Ata da trecentésima décima reunião da Congregação da Faculdade de Letras

FALE - SECRETARIA GERAL

Ata da trecentésima décima reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 27 de junho de 2025, às 14:00 horas, na sala da Congregação, mediante convocação prévia, sob a presidência da Diretora desta unidade, Profa. Sueli Maria Coelho, com a participação dos seguintes membros: o Vice-diretor e Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte; o Coordenador da Câmara de Pesquisa, Prof. Marcos Antônio Alexandre; a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna; a Coordenadora do Centro de Extensão, Profa. Daniela Akie Hirakawa; a Subcoordenadora do Colegiado de Graduação, Profa. Larissa de Souza Arruda; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Rômulo Monte Alto; o Subcoordenador do Programa de Pós- graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Eduardo Tadeu Roque Amaral; a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Profa. Adriane Teresinha Sartori; a Coordenadora do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Profa. Michelle Andréa Murta; os representantes docentes: Prof. Maurício Sartori Resende, Profa. Glaúcia Renate Gonçalves, Prof. Wander Emediato de Souza, Prof. Junot de Oliveira Maia, Profa. Anna Palma, Prof. Constantino Luz de Medeiros, Profa. Luana Lopes Amaral, Prof. Charley Pereira Soares, Prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral, Prof. Olimar Flores Júnior, Prof. André Vinícius Coneglian, Prof. Aderlande Pereira Ferraz, Profa. Giulia Bossaglia, Prof. Vitor Cordeiro Costa; os representantes dos servidores técnico-administrativos em Educação: Brian Rodrigues Machado, Adalberto Neves Werneck, Laura de Jesus Sousa e Andreza Cristiane Reis de Miranda; os representantes discentes Guilherme Viana Limeira e Fernanda Buldrini Barreto. Participou ainda da reunião os tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, Reginaldo dos Santos e Roberta Gomury. I – EXPEDIENTE: A) Ata da 309ª reunião da Congregação, realizada no dia 23 de maio de 2025: foi apreciada e aprovada a ata da trecentésima nona reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada no dia 23 de maio de 2025. II – INFORMES: 1) Diretoria: A) Resultado da consulta para Diretor(a) e Vice-diretor(a) da FALE – Gestão 2025/2029: foi comunicado que, nos dias 16 e 17 de junho, foi realizada a consulta à comunidade da FALE, para indicação dos cargos de Diretor(a) e Vice-diretor(a) da Unidade (Gestão 2025- 2029), com duas chapas inscritas, compostas pelos seguintes Professores: chapa 01 - Profs. Fábio Alves (Diretor) e Rômulo Monte Alto (Vice-Diretor), e chapa 02 – Profs. Sandra Bianchet (Diretora) e Lorenzo Vitral (Vice-diretor). A chapa 02 foi escolhida pela comunidade, conforme resultado apurado e divulgado. A Profa. Sueli agradeceu à comissão eleitoral local e a todos os envolvidos no processo, e parabenizou os candidatos eleitos, Professores Sandra Bianchet e Lorenzo Vitral, e também os Professores Fábio Alves e Rômulo Monte Alves pela expressiva votação. B) Novos representantes dos servidores docentes junto à Congregação (Câmara de Extensão): foi apresentado o relatório de apuração da consulta eletrônica para novos representantes docentes junto à Congregação, com eleição da chapa composta pelos Professores Constantino de Medeiros (titular) e Ligia Diniz (suplente), alocados junto à Câmara de Extensão. C) Publicação de editais de concursos para Professores efetivos : foi comunicada a publicação dos editais para Professor Assistente, Nível 1, Classe A, para as áreas de Língua Brasileira de Sinais (2 vagas) e Teoria da Literatura e Literatura Comparada (1 vaga). Os Editais dos concursos para as áreas de Tradução e de Literatura Brasileira encontram-se em análise na CPPD. D) Homenagem à Profa. Ângela Vaz Leão: a Profa. Sueli informou que está sendo realizada, no período de 25 a 27 de junho, uma homenagem à Profa. Ângela Vaz Leão, primeira diretora da FALE. A programação é rica, tendo como abertura a exposição intitulada “Um mergulho na Filologia”, culminando com o lançamento do Livro das Cantigas de Santa Maria. Como parte das celebrações, o Centro de Memória receberá o nome da Profa. Ângela Vaz Leão. O evento será encerrado no dia 27 de junho, com a abertura da exposição internacional “D. Afonso X e a Galizia”, com a presença da família da homenageada, bem como da Presidente do Conselho de Cultura Galega. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Pedido de exoneração de servidora TAE: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, comunicou que a servidora Marcele Dayrell Campos, com entrada em exercício no dia 24 de abril de 2025, abriu um processo no SEI no dia 23 de junho de 2024, solicitando exoneração do cargo efetivo. III – REFERENDAMENTOS: 1) Câmara de Recursos Humanos: A) Banca de avaliação de estágio probatório: foi apresentada a indicação de banca para avaliação final de estágio probatório dos Professores Larissa de Souza Arruda e Raniere Alislan Almeida Cordeiro, aprovada ad referendum da Congregação, composta pelos Profs. Drs. Aroldo Leal de Andrade, Gustavo Henrique Montes Frade e Marisa Mendonca Carneiro. B) Afastamento docente superior a 15 dias: foi apresentado o pedido de afastamento docente para realização de estágio pós-doutoral, aprovado ad referendum da Congregação, de interesse da Profa. Raquel dos Santos Mandanelo, no período de 01/08/2025 a 09/03/2026. Os referendamentos da Câmara de Recursos Humanos foram aprovados pela Congregação, com abstenção da Profa. Larissa de Souza Arruda. 2) Câmara de Pesquisa: A) Criação de laboratório de pesquisa: o Coordenador da Câmara de Pesquisa, Prof. Marcos Antônio Alexandre, apresentou a solicitação de criação do laboratório de pesquisa intitulado “DELTA - Design, Educação Linguística e Tecnologias Digitais”, liderado pelo Prof. Ronaldo Corrêa Gomes Junior. Após questionamentos apresentados pelo Prof. Eduardo Amaral, o ponto foi retirado de pauta, para apresentação na próxima reunião da Congregação, com inclusão dos documentos relativos à aprovação da criação do laboratório pela PRPq. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A) Lista tríplice para indicação de Diretor(a) e Vice-diretor(a) da FALE: a Profa. Sueli esclareceu que, de acordo com o Regimento Geral da UFMG, a Congregação deve elaborar uma lista tríplice e submetê-la à Reitora, para escolha do Diretor(a) e Vice-Diretor(a) da unidade. Para composição da lista tríplice, foram apresentadas as indicações encaminhadas pela chapa vencedora na consulta à comunidade da FALE, realizada nos dias 16 e 17 de junho, composta pelos Profs. Sandra Bianchet e Lorenzo Vitral, com indicação de 03 candidatos a Diretor(a) e 03 candidatos a Vice-diretor(a), conforme a seguir: i) candidatos a Diretor(a): Professoras Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet, Luana Lopes Amaral e Anna Palma; ii) candidatos a Vice-diretor(a): Professores Lorenzo Teixeira Vitral, Luiz Francisco Dias e Wander Emediato de Souza. Após a aprovação das indicações, foi iniciada a consulta eleitoral, via escrutínio secreto, com 30 votantes aptos à votação. A apuração da consulta foi realizada pela comissão composta pelo Prof. Junot de Oliveira Maia, pela servidora TAE Andreza Cristiane Reis de Miranda, e pelo discente Guilherme Viana Limeira. Após a apuração dos votos, a comissão apresentou o seguinte resultado: i) candidatos a Diretor(a): Profa. Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet, 30 votos, Profa. Luana Lopes Amaral, 00 votos, e Profa. Anna Palma, 00 votos; ii) candidatos a Vice-diretor(a): Prof. Lorenzo Teixeira Vitral, 30 votos, Prof. Luiz Francisco Dias, 00 votos, e Prof. Wander Emediato de Souza, 00 votos. D) Prestações de contas de atividades remuneradas: foram apresentadas as prestações de contas encaminhadas pelos Profs. Andréa Mattos, Élcio Cornelsen, Georg Otte e Marcos Alexandre, considerando as autorizações concedidas para realização de atividades remuneradas, conforme previsto na Resolução 13/2022 do Conselho Universitário e estabelecido na Resolução FALE 02/2023. As prestações de contas foram aprovadas pela Congregação, com abstenção dos Profs. Georg Otte e Marcos Alexandre. C) Representação docente (suplente) da FALE junto ao CEPE: a Sueli informou que, em razão do afastamento do Prof. Guilherme Lourenço para pós-doutorado, representante titular da FALE junto ao CEPE, foi encaminhada uma consulta aos docentes da Unidade solicitando manifestação de interesse na referida representação. A Diretoria recebeu a manifestação do Prof. Constantino de Medeiros, atual representante suplente da FALE junto ao CEPE, para atuar como representante titular junto ao referido órgão. A Profa. Giselle Mara manifestou interesse para a representação suplente. A Congregação se manifestou favorável às indicações dos Profs. Constantino de Medeiros, titular, e Giselli Mara, suplente, como representantes da Faculdade de Letras junto ao CEPE. D) Proposta de expansão de PGD: foi apresentada a proposta de expansão do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), com adesão da secretaria do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários, para a servidora TAE Giane Cristina de Oliveira Jacob. A servidora Hamy Carnelós Pedrosa, lotada na secretaria do Programa, informou que não possui interesse em aderir ao programa. A Congregação se manifestou favorável à implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) na secretaria do Programa de Pós- graduação em Letras: Estudos Literários. E) Afastamento para doutorado: foi apresentado o pedido de afastamento extemporâneo, para conclusão do doutorado em andamento, encaminhado pelo Prof. Raniere Alislan Almeida Cordeiro, para o segundo semestre de 2025. A Profa. Sueli esclareceu que o docente encontra-se com problemas de saúde que estão dificultando a conciliação das atividades laborais com a conclusão da tese. Esclareceu-se ainda que o plano de capacitação da Unidade prevê duas vagas para Professor Substituto, em razão dos afastamentos docentes para Pós-graduação Stricto Sensu. A Congregação se manifestou favorável à solicitação de afastamento apresentada pelo Prof. Raniere Alislan. 2) Câmara de Ensino: A) Solicitações de afastamentos docentes para pós-doutorado: o Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte, apresentou as solicitações de afastamentos para realização de estágio de Pós-Doutorado, dos seguintes Professores: i) Cristiano Silva de Barros, para o período de 01 de agosto de 2026 a 31 de julho de 2027; ii) Gustavo Henrique Montes Frade, para o período de janeiro de 2026 a dezembro de 2026. A Congregação se manifestou favorável à aprovação dos afastamentos solicitados. B) Solicitações de antecipação de oferta na Pós- graduação: foram apresentadas as seguintes solicitações de antecipação de oferta na pós- graduação: i) solicitação encaminhada pela coordenadora do Profletras, Profa. Adriane Sartori, para antecipação de oferta da Profa. Daniela Mara Oliveira, no segundo semestre de 2025, em razão das necessidades atuais do Programa; ii) solicitação da Profa. Miriam Mansur, para antecipação de sua oferta no Poslit, no segundo semestre de 2025, em razão das necessidades atuais da área de Literatura Inglesa. A Congregação se manifestou favorável às solicitações para antecipação de oferta na pós-graduação pelas Profas. Daniela Mara e Miriam Mansur. C) Oferta de disciplinas 2025/2: foram apresentadas e aprovadas as ofertas de atividades dos Cursos de Graduação e de Pós-graduação da Faculdade de Letras, para o segundo semestre de 2025. 3) Câmara de Recursos Humanos: A) Relatório dos Docentes – 2024: foram apresentados os relatórios individuais de atividades docentes da Faculdade de Letras, analisados pelos membros da Câmara de Recursos Humanos, com pareceres positivos, exceto o relatório da Profa. Mônica Vitorino, reprovado pelo terceiro ano consecutivo. A Congregação aprovou os relatórios conforme parecer da Câmara de Recursos Humanos. Nada mais havendo a tratar, a Profa. Sueli Maria Coelho agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla Anunciata França de Lacerda, Secretária Geral da Faculdade de Letras, lavrei a presente ata, que assino juntamente com os demais membros presentes à reunião.

