O Setor de Proficiência Linguística da DRI e a Faculdade de Letras informam que as inscrições e a realização do teste de nivelamento do curso de extensão “Alemão para Fins Acadêmicos” (B1) serão nas seguintes datas:

Inscrição para o nivelamento: 31/07/2017 a 07/08/2017.

Data da prova de nivelamento: 08/08/2017 às 13:00.

Esclarecemos que esse curso será ofertado pela Faculdade de Letras em parceria com a DRI como atividade de extensão gratuita em 2017/2 para alunos que estão regularmente matriculados na UFMG e que tenham o objetivo de se prepararem linguisticamente para a participação em programas de intercâmbio.

A inscrição para o teste de nivelamento deve ser feita através do link abaixo: https://goo.gl/forms/FYBRgj4hDzc4rg1K2

Caso já tenha o resultado do OnDaF, Instituto Goethe etc. , encaminhe-o para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até 07/08/2017. Alunos que já cursaram nível A2 e foram aprovados podem se inscrever no nível B1 enviando um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até a mesma data. Alunos da FALE que comprovem ter cursado os cursos da Letras Alemão, podem apresentar o histórico escolar da Letras com notas para fins de comprovação.

Datas importantes:

Inscrição para o nivelamento

31/07/2017 a 07/08/2017

Teste de nivelamento

08/08/2017 às 13:00

Mais informações serão divulgadas no site da DRI posteriormente.

 

Cronograma – Concurso:

- 16/08/17, às 14:00 horas: instalação da Banca Avaliadora, início das entrevistas.

- Local: Congregação da Faculdade de Letras, sala 3014, 3º andar.

** As entrevistas serão realizadas em língua inglesa.

Banca Avaliadora:

Prof. Dr. José de Paiva dos Santos

Prof. Dr. Marcel de Lima Santos

Prof. Dr. Thomas LaBorie Burns

 

Edital Nº 472, De 28/07/2017, Publicado no DOU de 31/07/2017. 1 (Uma) Vaga.

Área de Conhecimento: Literaturas de Língua Inglesa.

Período de Inscrição: de 31/07 a 09/08/17.

Forma de Inscrição: Presencial, pelo interessado ou por procuração.

Local: Seção de Pessoal da Faculdade de Letras(sala 3016), de 09:00 as 12:00 e de 13:30 às 16:30hs.

Provas: Análise de Curriculum Vitae e Entrevista.

Titulação mínima: Mestrado ou Doutorado em Letras, com habilitação em Língua Inglesa.

Data da Seleção: a definir (até 05 dias úteis após o encerramento das inscrições).

Remuneração mensal bruta:

- portador do título de Mestrado: R$ 4.209,12

- portador do título de Doutorado: R$ 5.697,61.

Regime de Trabalho: 40 hs semanais

Documentos exigidos no ato da inscrição:

I) Carteira de Identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se, estrangeiro deverá comprovar ser portador do visto pertinente;

II) CPF (original e cópia);

III) Declaração de que possui: a) prova de quitação com a justiça eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

IV) Declaração de que está apto a comprovar a titulação exigida no ato da assinatura do contrato;

V)  3 cópias do Curriculum Vitae, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

VI) comprovação de títulos em uma só via;

VII) Declaração de que não possui participação em gerência ou administração de empresa privada ou de   sociedade civil, ou, ainda, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário, segundo o inciso X do art. 117 da Lei n. 8.112/ 1990.

Obs.: O candidato estrangeiro poderá inscrever-se no concurso público, com cédula de identidade com visto temporário, entretanto, por ocasião da contratação, será exigida a cédula de identidade, com visto permanente, ou, no mínimo, o visto temporário, “item V”, com prazo de validade compatível. Neste caso, deverá ser exigida do docente, no prazo de 30 dias, a partir da contratação do candidato, a apresentação do protocolo do pedido de transformação do visto temporário em permanente, sob pena de ser declarada a insubsistência da inscrição e de todos os atos decorrentes do concurso público, bem como fica dispensado da exigência contida no subitem 1.1.a. A permanência do estrangeiro no quadro docente da Universidade fica condicionada à apresentação de Cédula de Identidade com visto permanente. 

