13/03/2015 - 197ª Reunião

Ata da 197ª reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 13 de março de 2015

 

Às 14:00 horas, do dia 13 de março de 2015, na sala da Congregação da Faculdade de Letras da UFMG, foi realizada a centésima nonagésima sétima reunião da Congregação da Faculdade de Letras, sob a presidência da Diretora, Profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez, com a presença dos seguintes membros: o Vice-Diretor da Faculdade de Letras e Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Rui Rothe-Neves; a Coordenadora do Colegiado de Graduação: Profa. Sueli Maria Coelho; o Coordenador Adjunto do Colegiado de Graduação: Prof. Renato de Mello; o Coordenador Adjunto do Colegiado de Graduação: Prof. Cristiano Silva de Barros; o Coordenador da Câmara de Pesquisa, Prof. Luis Alberto Ferreira Brandão Santos; a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos: Camila Lopes Malveira Catão; a Subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários: Profa. Elisa Maria Amorim Vieira; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos: Profa. Emília Mendes Lopes; o Suboordenador do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Letras: Prof. Marcelo Chiaretto; Representantes Docentes: Prof. Marcos Antônio Alexandre, Prof. Volker Karl Lothar Jaeckel, Profa. Maria Auxiliadora Leal, Prof. Wander Emediato de Souza, Profa. Patrizia Giorgina Enricanna Collina Bastianetto, Prof. Marcus Vinicius de Freitas, Prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral, Prof. Júlio César Vitorino; Profa. Maria Luíza Gonçalves A. da Cunha Lima; Representantes Técnico Administrativo em Educação: Antônio Afonso Pereira Júnior, Kelle dos Santos Carvalho. Justificaram a ausência: a Coordenadora da Câmara de Extensão: Profa. Adriana Maria Tenuta de Azevedo; as representantes docentes, Profa. Júnia Diniz Focas e Profa. Adriane Terezinha Sartori; a representante dos Técnicos Administrativos, Priscila Oliveira da Mata; I) DELIBERAÇÃO: A Profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez solicitou aos membros da Congregação a permissão de participação dos representantes discentes tendo em vista que a gestão ainda não entregou a ata da nomeação registrada em cartório, significando que eles ainda não podem participar da Congregação com direito a voto. A solicitação foi aprovada pela Congregação; II) EXPEDIENTE: Foram apresentadas e aprovadas as Atas das 195a e 196a reuniões da Congregação, realizadas nos dias 5 e 19 de dezembro de 2014 (2 abstenções), respectivamente; III – COMUNICAÇÕES: 1) Agradecimentos e Boas Vindas: A Profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez agradeceu ao Prof. Marcos Rogério Cordeiro Fernandes por sua contribuição como Coordenador da Câmara de Pesquisa e deu as boas vindas ao Prof. Luis Alberto Ferreira Brandão Santos. Os representantes discentes também receberam as boas vindas; 2) Novos servidores técnicos-administrativos: foi informada a lotação de novos Servidores Técnicos-Administrativos: a) Fábio Guimarães Miranda Barbosa, Secretaria do PosLin; b) Letícia Magalhães Munaier Teixeira, Secretaria do PosLin; c) Ricardo Bruno da Cruz Costa, Setor de Informática; 3) Posse: foi comunicada a posse do Prof. Guilherme Lourenço de Souza, na área Libras; 4) Aposentadoria: foi comunicada a aposentadoria da Profa. Constância Lima Duarte, a partir de 2 de março de 2015; 5) Obras: A superintendente administrativa, Paula Mariela de Castro Sollero, foi convidada pela diretoria para comunicar as obras que estão ocorrendo na Faculdade de Letras: ampliação da copa, sala 4071; construção do banheiro para cadeirante, sala 1000; ampliação do Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem - LEEL, sala 4015; fechamento da área ao lado da sala dos professores; 6) Site: foi comunicado que o site da Faculdade de Letras foi reformulado e logo será disponibilizado. Foi informado ainda que o Prof. Seung Hwa Lee será nomeado como Assessor da Tecnologia da Informação; 7) Comunicado da Reitoria: foi informado que o Reitor apresentou um comunicado à comunidade sobre o orçamento 2015, o qual apresenta a situação financeira da UFMG e a redução no impasse de verba da União. 8) Indicação para Comissão: foram feitas as seguintes comunicações sobre a indicação de Comissões: a) Comissão de Orçamento e Contas: foram indicados para a Comissão de Orçamento e Contas, o Sr. Daniel Garcia Amaral, presidente, a Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, representante docente, Sra. Priscila Oliveira da Mata, representante Técnico Administrativo, e Luísa Kiesling Casali, representante discente; b) Comissão Própria de Avaliação (CPA): A Profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez informou que a diretoria está buscando nomes a serem indicados para a Comissão Própria de Avaliação e salientou a importância da Comissão no âmbito da UFMG; 9) Matrícula da graduação: O Prof. Rui Rothe-Neves informou que a matrícula da graduação de 1o semestre de 2015 transcorreu sem problemas, que houve ampliação no número de vagas das disciplinas da FALE e que foram estabelecidos critérios para a disposição de vagas para as disciplinas da FAE, tendo em vista que a quantidade liberada não atendiam todas solicitações requeridas; 10) Processo 23072036498/2014-12, de interesse da Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos: foi comunicado que o processo 23072036498/2014-12, referente a denúncia de plágio feita pela Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, que outrora foi encaminhado para a Procuradoria Jurídica, retornou à Faculdade de Letras com a indicação de que a própria diretoria da unidade tem autonomia para encaminhar o processo para a instituição de origem dos responsáveis pelo plágio; 11) Plágio: O Prof. Rui Rothe-Neves informou que foi discutida na Câmara de Ensino a proposta de criação de regulação sobre as penalidades no caso de plágio discente. A Congregação sugeriu que fosse incluído na regulação o auto-plágio e fosse feita continuamente uma ampla divulgação da legislação, como por exemplo, na recepção dos calouros e no Letras e Debate; 12) Reuniões ordinárias da Congregação: foi comunicado o agendamento das reuniões ordinárias da Congregação do primeiro semestre de 2015, sendo as datas 10 de abril, 8 de maio, 19 de junho e 3 de julho. Foi comunicado ainda que, havendo necessidade, reuniões extraordinárias podem ocorrer; 13) Atraso na importação de dados para o INA 2014: A Sra. Camila Lopes Malveira Catão, Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, informou que a importação de dados para o INA 2014 está atrasada, porém a data de entrega do relatório se mantém para o dia 30 de abril; 14) Separação das secretarias: foi comunicada a separação da Secretaria da Diretoria, sob a responsabilidade da Sra. Carla Anunciata França de Lacerda, e a Secretaria Geral, sob a responsabilidade da Sra. Renata Angélica França Mendes; III – REFERENDAMENTOS: 1) Câmara de RH: a) Afastamento: foram aprovados ad referendum da Congregação os seguintes afastamentos: a) do Prof. Eduardo Tadeu Roque Amaral, para Mobilidade Acadêmica do Programa Escala Docente 2014/2015, na Universidad de Córdoba, em Córdoba, Argentina, no período de 30 de maio a 7 de junho de 2015; b) do Prof. Renato de Mello, para missão acadêmico-científica no Laboratório de “Communication et Politique”, na Universidade de Paris XIII, em Paris, França, no período de 22 a 26 de junho de 2015; c) do Prof. Marcos Antônio Alexandre, para participar do III Encuentro Internacional “Amor y violencia: el uso de lo clásico en la cultura iberoamericana contemporánea”, na Universidad de La Habana, em Havana, Cuba, no período de 4 a 12 de abril de 2015; d) do Prof. Tommaso Raso, para participar do 4th International Symposium “Discourse Markers in Romance Language”, na Universität Heidelberg, em Heidelberg, Alemanha, no período de 4 a 11 de maio de 2015; e) do Prof. Matheus Trevizam, para participar do III Encuentro Internacional “Amor y violencia”, na Universidad de La Habana, em Havana, Cuba, no período de 6 a 13 de abril de 2015; f) do Prof. Fábio Bonfim Duarte, para participar do 46th Annual Conferece on African Lincguistics – ACAL, com o trabalho intitulado Differential Object Marking in Mozambique Languages, na Univesity of Oregon, em Eugene, Estados Unidos, no período de 23 a 29 de março de 2015. As aprovações foram referendadas pela Congregação; b) Concursos de Professor Substituto: foram homologados ad referendum da Congregação os resultados dos seguintes concursos de Professor Substituto: a) Língua Portuguesa, Edital 03/2015, de 05 de janeiro de 2015, publicado no DOU de 6 de janeiro de 2015, em que se aprovou a candidata Nasle Maria Cabana; b) Literatura Brasileira, Edital 31/2015, de 20 de janeiro de 2015, publicado no DOU de 21 de janeiro de 2015, em que se aprovou a candidata Milene Moraes; c) Língua e Literatura Francesas - Edital 31/2015, de janeiro de 2015, de 20 de janeiro de 2015, publicado no DOU de 21 de janeiro de 2015, em que se aprovaram as candidatas Branca Puntel Motta Alem e Tainá Nunes Ferreira; d) Inglês para Fins Acadêmicos, Edital 154/2015, de 20 de fevereiro de 2015, publicado no DOU em 23 de fevereiro de 2015, em que se aprovou a candidata Janaina Henriques de Oliveira; e) Língua e Literatura Italianas, Edital 129/2015, de 11 de fevereiro de 2015, publicado no DOU de 12 de fevereiro de 2015, em que se aprovou a candidata Lúcia de Almeida Ferrari. As aprovações foram referendadas pela Congregação; 2) Câmara de Ensino: a) Pedido de vínculo como Professor Voluntário: foram aprovados ad referendum da Congregação os pedidos de vínculo como Professor Voluntário de Felipe Guimarães Gonçalves, Domingas Cesário Alvim e Simone Garófalo Carneiro, Polyana Prates de Oliveira Plais e Bianka Teixeira de Andrade Silva. As aprovações foram referendadas pela Congregação; 3) Câmara de Pesquisa: A) Projeto de Pesquisa: foram aprovados ad referendum da Congregação os seguintes projetos de pesquisa: a) do Prof. Renato de Mello, intitulado Análise discursiva de textos teatrais franceses, a ser desenvolvido no período de 1o de março de 2015 a 28 de fevereiro de 2018; c) da Profa. Claudia Campos Soares, intitulado Grande Sertão: Veredas: construindo nonadas na travessia da linguagem, a ser desenvolvido no período de 1o de novembro de 2014 a 31 de outubro de 2017; d) da Profa. Maria Inês de Almeida, intitulado Os livros de autoria indígena na ampliação do espaço literário, a ser desenvolvido no período de 1o de março de 2014 a 28 de fevereiro de 2017; e) da Profa. Eunice Maria das Dores Nicolau, intitulado A possível fusão entre indicativo e subjuntivo no pb: interação entre fator cognitivo e fator cultural?, a ser desenvolvido no período de 1o de abril de 2014 a 31 de março de 2016; f) do Prof. José de Paiva dos Santos, intitulado O espaço e o sagrado na literatura afrodescendente das Américas: um estudo comparado, a ser desenvolvido no período de 1o de março de 2015 a 31 de dezembro de 2017; g) do Prof. Seung Hwa Lee, intitulado Fonologia como a gramática de compreensão - vogais do português do Brasil, a ser desenvolvido no período de 1o de março de 2014 a 28 de fevereiro de 2018. As aprovações foram aprovadas pela Congregação; B) Projeto de Pesquisa – Pós-doc: Foram apresentadas as aprovações ad referendum da Congregação dos seguintes pareceres: a) da Profa. Glaucia Muniz Proença Lara, relativo ao projeto de pesquisa para Pós-doc da Profa. Ana Cristina Frick Matte, intitulado Estudo das categorias fechadas do percurso gerativo do sentido para geração do algoritmo de análise semiótica no software dados ‘Semiótica’, a ser desenvolvido no período de 1o de agosto de 2015 a 31 de julho de 2016; b) Prof. Elcio Loureiro Cornelsen, relativo ao projeto de pesquisa para Pós-doc da Profa. Lyslei Nascimento, intitulado O rol das coisas: memória e resistência na ficção sobre a shoah, a ser desenvolvido no período de 18 de março de 2015 a 1o de março de 2016; c) Profa. Maria Cândida Trindade C. de Seabra, relativo ao projeto de pesquisa para Pós-doc da Profa. Lúcia Monteiro de Barros Fulgêncio, intitulado Expressões fixas e idiomatismo do português brasileiro contemporâneo: questões teóricas e elaboração de um dicionário, a ser desenvolvido no período de 3 de agosto de 2015 a 3 de agosto de 2016. As aprovações foram referendadas pela Congregação; C) Projeto de Pesquisa – COEP: Foram apresentadas as aprovações ad referendum da Congregação dos seguintes pareceres: a) da Profa. Delaine Cafiero Bicalho, relativo ao projeto de pesquisa COEP da Profa. Adriane Teresinha Sartori, intitulado Práticas de Letramento (crítico) no Ensino de Língua Portuguesa, a ser desenvolvido no período de 1o de março de 2015 a 28 de fevereiro de 2018; b) da Profa. Maralice de Souza Neves, relativo ao projeto de pesquisa COEP Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, intitulado Letramentos e Ensino de Inglês como Língua Estrangeira: Formando Professores para a Justiça Social, a ser desenvolvido no período de 1o de março de 2015 a 28 de fevereiro de 2018. As aprovações foram referendadas pela Congregação; D) Projeto de Pesquisa – Doutorado: Foi apresentada a aprovação ad referendum da Congregação do projeto de pesquisa da Profa. Gladys de Sousa, intitulado A construção das representações Identitárias de Professoras de Língua Inglesa desenvolvido no período de 1o de julho de 2012 a 30 de dezembro de 2014. A arovação foi referendada pela Congregação; E) Relatório Final de Pesquisa: Foram apresentadas as aprovações ad referendum da Congregação dos seguintes relatórios finais: a) da Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, relativo ao projeto de pesquisa intitulado Ensino / Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Educação Crítica pelos Novos Letramentos, desenvolvido no período de 1o de janeiro de 2012 a 30 de dezembro de 2014; b) da Profa. Maria Lúcia Jacob Dias de Barros, relativo ao projeto de pesquisa intitulado A canção francófona nos manuais de ensino do francês, da necessidade ao prazer: uma pesquisa-ação, desenvolvido no período de 1o de janeiro de 2011 a 20 de dezembro de 2014; c) da Profa. Adriane Teresinha Sartori, relativo ao projeto de pesquisa intitulado Leitura e Escrita no Ensino Médio, desenvolvido no período de 1o de março de 2011 a 31 de dezembro de 2014; d) da Profa. Sabrina Sadlmayer Pinto, relativo ao projeto de pesquisa intitulado Todo o velho é uma confissão: os diários de Vergílio Ferreira, desenvolvido no período de 2012 a 2014; e) da Profa. Ulrike Agathe Schröder, relativo ao projeto de pesquisa intitulado Comunicação intercultural entre participantes das culturas brasileira e alemã, desenvolvido no período de 1o de maio de 2010 a 30 de abril de 2013; f) do Prof. José de Paiva dos Santos, relativo ao projeto de pesquisa intitulado Espaços de resistência, rituais de regeneração: o discurso judaico-cristão e a literatura afro-americana no século vinte, desenvolvido no período de 1o de março de 2012 a 31 de dezembro de 2014; g) do Prof. Seung Hwa Lee, relativo ao projeto de pesquisa intitulado Inventário das vogais e processos fonológicos no PB, desenvolvido no período de 1o de março de 2011 a 28 de fevereiro de 2014; h) da Profa. Célia Maria Magalhães, relativo ao projeto de pesquisa intitulado Estilo em tradução: explicitação e apresentação do discurso em corpus de textos literários, desenvolvido no período de 1o de março de 2011 a 31 de julho de 2014. As aprovações foram referendadas pela Congregação; E) Relatório Final – Pós-doc: Foi apresentado o parecer da Profa. Ana Larissa Adorno Marciotto, relativo ao Relatório final de Pesquisa de pós-doutorado da Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, intitulada Globalização e formação de professores: letramentos transnacionais no ensino/aprendizagem de língua estrangeira, desenvolvida no período de 18 de março de 2014 a 28 de fevereiro de 2015. A aprovação foi referendada pela Congregação; F) Solicitação de Prorrogação de Pesquisa: foram apresentadas as aprovações ad referendum da Congregação das seguintes solicitações de prorrogação do período de projeto de pesquisa: a) da Profa. Elzimar Goettenauer de Martins Costa, intitulada Leitura e Escrita nos Livros Didáticos de Espanhol: PNLD 2014 e PNLD 2015, sendo o período do projeto de 1o de abril de 2013 a 31 de março de 2015, prorrogado para 31 de março de 2016; b) Prof. Volker Karl Lothar Jaeckel, intitulada Um fim de guerra esquecido: A recriação literária do fim da Guerra Civil Espanhola no porto de Alicante, sendo o período do projeto de 1o de março de 2013 a 28 de fevereiro de 2015, prorrogado para 29 de fevereiro de 2016. As aprovações foram referendadas pela Congregação; 4) Câmara de Extensão: foram apresentados os seguintes eventos aprovados ad referendum da Congregação: a) I Seminário de Retórica e Argumentação: docere, delectare, et movere – emoções aristotélicas no cinema, coordenado pela Profa. Helcira Maria Rodrigues, realizado no período de 10 a 13 de março de 2015, registro SIEX 201859; b) IX Lablita and IV LEEL International Workshop UFMG, Belo Horizonte, coordenado pelo Prof. Tommaso Raso, a realizar-se no período de 3 a 7 de agosto de 2015, registro SIEX 201845; c) Uma Viagem ao Mundo da Libras – Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária, coordenado pela Servidora Lina Soares de Souza, a realizar-se no período de 24 de abril de 2015, registro SIEX 201264; d) I Colóquio Brasileiro de Estudos Andinos/III Encontro Literatura Andina e Cultura Peruana, coordenado pelo Prof. Rômulo Monte Alto, a realizar-se no período de 27 a 30 de maio de 2015. As aprovações foram referendadas pela Congregação; IV – DELIBERAÇÕES: 1) Processo de Promoção para a Classe de Professor Associado: foi apresentado o parecer relativo ao Processo de Promoção para a Classe de Professor Associado do Prof. Aderlande Pereira Ferraz, no qual foi detectada ilegalidade no resultado da banca. Foram apresentadas as seguintes propostas: a) Aprovação do parecer. O parecer foi aprovado pela Congregação; b) anulação da homologação do resultado da banca sobre o Processo de Promoção. A proposta foi aprovada pela Congregação; c) indicação de uma nova banca: foram indicados os nomes dos Professores Maria Antonieta Amarante de M. Cohen, Delaine Cafiero Bicalho, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, e Evelyne Jeanne Andree Angele Madeleine Dogliani (FALE); Aracy Alves Martins e Maria da Graça Costa Val (FAE). A proposta foi aprovada pela congregação; 2) Conselho Diretor do CELC: foram indicados os seguintes nomes para compor o Conselho Diretor do Centro de Estudos Literários e Culturais: a) representantes de unidades da UFMG: Adriane Aparecida Vidal Costa (titular) e Luiz Carlos Villalta (suplente), do Departamento de História/FAFICH; Ana Carina Utsch Terra (titular) e Magali Melleu Sehn (suplente), do Departamento de Artes Plásticas/EBA; e Maria Da Conceição Carvalho (titular) e Marta Eloísa Melgaço Neves (suplente), da Escola de Ciência da Informação (Suplente), b) representantes dos Programas de Pós-graduação da FALE: Marcos Rogério Cordeiro Fernandes (titular) e Teodoro Rennó Assunção (suplente), POSLIT, e as Professoras Maria Cândida Trindade C. de Seabra (titular) e Márcia Cristina de Brito Rumeu (suplente), POSLIN; c) representantes de Professores Pesquisadores: Reinaldo Martiniano Marques (titular) e Eneida Maria de Souza (suplente); d) bibliotecários Maria Madalena Pereira de Almeida Rocha (titular) e Antonio Afonso Pereira Junior (suplente); e) representantes do corpo discente: Carolina Pimentel Miranda (titular) e Raquel Paula de Souza (suplente). As indicações foram aprovadas pela Congregação; 3) Relatório Final de Atividades: foram apresentados os seguintes relatórios finais de atividade: A) Programa Pronoturno - 2014: A Profa. Sueli Maria Coelho, Coordenadora do Colegiado de Graduação, apresentou o relatório final de atividade do Programa Pronoturno – 2014, o qual oferece 11 bolsas de auxílio da PROGRAD a alunos do noturno até o final de suas graduações. O relatório foi aprovado pela Congregação; B) Monitoria - 2014: O Prof. Cristiano Silva de Barros, Coordenador Adjunto do Colegiado de Graduação, apresentou o relatório final de atividade de Monitoria – 2014, o qual ofereceu bolsa para 59 alunos prestarem monitoria a disciplinas de graduação. O relatório foi aprovado pela Congregação; 4) Evento: foi apresentada a solicitação para a realização do IV Simpósio Internacional de Análise do Discurso: Teorias, Conceitos e interdisciplinares, coordenado pelos Profs. Wander Emediato de Souza, Ida Lucia Machado e Gláucia Muniz Proença Lara, a se realizar no período de 14 a 16 de setembro de 2016. A solicitação foi aprovada pela Congregação; 5) Câmara de Extensão: A) Projeto de Extensão: foi apresentada a proposta de projeto de extensão intitulado ProTILS - Projeto de capacitação de tradutores e interpretes de língua de sinais, coordenado pelo Prof. Guilherme Lourenço de Souza. A proposta foi aprovada pela Congregação; 6) Câmara de RH: A) Indicação de Banca Examinadora para Análise dos Pedidos de Progressão Docente, conforme Resolução 04/2014: foram apresentadas as seguintes propostas para a indicação de Banca Examinadora para Análise dos Pedidos de Progressão Docente, conforme Resolução 04/2014: a) A comissão terá mandato de 2 anos; b) Os indicados serão da Classe de Associados e titulares que cambiarão de acordo com a classe dos avaliados; c) Serão indicados 4 docentes de cada classe, sendo 3 titulares e um suplente. As propostas foram aprovadas pela Congregação; B) Indicação de Supervisor de Estágio Probatório: foram sugeridas como supervisoras de Estágio Probatório de Guilherme Lourenço de Souza, as Profas. Elidea Lucia Almeida Bernardino (15 votos) e Rosana Passos (um voto). A Congregação aprovou a indicação da Profa. Elidea Lucia Almeida Bernardino para supervisionar o Estágio Probatório do Prof. Guilherme Lourenço de Souza; 7) Câmara de Ensino: A) Solicitação discente: foram apresentados os pareceres da Câmara de Ensino relativos às solicitações de reinclusão no curso de Letras dos seguintes discentes: a) Marina Arantes Castro: parecer desfavorável. O parecer foi votado e aprovado (uma abstenção); b)Arnaldo Libério Gontijo da Silva: parecer favorável. O parecer foi votado e aprovado; B) Anuência de disciplinas: foi retirado de pauta; C) Encargos didáticos: foi proposta pela Câmara de Ensino a designação de encargos didáticos para a Profa. Ana Lucia Esteves de 120 horas, sendo que, se em 30 dias contados desta data, a docente não retornar à sala de aula será iniciado o processo de sua exoneração. A proposta foi aprovada pela Congregação (uma abstenção); D) Concursos 2015: foi apresentada a proposta para os concursos para Magistério (ANEXO), com as seguintes sugestões de alteração: a) retirada da pauta da proposta da área de Língua Portuguesa. A proposta foi aprovada; b) retirada do item “graduação em Letras”. A proposta foi votada e aprovada com 12 votos a favor, 3 votos contrários e nenhuma abstenção; c) retirada do item com “tese na área”. A proposta foi aprovada. d) inclusão do item “com produção na área”. A proposta foi aprovada por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, a Profa. Graciela Inés Ravetti de Gómez agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Renata Angélica França Mendes, Secretária, lavrei a presente ata, que dato e assino. Belo Horizonte, 13 de março de 2015.

 

Renata Angélica França Mendes                       

 

 

 

 


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