DADOS BIOGRÁFICOS
Edimilson de Almeida Pereira é poeta, ficcionista, ensaísta, professor e pesquisador da cultura e da religiosidade afro-brasileiras. Nasceu em 18 de julho de 1963, em Juiz de Fora-MG. Graduou-se em Letras pela UFJF em 1986, sendo também Especialista e Mestre em Ciência da Religião pela mesma Instituição. Cursou ainda o Mestrado em Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é Doutor em Comunicação e Cultura pelo convênio UFRJ-UFJF. Em março de 2002, concluiu Pós-doutorado em Literatura Comparada na Universidade de Zurique, na Suíça. O autor é Professor Titular de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Autor prolífico, com dezenas de livros e artigos, Edimilson de Almeida Pereira faz sua estreia na literatura em 1985, aos 22 anos, com o volume de poemas Dormundo. A partir de então sucedem-se inúmeras produções, tanto no campo da poesia, quanto da crítica, e, ainda, com importantes publicações de cunho etnográfico, fruto de pesquisas de campo voltadas para a análise e compreensão da diversificada produção cultural oriunda da diáspora africana no Brasil.
Corpo vivido (1991) é uma reunião dos poemas publicados no período de 1985 a 1990: Livro de falas (1987); Árvore dos Arturos & outros poemas (1988); Corpo imprevisto & margem dos nomes (1989); e Ô Lapassi & outros ritmos de ouvido (1990). A coletânea tem entre seus propósitos propiciar a reflexão crítica a partir do exercício comparatístico com textos produzidos em circunstâncias distintas. A respeito desse livro, o também poeta e crítico Carlos Nejar faz o seguinte comentário:
Na obra de Edimilson de Almeida Pereira tocou-me a lâmina da poesia que reformula o universo. As estranhezas, a mágica da palavra que, reunidas, formam novas ressonâncias inesperadas; um retorno ao mais arcaico das coisas. A poesia do autor subverte a aparente ordem, estranha flores na palavra. E faz com que ela dance, cheia de sentidos. Porque os sentidos se ocultam até nos centímetros de um girassol. Valeu conhecê-la. O verso é como uma constelação. E tem algo da escrita rupestre na caverna do homem. (In: PEREIRA, 1991).
O autor mineiro é, indubitavelmente, um dos mais premiados da literatura brasileira. Seu percurso de ininterruptas premiações inicia-se em 13 de abril de 1984, data em que vence o concurso de contos “Palavra/Vivani”, em Juiz de Fora-MG. No mesmo ano, é-lhe concedida menção honrosa no “I Concurso de Contos da Academia Juizforana de Letras”. Em dezembro de 1987, nova menção honrosa: desta vez no “Concurso Nacional de Folclore Silvio Romero/FUNARTE”, pela publicação de Assim se benze Minas Gerais (obra em co-autoria com a professora Núbia Pereira de Magalhães Gomes/UFJF). Em julho de 1988, foi agraciado com o primeiro lugar, na categoria poesia, no “Concurso Nacional de Literatura Editora UFMG”. No ano seguinte, no Rio de Janeiro, obtém o décimo lugar no “Concurso de Ensaios Jornal do Brasil/LUFTHANSA”; vinte e cinco dias depois, conquista o terceiro lugar no “Concurso Nacional de Poesia Carlos Drummond de Andrade”, concedido pela Secretaria do Estado da Cultura do Rio de Janeiro.
Em 1993, é premiado com a segunda colocação no “Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (IBAC), com a obra Jardim das excelências: contribuição ao estudo dos discursos fúnebres. No ano de 1994, foi-lhe concedido o primeiro lugar no “Prêmio João Ribeiro”, da Academia Brasileira de Letras, pela publicação de Mundo encaixado: significação da cultura popular (em co-autoria com a professora Núbia Pereira de Magalhães Gomes/UFJF). Ao conjunto de 4 livros publicados no projeto “Minas e Mineiros” (também em co-autoria com Núbia Pereira de Magalhães Gomes) deve-se o prêmio “Dr. Antônio Procópio de Andrade Teixeira”, oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em agosto de 1994; em novembro do mesmo ano, recebeu o prêmio “Marc Ferrez”, conferido pela FUNARTE/RJ, pelo projeto de ensaio fotográfico e textos intitulado Filhos do Rosário em nome do Pai (igualmente em co-autoria com Núbia Pereira de Magalhães Gomes). Três anos mais tarde, Edimilson de Almeida Pereira obtém o segundo lugar no “Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Folclore e Cultura Popular “/FUNARTE/RJ, devido ao trabalho Os tambores estão frios: estudo sobre a tradição banto no ritual de Candomblé em Minas Gerais (novamente em co-autoria com Núbia Pereira de Magalhães Gomes).
O ano de 1998 trouxe dois prêmios para o autor: em março, o primeiro lugar no “Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody”, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Paraná; já em abril, o primeiro lugar no “Concurso Nacional de Poesia Cidade de Belo Horizonte”, da Secretaria Municipal de Cultura. Mais vitorioso que 1998 foi 2002. Desta vez, Edimilson obtém três premiações: o primeiro lugar no “Concurso Sílvio Romero/FUNARTE/Centro Nacional de Folclore Popular-RJ” graças à monografia A saliva da fala: notas sobre a poética banto-católica do Congado; o segundo lugar no “Concurso Nacional de poesia Cidade Juiz de Fora/FUNALFA - Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage” com o livro Sete Selado; e este mesmo livro dá ao escritor o segundo lugar no “Concurso Nacional de Poesia Cidade de Belo Horizonte”, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Belo Horizonte-MG. 2004 segue trazendo vários prêmios, como o segundo lugar no “Concurso Nacional de Poesia Cidade de Belo Horizonte”, com a obra Uma nota só, o Hors Concours do prêmio Alberto da Costa e Silva/RJ, na categoria poesia, devido ao livro As coisas arcas: obra poética 4 e, finalmente, o primeiro lugar no “Concurso Nacional de Literatura-2004” conferido pela Academia Mineira de Letras, e ainda o Prêmio Vivaldi Moreira na categoria “ensaio” com o texto Os signos dos ancestrais: significado sócio-cultural do candomblé em Minas Gerais.
Em 2001, o autor publicou Zeozório blues: obra poética I, composta por textos escritos entre 1985 e 2001. Tal reunião apresenta um caráter distinto, pois os poemas não se encontram reunidos em ordem cronológica. O poeta preferiu agrupá-los de forma que fosse possível ao leitor reconhecer uma “familiaridade de tema e estilo entre os textos”. Propiciou, deste modo, um dos diálogos possíveis entre os escritos, deixando para o leitor a reconhecimento de outros. Em 2003, vieram a público os volumes Lugares ares: obra poética 2, As coisas arcas: obra poética 3, e Casa da palavra: obra poética 4, que reúnem a produção poética realizada entre 1985 e 2003, publicada parcialmente nos títulos anteriores, mas agregando também textos inéditos. A partir desta edição, Edimilson de Almeida Pereira configura-se como um dos mais produtivos autores contemporâneos. Entre 2005 e 2017, publicou mais nove livros de poesia e cinco de crítica literária. A tais números impõe-se acrescentar oito títulos ensaísticos elaborados entre 2000 e 2003 em coautoria com Núbia Pereira Gomes e, ainda doze títulos de literatura literatura infantil e infantojuvenil publicados entre 1998 e 2017.
Autor prolífico, em 2020, lançou nada menos que três romances – Front, O ausente e Um corpo à deriva – em que experimenta uma construção narrativa com fortes tonalidades poéticas e filosóficas. Devido a sua elevada qualidade literária, Front obteve o primeiro lugar no "Prêmio São Paulo de Literatura", no momento a mais prestigiosa premiação literária do país, e O ausente arrebatou o segundo lugar entre os dez finalistas do "Prêmio Oceanos", que abarca a produção de todos os países de língua portuguesa.
Referência
NEJAR, Carlos. Apresentação. In: PEREIRA, Edimilson de Almeida. Corpo Vivido: reunião poética. Juiz de Fora: Edições D’Lira, 1991.
PUBLICAÇÕES
Obra Individual / Poesia
Dormundo. Juiz de Fora/MG: D’Lira, 1985.
Livro de falas. Juiz de Fora-NG: Edição do Autor, 1987.
Árvore dos Arturos & outros poemas. Juiz de Fora: Editora D’Lira, 1988.
Corpo imprevisto & margem dos nomes. Juiz de Fora: D’Lira, 1989.
Ô Lapassi & outros ritmos de ouvido. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1990.
Corpo vivido: reunião poética. Belo Horizonte: Mazza; Juiz de Fora: D’Lira, 1991.
O homem da orelha furada. Juiz de Fora-MG: D’Lira, 1995.
Rebojo. Juiz de Fora: D’Lira, 1995.
Águas de Contendas. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 1998.
Zeosório blues: obra poética I. Belo Horizonte: Mazza, 2002.
Lugares ares: obra poética 2. Belo Horizonte: Mazza, 2003.
Casa da palavra: obra poética 3. Belo Horizonte: Mazza, 2003.
As coisas arcas: obra poética 4. Belo Horizonte: Mazza; Juiz de Fora: Funalfa Edições, 2003.
Signo Cimarrón. Belo Horizonte: Mazza, 2005. (poemas em espanhol).
Variaciones de un libro de sirenas. Belo Horizonte: Mazza, 2010. (poemas em espanhol).
Homeless. Belo Horizonte: Mazza, 2010.
Maginot, o. Belo Horizonte: Mazza / Sans Chapeau, 2015.
Relva. Belo Horizonte: Mazza / Sans Chapeau, 2015.
Guelras. Belo Horizonte: Mazza / Sans Chapeau, 2016.
Quasi segundo caderno. São Paulo: Editora 34, 2017.
Caderno de retorno. 2. ed. Salvador: Ogum's Toques Editora, 2017.
E. Ilustrações de Antônio Sérgio Moreira. São Paulo: Patuá, 2017.
Poesia + (antologia 1985-2019). São Paulo: Editora 34, 2019.
Front. São Paulo: Editora Nós, 2020. (romance).
O ausente. Belo Horizonte: Editora Relicário, 2020. (romance).
Um corpo à deriva. Juiz de Fora-MG: Edições Macondo, 2020. (romance).
Traduções
“In the house of talking”, “Pierced ear” (poemas do livro “O homem da orelha furada”). Tradução Bill Griffiths. Sub Voicive Poetry, Londres: 1999. n. 11, p. 3-4
Poemas (italiano/português) de Prisca Agustoni e Andrea Trombin Valente In: Suplemento Literário do Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, número 78, p. 18-20, dez. 2002.
Sorelle di fieno/ Irmãs de feno, de Prisca Agustoni. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2002.
Livro de falas, book of voices. Tradução de Steven White. Juiz de Fora-MG: Funalfa; Belo Horizonte: Mazza, 2008.
Obra Individual / Infantojuvenil
Cada bicho em seu canto. Ilustrações de Hugo Almeida. Juiz de Fora: D’Lira, 1998. (poesia).
O menino de caracóis na cabeça. Ilustrações de Osório Garcia. Belo Horizonte: Santa Clara, 2001; 2. ed., Ilustrações de Lelis. São Paulo: Paulinas, 2012. (prosa).
O primeiro menino. Ilustrações de Édimo Pereira. Juiz de Fora: Franco Editora, 2003; 2. ed., Ilustrações de Anabella Lopez. Belo Horizonte: Mazza, 2013. (poesia).
Os Comedores de Palavras. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2004. Em parceria com Rosa Margarida de Carvalho Rocha. (prosa).
Os reizinhos de Congo. Ilustrações de Graça Lima. São Paulo: Editora Paulinas, 2004. Coleção Árvore Falante. Ilustrações de Graça Lima. (prosa).
Histórias trazidas por um cavalo marinho. Ilustrações de Denise Nascimento. São Paulo: Paulinas, 2005. Ilustrações de Denise Nascimento. (prosa).
O congado para crianças. Ilustrações de Rubem Filho. Belo Horizonte: Mazza, 2006. (Coleção Olerê).
Rua Luanda. Ilustrações de Rubem Filho. São Paulo: Paulinas, 2007. (poesia).
As falas da aranha. Ilustrações de Rubem Filho. Belo Horizonte: Nandyala, 2009. (poesia).
A nora e outros não bichos. Ilustrações de Veruschka Guerra. Belo Horizonte: Mazza, 2013. (poesia).
Poemas para ler com palmas. Ilustrações de Maurício Negro. Belo Horizonte: Mazza, 2017.
Coautoria
A roda do mundo. Coautoria com Ricardo Aleixo. Belo Horizonte: Mazza, 1996. (poesia).
Traduzioni, traduções. Coautoria com Prisca Agustoni. Belo Horizonte: Mazza, 1999. (poesia).
Dançar o nome. CD português/espanhol, em parceria com Fernando Fábio Fiorese Furtado e Iacyr Anderson de Freitas. Juiz de Fora: Funalfa; EdUFJF, 2000. (poesia).
Coleção Bilbeli. Juiz de Fora: Franco Editora, 2001-2003. Em parceria com Prisca Agustoni. (prosa infantojuvenil).
E. Em colaboração com Antônio Sérgio Moreira. São Paulo: Editoria Patuá, 2017. (poesia).
Antologias
Seis poetas afro-americanos. Organização de Ricardo Aleixo. Belo Horizonte: Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-brasileira / ICBEU / FAFI-BH, 1989.
Antologia da nova poesia brasileira. Organização de Olga Savary, Rio de Janeiro: Fundação Rio / Hipocampo, 1992.
Callaloo. Virginia: University of Virginia/Ed. Universitária John Hopkins, v. 18, n. 4, p. 713-717, dez. 1995.
Antologia poética de Ouro Preto. Organização de Jusberto Cardoso Filho. Ouro Preto: Edição do Autor / Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP, 1995.
“Antologia poética”. In: Callaloo: uma revista de Artes e Letras Afro-americanas e Africanas. Organização de Steve F. White. University of Virgínia, USA ed. bilíngüe, v. 18, n. 4, p. 713-717, 1995.
Revue Noire / Art Contemporain Africain. Brésil. Brazil. Afro brasileira. Organização de André-Jean Jolly. Paris, n. 22, set. 1996.
Callaloo. Organização de Steven White. Virginia: University of Virginia / Editora Universitária John Hopkins, v. 19, n. 1, p 31-54, fev. 1996.
Revista do IPHAN – Edição Especial Negro Brasileiro Negro. Organização de Sebastião Uchoa Leite e Joel Rufino dos Santos. Rio de Janeiro, Ministério da Cultura / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, n. 25, p. 112-157, 1997.
International Poetry Review: Brazil Issue. Organização de Steve White. Greensboro: University of North Carolina, v. 23, n. 1, 1997.
ANTO – Revista Semestral de Cultura. Amarante, Portugal: Edições do Tâmega, Primavera, n. 3, p.29-30, 1998.
Brasil/Brazil: Revista de Literatura Brasileira/A Journal of Brazilian Literature. Organização de Maria José Somerlate Barbosa. Porto Alegre: Mercado Aberto, n.. 19, p.75-82 e 98-130, 1998.
A poesia mineira do século XX. Organização de Assis Brasil. Rio de Janeiro: Imago, 1998. p. 276-279.
Torre de Papel. Organização de Maria José Somerlate Barbosa. University of Iowa, USA, v. IX, n. 2, p. 30-37, 1999.
Jalons. Nantes, França, n. 64, p. 18-19, 1999.
Journal of Latin American Cultural Studies. Londres: King’s College, v. 8, n. 2, p. 165-170, 1999.
Baú de Letras: antologia poética de Juiz de Fora. Organização de José Alberto Pinho Neves. Juiz de Fora, MG: Funalfa, 2000.
Callaloo - The Best of Callaloo: Poetry/ A Special 25th Anniversary Issue. Organização de Steven White. Virginia: University of Virginia / Editora Universitária John Hopkins, v. 24, n. 4, p.1135-1152, 2001.
Antologia de la poesía brasileña. Organização de Xosé Lois García. Santiago de Compostela: Laiovento, 2001.
Atlanta Review / Latin America. Organização de Steven White. Atlanta, Georgia, v. VII, n. 2, 2001.
"Poesia brasiliana Contemporanea: i poeti dellÁbre di Minas Gerais – 1980-2000". Organização de Prisca Agustoni. In: SEMICERCHIO: RIVISTA DI POESIA COMPARATA. Firenze,Itália: Casa Editrice Le Lettere, n. XXVI-XXVII, 2002.
Letras da cidade. Organização de Leila Barbosa e Maria Rodrigues. Juiz de Fora: Funalfa, 2002, p. 280-86.
Saudade: revista de poesia. Amarante, Portugal, n. 3, p. 25, 2002.
Nocturnes – (re)view of the literary arts. Organização de John Keene. Berkeley (CA): Nocturnes Editions, number 2, Fall, 2002, p. 54-57.
Poesia em movimento: antologia. Organização de Jorge Sanglard. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2002.
Saudade: revista de poesia. Amarante, Portugal, n. 2, p. 30, 2002.
Homenaxe poética ao trobador Xohán de Requeixo. Organização de Xosé Lois García. Ajuntament Sant Andreu de la Barca, Espanha: Frouseira, 2003, p. 52-54.
Inimigo Rumor. São Paulo: Cosac & Naif / Rio de Janeiro: 7 Letras, n. 14, 1º semestre 2003.
Companhia de poetas. Organização de José Alberto Pinho Neves. Juiz de Fora-MG: Funalfa, 2003.
Não Ficção / Livros
Mundo encaixado: significação da cultura popular. Belo Horizonte: Mazza, 1982. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes.
Assim se benze em Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza, 1989. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. (Premiado no Concurso Nacional de Folclore Sílvio Romero / Funarte, 1987). 2. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2018.
Arturos: Olhos do Rosário. Belo Horizonte: Mazza, 1990. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. (Texto sobre fotografias de Marcelo Pereira).
Do presépio à balança: representações sociais da vida religiosa. Belo Horizonte: Mazza, 1995. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes.
Negras raízes mineiras: os Arturos. 2 ed. Belo Horizonte: Mazza, 2000. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes.
Ardis da imagem: exclusão étnica e violência nos discursos da cultura brasileira. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. Belo Horizonte: Mazza; Ed. da PUC-MG, 2001. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2018.
Flor do não esquecimento: cultura popular e processos de transformação. Belo Horizonte: Autêntica, 2002. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes.
Outro Preto da Palavra: narrativa de preceito do Congado em Minas Gerais. Belo Horizonte: Editora PUC-MG, 2003. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes.
Loas a Surundunga: subsídios sobre o Congado para estudantes do ensino médio e fundamental. Ilustrações de Antônio Sérgio Moreira. Juiz de Fora: Franco Editora, 2005.
Os tambores estão frios: herança cultura e sincretismo religioso no ritual de Candomblé. Belo Horizonte: Mazza; Juiz de Fora: Funalfa, 2005.
Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendentes e educação. São Paulo: Paulinas, v. 1, 2007.
Um tigre na floresta de signos. Organização do autor. Belo Horizonte: Mazza, 2010.
Depois o Atlântico: modos de pensar, crer e narrar na diáspora africana. Coorganização com Robert Daibert Jr. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010.
No berço da noite: religião e arte em encenações de subjetividades afrodescendentes. Coorganização com Robert Daibert Júnior. 1° ed. Juiz de Fora: Editora MAMM, 296p, 2012.
Blue note: entrevista imaginada. 1° ed. Belo Horizonte: Nandyala, v. 1, 2013.
Entre Orfe(x)u e Exunouveau: análise de uma estética de base diaspórica na literatura brasileira. Rio de Janeiro: Azougue, 2017.
A saliva da fala: notas sobre a poética banto-católica no Brasil. Rio de Janeiro: Azougue, 2017. 2.ed. rev. São Paulo: Fósforo, 2023.
Não Ficção / Artigos
“O negro na literatura brasileira: Bertoleza e o significado do suicídio”. In: Revista Campus/ UFJF, ano 1, n. 1, p. 59-66, set. 1985.
Arte e compromisso. In: Folhetim/ UFJF. Juiz de Fora: UFJF/ ICHL, n. 1, p. 28, 1987.
As asas fechadas da liberdade. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Tribuna da Tarde. Juiz de Fora, p. 13, 13 maio 1988.
Pulsações da poesia afro-brasileira. In: Painel de Humanas. Juiz de Fora: UFJF, n. 3, set. 1988.
A outra pedra de Sísifo (a poesia de Iacyr Anderson de Freitas). Suplemento Literário do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, n. 1.156, p. 7, dez. 1990.
Mato do Tição: relicário de negros. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Tribuna da Tarde. Juiz de Fora, p. 11, 13-14 maio 1990.
Negras raízes mineiras: os Arturos. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Tribuna da Tarde. Juiz de Fora, p. 6, 15 maio 1990.
Negras raízes mineiras. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Tribuna da Tarde. Juiz de Fora, p. 3, 11 de maio, 1991.
Projeto Minas & Mineiros chega a Jequitibá. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In:Tribuna da Tarde. Juiz de Fora, p. 3, 30 abr. 1991.
Benzeções: a cura através da palavra. In: Boletim da Comissão Mineira de Folclore. Belo Horizonte: CMF/ SESC, n. 15, p. 51-57, 1992.
Projeto Minas & Mineiros: a busca de um modelo cultural alternativo”. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: ANAIS DO SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA DE FOLCLORE. São José dos Campos: Fundação Cultural Cassiano Ricardo/ Comissão Nacional de Folclore/ UNESCO/ IBECC, 1992. p. 297-310.
O mundo encaixado: sistematicidade e significação da cultura popular. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Comunicações Filosóficas. Juiz de Fora: UFJF/ Departamento de Filosofia, v. 2, n. 1, p. 99-121, jan-jul 1992.
Antologia poética de Sérgio Campos (1941-1994). In: Poiésis Literatura. Petrópolis, ano III, n. 25, p. 8, jul. 1995.
Como água benta na vida da gente. In: Boletim da Comissão Mineira de Folclore. Belo Horizonte, Edição Especial em Homenagem a Núbia Pereira Gomes (1940-1994), n. 16, p. 3-5, ago.1995.
Messe (a poesia de Iacyr Anderson Freitas). In: Correio do Sul, Varginha, p. 5, 22 jul. 1995.
Na febre de pesquisa do universo (a poesia de Fernando Py). In: Correio do Sul, Varginha, p. 5, 27 jul.1995.
Negras raízes mineiras: a sabedoria do Rei Congo. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Áfricas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria Municipal de Cultura/ Projeto Tricentenário de Zumbi dos Palmares, n. 3, p. 6-7, out./nov. 1995.
Ô cumbi! Ele vem! Projeto Minas & Mineiros em Jequitibá. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Comissão Mineira de Folclore Notícias. Belo Horizonte, ano 1, n. 3, p. 5-6, Nov. 1995.
Panorama da literatura afro-brasileira. In: Callaloo. Virgínia: Universidade da Virgínia/ Editora Universitária John Hopkins, v. 18, n. 4, p. 875-880, dez.1995.
Contemporary brazilian poetry: invention and freedom in the afro-brazilian cultural tradition. In: Journal of Latin American Cultural Studies, Londres, v. 5, n.2, p. 139-154, 1996.
Os Arturos. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Revue Noire/ Art Contemporain Africain. Edição Especial Brésil; Brazil.Afro-Brasileiro. Paris, n. 22, p. 67, set./out./nov.1996.
Linguagem: flor do não esquecimento – análise de narrativas orais. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Boletim da Comissão Mineira de Folclore. Belo Horizonte: CMF, n. 17, p. 43-75, ago.1996.
Painel sobre a religiosidade popular no Brasil e em Portugal. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: BESSA, Pedro Pires (Org.). Riqueza cultural ibero-americana. Belo Horizonte: Fapemig; Divinópolis: Instituto de Ensino Superior de Pesquisa, 1996, p. 613-616.
Religiosidade popular: uma ponte entre Brasil e Península Ibérica. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: NASCIMENTO, Braulio do (Coord.). Euro-América: uma realidade comum? Rio de Janeiro: Comissão Nacional do Folclore / UNESCO / IBEEC / Tempo Brasileiro, 1996. P. 79-94.
Canto às Parcas: excelências e benditos. Em parceria de Núbia Pereira M. Gomes. In: Revista Anual da Comissão Mineira de Folclore. Belo Horizonte: CMF, n. 19, p. 27-33, 1998.
Com Modos e truques de ouvir. Entrevista concedida a Maria José Somerlate Barbosa. In: BARBOSA, Maria José Somerlate (Org.). Caderno Qvase (antologia). Brasil/Brazil: Revista de Literatura Brasileira/A Journal of Brazilian Literature. Brown University, USA / Porto Alegre: Mercado Aberto, n. 19, p.75-82 e 98-130, 1998.
Rosário de muitas fés: mediações do sincretismo nas religiões populares. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Rhema – Revista de Filosofia e Teologia do Instituto Arquidiocesano Santo Antônio. Juiz de Fora: ITASA, v. 4, n. 16, p. 125-156, 1998.
“Serafim disperso” e “Plural”. ANTO – Revista Semestral de Cultura. Amarante, Portugal, n. 3, p. 29-30, 1998.
Terço da Lola: liderança religiosa de leigos. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Boletim da Comissão Mineira de Folclore. Belo Horizonte: CMF, n. 18, p. 134-170, 1998.
Os monstros somos nós: identidade e alteridade na cultura popular rural. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Revista da Comissão Mineira de Folclore. Belo Horizonte: CMF, n. 20, p. 35-59, 1999.
LocA cidade viaja no tempo: de Santo Antônio do Paraibuna a Juiz de Fora. In: Locus, Juiz de Fora, v. 6, n.2, p. 172-179, 2000.
A ingoma e o rosário. Em parceria de Núbia Pereira M. Gomes. In: Humboldt. Bonn: Inter-Nationes, ano 42, n. 80, p. 26-27, 2000.
Inumeráveis cabeças: tradições afro-brasileiras nos horizontes da contemporaneidade. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: FONSECA, Maria Nazareth (Org.). Brasil afro-brasileiro. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. P. 41-59.
Janelas em movimento: cultura popular e processos de transformação. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: LIENHARD, Martín (Coord.). In: La memória popular y sus transformaciones: América Latina y países luso-africanos. Frankfurt: Vervuert; Madrid: Iberoamericana. 2000. p. 53-64.
A palavra e o mundo: eficácia da linguagem simbólica no ritual de Candombe. Em parceria de Núbia Pereira M. Gomes. In: Revista da Comissão Mineira de Folclore. Belo Horizonte: CMF/ Newton Paiva, n. 22, p. 41-56, ago. 2001.
