes Saltarelli e Matheus Trevizam, e Marcelino Rodrigues da Silva e Aline Magalhães Pinto foi analisada pelos membros da Congregação, deliberando-se pela indicação dos Professores Myriam Corrêa de Araújo Ávila e Roberto Alexandre do Carmo Said, como Diretora e Vice-diretor do Centro de Estudos Literários e Culturais. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Designação de Supervisor de Estágio Probatório Docente: a Câmara de Recursos Humanos apresentou a sugestão de designação do Prof. Olimar Flores Júnior, coordenador da área de Grego, para supervisionar o estágio probatório do Prof. Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão. A indicação foi aprovada por unanimidade pela Congregação. B) Aprovação de Relatório de Atividades Docentes: foi apresentado o relatório de atividades docentes de interesse da Profª Daniervelin Renata Marques Pereira, para fins de progressão docente. O relatório foi analisado pela Câmara de Recursos Humanos, que recomenda sua aprovação por cumprir as exigências necessárias para o interstício. O relatório foi aprovado por unanimidade pela Congregação. C) Afastamentos para realização de estágio Pós-Doutorado: foram apresentados os requerimentos de afastamentos para realização de estágio Pós-Doutorado, dos seguintes Professores: i) Elzimar Goettenauer de Marins Costa, no período de 01/03/2020 a 31/12/2020, na Universidade Federal de Fluminense; ii) Myriam Correa de Araujo Avila, no período de 01/08/2020 a 20/02/2021, na Universidade Federal do Rio de Janeiro; iii) Seung Hwa Lee, no período de 01/03/2020 a 28/02/2021, na Universidade Federal de Uberlândia. Os requerimentos de afastamentos foram aprovados por unanimidade pela Congregação. Para o devido registro, eu, Carla França de Lacerda, Secretária, lavrei a presente ata, que dato e assino. Belo Horizonte, 15 de maio de 2020.

 

 

 

Carla Anunciata França de Lacerda

 

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