 

Documento assinado eletronicamente por Carla Anunciata Franca de Lacerda, Secretário(a), em 28/08/2025, às 11:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Larissa de Souza Arruda, Subcoordenador(a), em 28/08/2025, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Heloisa Maria Moraes Moreira Penna, Professora do Magistério Superior, em 28/08/2025, às 11:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Marcos Antonio Alexandre, Professor do Magistério Superior, em 28/08/2025, às 12:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Sueli Maria Coelho, Diretor(a) de unidade, em 28/08/2025, às 12:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Guilherme Viana Limeira, Usuário Externo, em 28/08/2025, às 13:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Vitor Cordeiro Costa, Professor do Magistério Superior, em 28/08/2025, às 13:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Mirian Marlene de Rezende Bergo, Chefe, em 28/08/2025, às 14:48, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Laura de Jesus Sousa, Bibliotecária- Documentalista, em 28/08/2025, às 15:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Teodoro Renno Assuncao, Professor do Magistério Superior, em 28/08/2025, às 15:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Adriane Teresinha Sartori, Professora do Magistério Superior, em 28/08/2025, às 16:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Junot de Oliveira Maia, Professor do Magistério Superior, em 28/08/2025, às 18:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por João Paulo Pio Alvisi, Assistente em Administração., em 29/08/2025, às 11:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Anna Palma, Professora do Magistério Superior, em 30/08/2025, às 09:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes, Professora do Magistério Superior, em 04/09/2025, às 15:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Giulia Bossaglia, Professora do Magistério Superior, em 05/09/2025, às 10:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Helcira Maria Rodrigues de Lima, Professora do Magistério Superior, em 05/09/2025, às 10:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Daniela Akie Hirakawa, Coordenador(a), em 05/09/2025, às 15:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

Documento assinado eletronicamente por Georg Otte, Vice diretor(a) de unidade, em 09/09/2025, às 09:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.

 

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Referência: Processo nº 23072.217869/202429  - SEI nº 4504515


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