Brasil: panorama de interações e conflitos numa sociedade multicultural. Em parceria de Steven F White. In: Afro-Ásia. Salvador, Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO) / Universidade Federal da Bahia (UFBA), n. 25-26, p. 257-280, 2001.
Brazil: interactions and conflicts in a multicultural society. Em parceria de Steven F White. In: CORNWELL Grant H.; STODDARD, Eve Walsh (Org.). Global multiculturalism: comparative perspectives on ethnicity, race, and nation. Boston: Rowman & Littlefield Publishers, 2001. p. 123-141.
No balanço do divino: notas sobre uma estética do sagrado. Em parceria com Núbia Pereira M. Gomes. In: Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, IPHAN, n. 29, p. 122-143, 2001.
Cantopoemas: uma literatura silenciosa no Brasil. In: FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna; FONSECA, Maria Nazareth Soares (Org.). Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Mazza Edições/ Editora PUC-Minas, 2002. P. 37-79.
Poemas à flor da pele. In: Corrente, Pirapora, MG, p. 6, 01 nov. 2002.
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A obra literária como pássaro ao vento. In: José Alberto Pinho Neves. (Org.). Diálogos Abertos - 2. 1°ed. Juiz de Fora: Editora MAMM, 2012, v. 01, p. 45-85.
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TEXTOS
- Edimilson de Almeida Pereira - Textos selecionados
- Edimilson de Almeida Pereira - Calunga Lungara
- Edimilson de Almeida Pereira - Orfeu
- Edimilson de Almeida Pereira - Orelha furada
- Edimilson de Almeida Pereira - Três Tigres
- Edimilson de Almeida Pereira - Os comedores de palavras
- Edimilson de Almeida Pereira - Estandarte da agonia
CRÍTICA
- Canto-poema e samba-blues: estratégias poéticas afrodescendentes na poesia de Edimilson de Almeida Pereira - Adélcio de Sousa Cruz
- Dicionário de forquilhas: a poesia de Edimilson de Almeida Pereira - Maria José Somerlate Barbosa
- Signo Cimarrón: Diálogos Afro-Poético-Musicais - Adélcio de Sousa Cruz
- O ausente: narrador artífice e seu mergulho na palavra – Adélcio de Sousa Cruz
- Cartografia de um espaço que resta: Front, de Edimilson de Almeida Pereira – Giovanna Soalheiro Pinheiro
FONTES DE CONSULTA
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LINKS
- literafro entrevista - Edimilson de Almeida Pereira
- Biografia e textos do autor
- Poemas " Cartografia I", "Manhã", "Colisão", "Navio" e "Linguae", no Project Muse, Revista Callaloo, n. 30, 20
- Ensaio “A memória na palavra: notas sobre a linguagem simbólica e a oralidade no ritual do Candombe em Minas Gerais” por Prof. Edimilson de Almeida Pereira
- Poetas de Língua Portuguesa- verbete e poemas do autor
- Artigo "Edimilson de Almeida Pereira: um cantopoeta no mundo", por Sérgio Ricardo Soares de Oliveira e Francis Paulina Lopes da Silva
- Resenha do livro Os tambores estão frios: herança cultural e sincretismoreligioso de Candombe (2005), por Brígida Carla Malandrino
- Monografia "O Livro de Falas, de Edimilson de Almeida Pereira: jogos de força nos contextos brasileiro e norte-americano", de Giovana Cordeiro Campos, UFJF, 2002
- Entrevista com os poetas Edimilson de Almeida Pereira, Jovino Machado e Wilmar Silva, por José Aloise Bahia, para a Revista de literatura Germina
- Entrevista com o autor "An Interview with Edimilson de Almeida Pereira", Revista Callaloo, n. 19, 1996
- Antologia reúne 35 anos de poesia de Edimilson de Almeida Pereira
- Antologia reúne 35 anos de poesia de Edimilson de Almeida Pereira