DADOS BIOGRÁFICOS

Nascido em Feira de Santana, no dia 26 de outubro de 1900, Aloísio Resende, também conhecido como Zinho Faúla, era de origem humilde e, como tantos outros afro-descendentes daqueles tempos, não desfrutou integralmente de uma educação formal, encontrando no jornalismo o ambiente propício à expansão de seu talento de homem de letras. Autodidata, na juventude residiu primeiro em Recife, onde deu seus passos iniciais no mundo da imprensa. Em seguida, passou a residir em Salvador, sendo admitido no jornal A Hora. Retorna a Feira de Santana nos anos 30 e ingressa na Folha do Norte, órgão ao qual se vincula até 1941, data de seu precoce falecimento.

Enquanto viveu, Resende não logrou ver seus poemas editados em livro, tendo publicado apenas na imprensa, sobretudo no período compreendido entre 1928 e 1940. Este fato dá, por vezes, a sua produção um certo tom de crônica da vida popular e sertaneja, na medida em que se volta para o enfoque de temas cotidianos como o cangaço e as manifestações religiosas afro-brasileiras. Tal limitação restringiu a recepção de sua obra em função da própria natureza do jornal, nas palavras de Antonio Candido, “publicação efêmera que se compra num dia e no dia seguinte é usada para embrulhar um par de sapatos ou forrar o chão da cozinha”. (1992, p.14). Ao lado disso, a imagem de boêmio – construtor de sonetos, ao mesmo tempo em que homem do povo empenhado em cantar o candomblé e a herança dos ancestrais – fez de Aloísio Resende um autor controvertido e relegado ao esquecimento.

Em 1979, os pesquisadores Antônio Lopes e Alberto Boaventura Alves publicam em Feira de Santana uma recolha de textos intitulada Poesias de Aloysio Resende. A obra possui valor histórico por iniciar o processo de resgate e de divulgação do autor entre as novas gerações, mas trata-se de edição de pequeno porte e, ao que tudo indica, esgotada.

No ano 2000, outro conjunto de poemas de Aloísio Resende foi editado em livro por Ana Angélica Moraes, Cristiane Porto e Lucidalva Assunção, pesquisadoras da Universidade Estadual de Feira de Santana. Aloísio Resende: poemas contém ensaios críticos e um dossiê com dados biobibliográficos, depoimentos sobre o autor, reproduções de documentos pessoais e de material jornalístico. Somente a partir desses registros, sua poesia multifacetada, nutrida ainda por um parnasianismo tardio, embora sem esquecer os temas populares caros ao localismo modernista, adquire maior circulação.

Obra individual

Poesias de Aloysio Rezende. Organização de Antônio Lopes e Alberto Boaventura Alves. Feira de Santana: [s.n.], 1979.

Aloísio Resende: poemas; com ensaios críticos e dossiê. Organização de Ana Angélica Vergne de Morais, Cristiane de Magalhães Porto e Lucidalva Correia Assunção. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana / Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural / Projeto Resgate de Memória Literária de Feira de Santana, 2000.

Antologias

Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. v. 1, Precursores. Organização de Eduardo de Assis Duarte. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

TEXTOS

CRÍTICA

FONTES DE CONSULTA

ALMEIDA, Oscar Damião de. Dicionário Personativo, Histórico e Geográfico de Feira de Santana. 2ª. ed. Feira de Santana: Edição do autor, 2000.

ALVES, Ivia Iracema Duarte; MORAES, Ana Angélica Vergne de. Aloísio Resende. In: DUARTE, Eduardo de Assis (Org.). Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica. v. 1, Precursores. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

MORAIS, Ana Angélica Vergne de; PORTO, Cristiane de Magalhães; ASSUNÇÃO, Lucidalva Correia (Org.). Aloisio Resende: poemas; com ensaios críticos e dossiê. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana/ Departamento de Letras e Arte / Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural/ Projeto Resgate de Memória Literária de Feira de Santana, 2000. 161p.

MORAIS, Ana Angélica Vergne de. A africanidade na poesia de Aloisio Resende. In: MORAIS, Ana Angélica Vergne de et al (Org.). Aloísio Resende: poemas com ensaios críticos e dossiê. Feira de Santana: UEFS, 2000.

OLIVEIRA, Clóvis Frederico R. Moraes. Um poeta contra a ordem. In: MORAIS, Ana Angélica Vergne de et al. Aloísio Resende: poemas com ensaios críticos e dossiê. Feira de Santana: UEFS, 2000.

OLIVEIRA, J. P. Aloísio Resende, poeta dos candomblés: diáspora negra, identidade e conflito no interior da Bahia. Mneme - Revista de Humanidades, v. 11, n. 27, 2010.

PEREIRA, Alexandra Vieira de Carvalho Santana. Aloisio Resende: um poeta negro "revoltado contra o destino" (Feira de Santana, 1900-1941). 116 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, 2009.

PEREIRA, Rubens Alves. Venenos, olhos e odores: o erotismo em Aloísio Resende. In: MORAIS, Ana Angélica Vergne de et al (Org.). Aloísio Resende: poemas com ensaios críticos e dossiê. Feira de Santana: UEFS, 2000.

PORTO, Cristiane de Magalhães. Notas à margem. In: MORAIS, Ana Angélica Vergne de et al. Aloísio Resende: poemas com ensaios críticos e dossiê. Feira de Santana: UEFS, 2000.

SANTOS, Denilson Lima. Nas rodas da macumba: os poemas de Aloísio Resende sob o signo da ancestralidade. 151 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural. Universidade Estadual de Feira de Santana, 2009.