Para acesso ao Edital, clique aqui.

 Cronograma:

- 21/08/17, às 9:30 hs: instalação da Banca Avaliadora, sorteio da ordem de apresentação dos candidatos, sorteio do ponto da prova didática.

- 22/08/17, às 9:30 hs: início das provas didáticas.

- Local: Congregação da Faculdade de Letras, sala 3014, 3º andar.

Banca Avaliadora:

Prof. Dr. Ram Avraham Mandil

Profa. Dra. Cláudia Campos Soares

Profa. Dra. Elen de Medeiros

Profa. Dra. Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa (suplente)

Pontos da Prova Didática:

1 - Teatro Brasileiro

2 - Teorias do texto dramatúrgico

3- Teoria do texto espetacular / Teorias da cena

4- Teatro latino-americano.

Duração máxima da prova didática: 30 minutos

 

Edital Nº 441, De 13/07/2017, Publicado No Dou De 14/07/2017. 1 (Uma) Vaga.

Área de Conhecimento: Literatura e Teatro.

Período de Inscrição: de 14/07 a 28/07/17.

Forma de Inscrição: Presencial, pelo interessado ou por procuração.

Local: Seção de Pessoal da Faculdade de Letras(sala 3016), de 09:00 as 12:00 e de 13:30 às 16:30hs.

Provas: Análise de Curriculum Vitae e Prova Didática

Titulação mínima: Doutorado em Letras ou Teatro ou Artes Cênicas

Data da Seleção: a definir (até 15 dias úteis após o encerramento das inscrições)

Remuneração mensal bruta:

- portador do título de Doutorado: R$ 5.697,61.

Regime de Trabalho: 40 hs semanais

Documentos exigidos no ato da inscrição:

I) Carteira de Identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se, estrangeiro deverá comprovar ser portador do visto pertinente;

II) CPF (original e cópia);       

III)   Declaração de que possui: a) prova de quitação com a justiça eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

IV) Declaração de que está apto a comprovar a titulação exigida no ato da assinatura do contrato;

V) 3 cópias do Curriculum Vitae, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

VI) comprovação de títulos em uma só via;

VII) Declaração de que não possui participação em gerência ou administração de empresa privada ou de   sociedade civil, ou, ainda, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário, segundo o inciso X do art. 117 da Lei n. 8.112/ 1990.

Obs.: O candidato estrangeiro poderá inscrever-se no concurso público, com cédula de identidade com visto temporário, entretanto, por ocasião da contratação, será exigida a cédula de identidade, com visto permanente, ou, no mínimo, o visto temporário, “item V”, com prazo de validade compatível. Neste caso, deverá ser exigida do docente, no prazo de 30 dias, a partir da contratação do candidato, a apresentação do protocolo do pedido de transformação do visto temporário em permanente, sob pena de ser declarada a insubsistência da inscrição e de todos os atos decorrentes do concurso público, bem como fica dispensado da exigência contida no subitem 1.1.a. A permanência do estrangeiro no quadro docente da Universidade fica condicionada à apresentação de Cédula de Identidade com visto permanente.

Para acesso ao Edital, clique aqui.

Estão abertas as inscrições para os cursos de Inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras - de 24 de julho a 2 de agosto/17 (às 12h). Podem participar desta oferta todos os estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer área de conhecimento, além de professores e técnico-administrativos com vínculo ativo na UFMG. O candidato precisa ter também vínculo ativo na plataforma do curso online de Inglês – My English Online – MEO - ou já ter realizado TOEFL ITP por meio do Programa IsF- Inglês.

Para se inscrever, acesse <http://isfaluno.mec.gov.br/>, clique em Aulas Presenciais (área azul) e faça o login utilizando CPF e senha.

As aulas são presenciais e terão início em 14/08/17.

Núcleo Idiomas sem Fronteiras UFMG: Faculdade de Letras / Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

http://isf.mec.gov.br/

http://www.isf.letras.ufmg.br/

https://www.facebook.com/UFMGISF

Fone: + 55 31 3409-3839

UFMG - Campus Pampulha: Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627 / Faculdade de Letras, 4º andar, sala 4041 / CEP: 31270-901 - Belo Horizonte - Minas Gerais – Brasil.

 

Novas informações sobre o processo Seletivo:

Informações Prova Didática - Cronograma:

Cronograma:

20/07/17, às 13:00 hs: instalação da Banca Avaliadora, sorteio da ordem de apresentação dos candidatos, sorteio do ponto da prova didática.

21/07/17, às 13:00 hs: início das provas didáticas.

Local: Congregação da Faculdade de Letras, sala 3014, 3º andar.

Pontos da Prova Didática:

  1. Modalverben
  2. Perfekt
  3. Imperativ
  4. Wechselpräpositionen
  5. Konjunktiv II
  6. Passiv im Präsens und im Präteritum
  7. Komparativ und Superlativ
  8. Konditionale Nebensätze
  9. Temporale Nebensätze
  10. Relativsätze

Seleção: 20/07/2017, às 13:00 horas: instalação da Banca Avaliadora, sorteio da ordem de apresentação dos candidatos e sorteio do ponto da prova didática;

Início da prova didática: 21/07/2017, às 13:00 horas. 

Local: Sala da Congregação da Faculdade de Letras, número 3014, 3º andar, prédio da FALE.

Edital nº 429, de 06/07/2017, Publicado no DOU de 07/07/2017. 1 (Uma) Vaga.

Área de Conhecimento: Letras- Língua Alemã.

Período de Inscrição: de 07/07 a 17/07/17.

Forma de Inscrição: Presencial, pelo interessado ou por procuração.

Local: Seção de Pessoal da Faculdade de Letras(sala 3016), de 09:00 as 12:00 e de 13:30 às 16:30hs.

Provas: Análise de Curriculum Vitae e Prova Didática.

Titulação mínima: Graduação em Letras com Habilitação em Alemão ou Português-Alemão.

Data da Seleção: a definir (até 5 dias úteis após o encerramento das inscrições).

Remuneração mensal bruta:

- portador do título de Graduação: R$ 3.117,22;

- portador do título de Especialista: R$ 3.527,89;

- portador do título de Mestrado: R$ 4.209,12;

- portador do título de Doutorado: R$ 5.697,61.

Regime de Trabalho: 40 hs semanais.

Documentos exigidos no ato da inscrição:

I) Carteira de Identidade ou outro documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; se, estrangeiro deverá comprovar ser portador do visto pertinente;

II) CPF (original e cópia)

III) Declaração de que possui: a) prova de quitação com a justiça eleitoral e prova de quitação com o serviço militar, quando couber;

IV) Declaração de que está apto a comprovar a titulação exigida no ato da assinatura do contrato;

V) 3 cópias do Curriculum Vitae, abrangendo: a) graus, diplomas universitários e certificados de cursos de especialização e de aperfeiçoamento (título obtido em instituição estrangeira com reconhecimento ou revalidação por universidade pública); b) experiência docente; c) experiência científica, técnica ou artística; d) experiência em administração acadêmica; e) publicações; f) distinção obtida em reconhecimento de atividade intelectual relevante;

VI)  Comprovação de títulos em uma só via;

VII) Declaração de que não possui participação em gerência ou administração de empresa privada ou de   sociedade civil, ou, ainda, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário, segundo o inciso X do art. 117 da Lei n. 8.112/ 1990.

Obs.: O candidato estrangeiro poderá inscrever-se no concurso público, com cédula de identidade com visto temporário, entretanto, por ocasião da contratação, será exigida a cédula de identidade, com visto permanente, ou, no mínimo, o visto temporário, “item V”, com prazo de validade compatível. Neste caso, deverá ser exigida do docente, no prazo de 30 dias, a partir da contratação do candidato, a apresentação do protocolo do pedido de transformação do visto temporário em permanente, sob pena de ser declarada a insubsistência da inscrição e de todos os atos decorrentes do concurso público, bem como fica dispensado da exigência contida no subitem 1.1.a. A permanência do estrangeiro no quadro docente da Universidade fica condicionada à apresentação de Cédula de Identidade com visto permanente.

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cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO