DADOS BIOGRÁFICOS

Ivan Cupertino Dutra nasceu em 13 de dezembro de 1963, na cidade de Nova Lima, Minas Gerais. Após os estudos primários em sua terra natal, mudou-se para Belo Horizonte, onde concluiu a sua formação escolar. Diplomou-se em letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde se licenciou em Língua Portuguesa e Francesa. Durante muito tempo, foi fotógrafo e professor de francês em Belo Horizonte. É mestre em Letras pela PUC Minas, com trabalho que enfatiza a Literatura Africana de Língua Portuguesa. O escritor mudou-se para Palmas, Capital do Tocantins, onde se tornou professor do Colégio Objetivo e também do Instituto Luterano de Ensino Superior (ILES), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

O poeta, ensaísta, pesquisador, educador, intelectual e professor Ivan Cupetino possui seis livros publicados, sendo eles: O mundo e o sonho (1983), Verde (1984), Ave de Rapina (1985), Exercício de Existência (1988), Feminino (1991), Despaisado (s.d). Informações sobre sua vida e obra podem ser encontradas no Dicionário Bibliográfico do Tocantins (2001).

O prefácio do livro Feminino, assinado por Lúcia Castelo Branco, resume, em poucas linhas, o fio condutor da obra de Ivan Cupertino:

Na poesia de Feminino, pulsa sub-repticiamente, silenciosamente, uma paixão: a paixão pela linguagem. E aí também, à sua maneira silenciosa, ela é feminina. Afinal, como diz um dos poemas,’mulher e amor são silêncios’. Ou amor e silêncio são femininos. Ainda que insistem em se dizer. (Cupertino, 1991)

Uma das possibilidades de se ler a obra do autor é visualizá-la como uma tentativa de dizer o indizível. Seus poemas falam do silêncio, daquilo que as palavras não conseguem expressar: uma tentativa de definir o indefinível.

Referências

CUPERTINO, Ivan. Feminino. Belo Horizonte: Edição do Autor,1991. (poesias)


PUBLICAÇÕES

Bibliografia do Autor

O mundo e o sonho. [S.l.]: [s.n.], 1983.

Verde. [S.l.]: [s.n.], 1984.

Ave de rapina. Nova Lima/MG: Edição do autor, 1985.

Exercício de existência. Nova Lima/MG: Edição do autor, 1988.

Feminino. Belo Horizonte: Edição do autor,1991.

Despaisado. [S.l.]: [s.n.], [s.d.].

Não Ficção

A ilusão de totalidade no discurso amoroso de "João Vencio: os seus amores". Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Letras.

 


TEXTOS

 


CRÍTICA

 


FONTES DE CONSULTA

Dicionário Bibliográfico do Tocantins. Mário Ribeiro Martins (Org.). Rio de Janeiro: Master, 2001.


LINKS