O Grupo de Pesquisa NAVE (Natureza, Violência, Ecocrítica) da FALE/UFMG convida a todos(as) para a conferência “Políticas do olhar”, ministrada pela Prof.ª Rachel Cecília de Oliveira (EBA/UFMG). O evento acontecerá no dia 13 de novembro, quinta-feira, às 14h, na Sala 3007 da FALE.

Haverá emissão de certificados sem a necessidade de inscrições prévias.

 

 

Sobre a atividade
Há uma ideia amplamente aceita de que existe um modo 'universal' de interpretar e analisar obras de arte. Por mais que não pareça, essa universalização é falsa, ela é resultado da tradição euro-estadunidense, que ao longo dos séculos construiu critérios de valor, beleza, legitimidade e importância, e conseguiu naturalizá-los como se fossem neutros. O que se apresenta como norma global é, na verdade, um ponto de vista localizado que se universalizou. A consequência disso é a redução da pluralidade: outras tradições visuais, outros modos de perceber, narrar e fazer arte são frequentemente subordinados, silenciados ou enquadrados por essa forma de ver. Esse poder não opera apenas na imagem; ele age sobretudo na narrativa. Ele organiza o imaginário, molda expectativas, define o que se reconhece como arte antes mesmo de qualquer encontro com a obra. Desnaturalizar esse modelo não significa perder critérios ou dissolver tudo em relativismo. Significa abrir espaço para outros modos de ver e de dizer. Minha proposta é construir formas de crítica capazes de sustentar uma multiplicidade de tradições e experiências estéticas. Entendo a crítica como grau zero narrativo, o momento da transformação do experimentado em algo dizível. Ao reconfigurar esse dizer, é possível alterar o imaginário, criar novas referências e instaurar um campo efetivamente plural de criação e pensamento em arte.

Sobre a convidada
Raquel Cecília de Oliveira é professora da Escola de Belas Artes da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação com ênfase em teoria, crítica, história e filosofia das artes visuais. Doutora em Filosofia pela UFMG, com estágio doutoral na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, desenvolve uma pesquisa voltada à construção de modelos narrativos plurais e ontologias críticas no campo da história e da crítica de arte, com atenção especial às epistemologias contra-hegemônicas e ao pensamento descolonial. É líder do grupo de pesquisa Experiências Descoloniais, espaço transdisciplinar que articula práticas artísticas, curadoria, crítica, filosofia, história, antropologia e política. Sua trajetória combina docência, curadoria e crítica de arte em projetos que questionam as estruturas implicadas nas narrativas visuais e nos regimes de visibilidade.


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