Projetos devem visar diálogo e abertura de caminhos para acessibilidade e inclusão de pessoas com necessidades especiais

 

Até o dia 25 de janeiro, os docentes e técnicos-administrativos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) podem submeter propostas de projetos que visam o estudo sobre a temática de inclusão e acessibilidade, no sistema educacional, para pessoas com deficiência ou necessidades especiais. Intitulada como Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade 2019 (PIPA), essa é uma iniciativa que surgiu a partir da parceira entre o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e as Pró-Reitorias de Graducação, de Assuntos Estudantis, de Extensão e de Pequisa.

Para além da pesquisa a respeito da didática voltada para o ensino de pessoas com deficiência, esse Programa abarca a necessidade de manutenção do diálogo da universidade com a comunidade externa.

 

Submissão das propostas

O projeto deve ser apresentado no formato do Formulários PIPA 2019 e, para que a Comissão possa avaliar a proposta, os seguintes detalhes devem ser informados: identificação de proposta; coordenador e demais participantes; parcerias e colaborações; apoio solicitados, tais como bolsa e custeio; problema abordado; metas estabelecidas; metodologia escolhida; avaliação para bolsistas; principais contribuições do projeto para a temática; cronograma; apoio técnico já disponível; articulação do proposta com a área de atuação; aprovação da Câmara Departamental e da Congregação.

Os formulários e demais documentos devem ser encaminhados, esxclusivamente, para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. em um arquivo único no formato PDF.

Será permitida solicitação de renovação de projetos e, no formulário desses casos, é necessária a justificativa para continuidade.

 

Avaliação das propostas

Os critérios para julgamento dos projetos submetidos serão embasados contextual e teoricamente. Dentre outros aspectos, a efetividade da metodologia, o potencial de impacto dos resultados do pontos de vista técnico-científico e socioeconômico, além de características relacionados à interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.

 

Poderão ser solicitadas até 3 bolsas para alunos de graudação, sendo que a seleção de bolsistas é de responsabilidade do coordenador do projeto. A data limite para encaminhamento, ao NAI, dos resultados das seleções desses bolsistas é o dia 31 de março de 2019. Já o prazo para divulgação do resultado final é 14 de fevereiro.

Para se informar a respeito de valores para custeio e bolsas, além de outras datas e prazos, é necessário ler o edital.


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO