17/11/2017 - 238ª Reunião

Ata da 238ª reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 17 de novembro de 2017. Às 14:00 horas, do dia 17 de novembro de 2017, na sala da Congregação da Faculdade de Letras da UFMG, realizou-se a ducentésima trigésima oitava reunião da Congregação da Faculdade de Letras, sob a presidência da Diretora da Faculdade de Letras, Profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez; com a presença dos seguintes membros: o Vice-diretor e Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Rui Rothe-Neves; o Coordenador Adjunto do Colegiado de Graduação: Adalberto Neves Werneck, a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Sara del Carmen Rojo de la Rosa, a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos: Camila Lopes Malveira Catão, a Coordenadora da Câmara de Extensão: Profa. Adriana Maria Tenuta de Azevedo, o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários: Prof. Georg Otte, a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Estudos Lingüísticos: Profa. Gláucia Muniz Proença Lara; os representantes docentes: Profa. Anna Palma, Profa. Elzimar Goettenauer de Marins Costa, Prof. Constantino Luz de Medeiros, Profa. Luciana de Oliveira Silva, Prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral, Prof. Leonardo Pereira Nunes, Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna, Profa. Elidéa Lúcia Almeida Bernardino, Prof. Rômulo Monte Alto; os representantes discentes: Carolina Valadares Tantiktmanne, Isac Kalebe Barbosa e Carolina Macedo Carvalho. Justificaram a ausência: a Coordenadora do Colegiado de Graduação, Profa. Sueli Maria Coelho, o Coordenador Adjunto do Colegiado de Graduação: Prof. Cristiano Silva de Barros; os representantes docentes: Profa. Valdeni da Silva Reis, Prof. Júlio César Vitorino, Profa. Myriam Corrêa de Araújo Ávila; o representante dos Técnicos Administrativos em Educação: Gladimir Alexandre Andrade, Fernando Ferreira da Cunha Neto e Priscila Oliveira da Mata. I – EXPEDIENTE: Ata da 237ª reunião da Congregação: Foi apreciada e aprovada a Ata da 237ª reunião da Congregação, realizada no dia 29 de setembro de 2017. II – COMUNICAÇÕES: 1) Diretoria: A) Nova Coordenação do Mestrado Profissional em Letras: foi comunicado o resultado da eleição para Coordenação do PROFLETRAS, realizada no período de 09 a 11 de outubro de 2017, de acordo com o edital 059/2017, sendo eleitos os profs. Luiz Francisco Dias e Francis Arthuso Paiva, como Coordenador e Subcoordenador, respectivamente. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Entrada em Exercício Servidor: Foi comunicada a entrada em exercício dos servidores Técnicos Administrativos Gisele de Freitas Zanotto Lanza, lotada no Colegiado de Graduação, e Jumarino Lopes Azeredo Coutinho Junior, lotado na Biblioteca. B) Concurso para Professor Substituto: foi comunicada a abertura do edital de seleção para professor substituto na área de Literatura Portuguesa, em função da aposentadoria da Profa. Lúcia Castelo Branco. III – REFERENDAMENTOS: 1) Câmara de Pesquisa: A Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Sara del Carmen Rojo de la Rosa, apresentou os projetos de pesquisa dos Profs. Aderlande Pereira Ferraz, Aroldo Leal de Andrade, Georg Otte, Luiz Francisco Dias, Reinaldo Martiniano Marques, Rômulo Monte Alto e Thomas LaBorie Burns; os relatórios finais de pesquisa dos Profs. Eduardo Tadeu Roque Amaral, Georg Otte e Maria Cecília Bruzzi Boechat; a prorrogação dos projetos de pesquisa dos Profs. Adriane Teresinha Sartori e Marcel Lima de Santos; o projeto de pesquisa Pós-doutorado da Profa. Maria Cecília Bruzzi Boechat e o relatório final de pesquisa Pós-doutorado da Profa. Maria Cândida Trindade C. de Seabra, aprovados ad referendum da Congregação, conforme anexo 01. Os referendamentos foram aprovados pela Congregação com abstenção do Prof. Georg Otte. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Afastamentos do país: foram apresentados os pedidos de afastamentos do país, aprovados ad referendum da Congregação, conforme anexo 02. Os pedidos foram referendados pela Congregação. 3) Câmara de Extensão: A) Ações de Extensão: Foram apresentadas as ações de extensão, aprovadas ad referendum da Congregação: 1) Jornada Pedagogia de Lingua Inglesa em Divinopolis, coordenado pela Profa. Maralice de Souza Neves; 2) Tech2tall: Desenvolvimento de Habilidades Orais em Ingles por meio de Tecnologias digitais, coordenado pelo Prof. Ronaldo Correa Gomes Junior; 3) Visita do prof. Lars Elleström à UFMG, coordenado pela Profa. Márcia Maria Valle Arbex. Os referendamentos foram aprovados pela Congregação. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A) Indicação para Professor Emérito: ponto retirado de pauta. B) Requerimento de alteração do período de afastamento: A Profa. Graciela Ravetti apresentou o requerimento de alteração do período de afastamento para estágio pós-doutorado, encaminhado pela Profa. Júnia de Carvalho Braga, para o ano de 2022. A congregação deliberou pelo cancelamento do afastamento para estágio pós-doutorado, aprovado para o ano de 2018, ficando a critério da área a definição do novo período de afastamento. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Progressão Docente: foram apresentados os pareceres favoráveis à aprovação de Progressão Docente dos Professores: i) Luiz Fernando Ferreira Sá, de associado III para IV, avaliado pelo Prof. Thomas LaBorie Burns; ii) Teodoro Rennó Assunção, de associado III para IV, avaliado pela Profa. Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa; iii) Profa. Ana Maria Chiarini, de associado II para III, avaliado pela Profa. Cláudia Campos Soares. Os pareceres foram aprovados pela Congregação. B) Indicação de Avaliador para Progressão Docente: A Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Camila Lopes Malveira Catão, informou que os docentes com entrada em exercício nos anos de 2015 e 2016 serão avaliados para Progressão Docente de Adjunto I para Adjunto II. Foram sugeridos dois grupos de avaliadores, Línguística e Literatura, conforme a seguir: i) Linguística: Elzimar Goettenauer de Marins Costa, Carla Viana Coscarelli, Luciane Corrêa, Ana Fricke Matte, Helcira Maria Rodrigues, Elidéa Bernardino, Mônica Vitorino, Andréa Mattos e Maralice de Souza Neves; ii) Literatura: Maria Juliana Gambogi, Anna Palma, Elisa Amorim, Antônio Orlando e Roberto Said. As sugestões foram aprovadas pela Congregação, com abstenção da Profa. Anna Palma. C) Designação de Supervisor de Estágio Probatório: foi sugerido o nome da Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna para supervisão do Estágio Probatório do Prof. Thiago César Viana Saltarelli, tendo em vista a indisponibilidade dos Profs. César Nardelli e Viviane Cunha. A Congregação foi favorável à indicação, com abstenção da Profa. Heloísa Penna. Sugeriu-se ainda as seguintes supervisões: i) Prof. Rui Rothe para supervisão do Estágio Probatório da Profa. Mayara Nicolau de Paula; ii) Prof. Lorenzo Vitral para supervisão do Estágio Probatório do Prof. Aroldo Leal de Andrade; iii) Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa para supervisão do Estágio Probatório da Profa. Elen de Medeiros, devido à aposentadoria do Prof. Ram Mandil. As sugestões foram aprovadas pela Congregação. D) Indicação de Banca para Avaliação de Estágio Probatório Docente: Foram indicados os nomes dos Professores Aderlande Pereira Ferraz, Elidéa Lúcia Almeida Bernardino e Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, para composição da banca de avaliação de estágio probatório docente da Profa. Daniela Mara Lima Oliveira. As indicações foram aprovadas pela Congregação. E) Aprovação de Afastamento para Doutorado e Pós-doutorado: foram apresentados os seguintes pedidos de afastamento: i) Pós-doutorado: a) Profa. Elisa Maria Amorim Vieira, de janeiro de 2018 a dezembro de 2018; b) Prof. Luiz Fernando Ferreira Sá, de janeiro de 2018 a dezembro de 2018; ii) Doutorado: a) Prof. Guilherme Lourenço de Souza, de janeiro de 2018 a dezembro de 2018; b) Wesley Rodrigo Fernandes, Servidor Técnico Administrativo, de março de 2017 a fevereiro de 2018. Os requerimentos foram aprovados pela Congregação. F) Autorização para Prestação de Serviços Remunerados: ponto retirado de pauta. 3) Câmara de Ensino: A) Solicitação de afastamento: A Câmara de Ensino apresentou o pedido de afastamento para estágio pós-doutoral, encaminhado pelo Prof. Fábio Alves da Silva Júnior, a partir do 2º semestre de 2018. A Congregação deliberou pela solicitação de apresentação da anuência dos demais docentes da área de tradução, para análise do requerimento na próxima reunião. B) Termo de adesão ao trabalho voluntário: Foi apresentado o Termo de Adesão ao Trabalho Voluntáro da Profa. Maria Lúcia Jacob de Barros, referente ao período de outubro de 2017 a outubro de 2018, com atividades vinculadas na área de Língua Francesa. O Termo de Adesão ao Trabalho Voluntário foi aprovado pela Congregação. C) Solicitação de anuência: O Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Rui Rothe Neves, apresentou a solicitação de anuência para cinco vagas na disciplina Recursos Tecnológicos Aplicados ao Ensino, encaminhada pelo Colegiado de Graduação de Ciências Biológicas. A Câmara de Ensino recomenda à aprovação da solicitação de anuência, sem aumento do número de vagas ofertadas na disciplina, reduzindo-se, consequentemente, o número de vagas ofertadas como Formação Livre. A Congregação foi favorável à concessão de anuência para a disciplina Recursos Tecnológicos Aplicados ao Ensino. D) Recurso discente: ponto retirado de pauta. Nada mais havendo a tratar, a Profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla França de Lacerda, Secretária, lavrei a presente ata, que dato e assino. Belo Horizonte, 17 de novembro de 2017.

 

 

 

 

Carla França de Lacerda

 

Anexos: Câmara de Pesquisa e Recursos Humanos


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cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO