O autor irá expor suas reflexões sobre os sintomas da vítima contemporânea

Na próxima quinta-feira, 7, a Faculdade de Letras (Fale) recebe, no auditório 1007, a palestra Crítica da Vítima, proferida pelo professor e escritor italiano, Daniele Giglioli, às 14h.

Giglioli, que ensina Literatura Comparada na Universidade de Bergamo, na Itália, abordará algumas reflexões feitas em seu livro Critica della vittima, publicado em 2015, pela Editora Âyiné. Na obra, o autor analisa, da política aos costumes, da história à literatura, do direito à psicologia, os sintomas da vítima contemporânea que é, de acordo com o professor, transformada em “herói do nosso tempo”.

O autor investiga a origem da ideologia da vítima e a consolidação de uma estratégia de lamúrias que divide a sociedade em réus e vítimas, vítimas e algozes: “entre suas manifestações, a celebração obsessiva da memória, a crença humanitária que mantém ‘indefesos os desarmados’ e ‘deixa intactos os arsenais dos fortes’”, afirma.

Com base nas teorias dos filósofos Kant, Focault e Proust, bem como em acontecimentos históricos, como a Revolução Fancesa, Holocausto, Guerra do Vietnã, Giglioli afirma que: “Ser vítima dá prestígio, exige atenção, promete e promove reconhecimento, ativa um potente gerador de identidade, direitos e autoestima. Imuniza contra qualquer crítica, garante inocência para além de qualquer dúvida razoável”. O autor diz dedicar o livro às vítimas que querem se livrar dessa condição.

A palestra será apresentada em italiano com projeção do texto em português. Não é necessário fazer inscrição prévia.

Traduzido por Pedro Fonseca, a obra Crítica da Vítima tem 177 páginas e pode ser adquirida pelo site da editora. O investimento é de R$ 39 (versão impressa) e R$ 12 (ebook).


FaLang translation system by Faboba

cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO