FALE - SECRETARIA GERAL
Ata da trecentésima sexta reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 21 de março de 2025, às 14:00 horas, na sala da Congregação, mediante convocação prévia, sob a presidência da Diretora desta unidade, Profa. Sueli Maria Coelho, com a participação dos seguintes membros: o Vice-diretor e Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte; a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna; a Coordenadora do Centro de Extensão, Profa. Daniela Akie Hirakawa; a Subcoordenadora do Colegiado de Graduação, Profa. Larissa de Souza Arruda; o Coordenador do Programa de Pós- graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Fabio Alves da Silva Júnior; a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Profa. Adriane Teresinha Sartori; o Subcoordenador do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Prof. Raniere Alislan Almeida Cordeiro; os representantes docentes: Prof. Maurício Sartori Resende, Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Profa. Gláucia Muniz Proença Lara, Profa. Anna Palma, Prof. Constantino Luz de Medeiros, Prof. Gustavo Silveira Ribeiro, Profa. Luciana de Oliveira Silva, Profa. Climene Fernandes Brito Arruda, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, Profa. Lúcia de Almeida Ferrari, Profa. Valéria Sabrina Pereira, Prof. André Vinicius Lopes Coneglian, Profa. Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Profa. Giulia Bossaglia; os representantes dos servidores técnico-administrativos em Educação: Adalberto Neves Werneck, Andreza Cristiane Reis de Miranda e Mirian Marlene de Rezende Bergo; os representantes discentes Guilherme Viana Limeiro e Fernanda Buldrini Barreto. O Coordenador da Câmara de Pesquisa, Prof. Marcos Antônio Alexandre; o Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Rômulo Monte Alto; os representantes docentes Prof. Magnun Rochel Madruga, Prof. Olimar Flores Júnior; e o representante dos servidores técnico-administrativos em Educação, Vando Jerônimo da Costa, justificaram ausência na reunião. Participou ainda da reunião o tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Rafael Gonçalves Silva. I – EXPEDIENTE: A) Ata da 305ª reunião da Congregação, realizada no dia 31 de janeiro de 2025: foi apreciada e aprovada a ata da trecentésima quinta reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada no dia 31 de janeiro de 2025. II – INFORMES: 1) Diretoria: A) Nova Coordenação da Câmara de Pesquisa/FALE: foi apresentada a portaria de designação do Professor Marcos Antônio Alexandre como coordenador da Câmara de Pesquisa da Faculdade de Letras, para o período de 17 de março de 2025 a 16 de março de 2027, considerando o resultado das eleições convocadas pelo Edital FALE 020/2025, de 17 de fevereiro de 2025. A Profa. Sueli agradeceu a Profa. Ulrike Schröder pelo excelente trabalho desempenhado à frente da Câmara de Pesquisa, com um olhar atento para a internacionalização e para temáticas sensíveis à área de Humanidades, e apresentou as boas-vindas e os votos de sucesso ao professor Marcos Alexandre. B) Aprovação de Projeto IEAT (Profa. Gláucia Muniz): foi comunicada a aprovação do Projeto intitulado “Migrantes e refugiados no Brasil: entre narrativas de vida, leis e políticas públicas” submetido à Chamada 2024 do Programa Professor Residente IEAT/UFMG, pela Professora Gláucia Muniz Proença Lara. C) Cerimônia de concessão do título de Profa. Emérita à Profa. Maria Nazareth Soares Fonseca: foi comunicado que, no dia 07 de abril, às 18h, no auditório A102 (CAD 2), será realizada a cerimônia de concessão do título de Professora Emérita à profa. Maria Nazareth Soares Fonseca, em sessão solene da Congregação. D) Novos representantes docentes junto à Congregação (Câmara de Recursos Humanos): foi apresentado o relatório de apuração da consulta eletrônica para novos representantes docentes junto à Congregação, com eleição da chapa composta pelas Profas. Lúcia Ferrari (titular) e Luana Lopes Amaral (suplente), que passam a integrar também a Câmara de Recursos Humanos. E) Prestação de contas de atividades remuneradas: foi apresentada a prestação de contas encaminhada pela Profa. Bárbara Salviano, considerando a autorização concedida para realização de atividade remunerada, conforme previsto na Resolução 13/2022 do Conselho Universitário e estabelecido na Resolução FALE 02/2023. F) Programa de Gestão e Desempenho (PGD): foi apresentada a PORTARIA Nº 1741, de 27 de fevereiro de 2025, que amplia as áreas de adesão ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). A Profa. Sueli esclareceu que, na Faculdade de Letras, são vários os setores passíveis de implementação e, como no caso da primeira Portaria, todos os planos devem ser aprovados pela Congregação. A Diretoria procederá a uma conversa com os setores envolvidos e com suas respectivas chefias, para conhecimento do interesse de adesão. A partir daí, o PGD será implementado paulatinamente, começando por aqueles setores cuja aprovação não demanda nenhuma fusão. No caso de setores com apenas um servidor, a adesão está condicionada à fusão, já que a implementação do PGD não pode fechar setor ou reduzir horário de atendimento ao público. G) EDITAL FALE/UFMG 051/2024 - SELO INCIPIT: foi comunicado o recebimento da proposta de autoria da Profa. Michelle Murta, submetida ao Edital do Selo Incipit, uma pareceria da FALE com a Editora UFMG, para financiar a publicação de obras didáticas. Após seguir os trâmites do Edital, com parecer de professor externo, o livro foi recomendado para publicação e já foi encaminhado pela coordenação da Câmara de Ensino à Editora UFMG para iniciar o processo de publicação. H) Política de animais no campus: a Profa. Lúcia Ferrari, representante da Faculdade de Letras na comissão responsável pela política de animais no campus, convidou a comunidade da FALE para se juntar ao grupo, informando sobre a campanha que será promovida para assegurar os cuidados necessários para os animais domésticos existentes no campus. A Profa. Valéria manifestou interesse em compor a referida comissão. I) Nova Coordenação do NELC (Núcleo de Estudos em Linguagem, Cognição e Cultura): foi comunicado que, em virtude da aposentadoria iminente da Profa. Heliana Mello, a Profa. Deise Prina Dutra assumiu a coordenação do NELC (Núcleo de Estudos em Linguagem, Cognição e Cultura). J) Resolução Professor Voluntário (Resolução Complementar 07/2024, de 17/12/2024): foi apresentada a Resolução Complementar 07/2024, de 17/12/2024, que dispõe sobre normas e critérios relativos à atuação de Professores Voluntários no âmbito da UFMG. Considerando a necessidade de uma reflexão por parte da comunidade da FALE, para elaboração de uma Resolução Interna, a Profa. Sueli informou que enviará a Resolução para as áreas, para que se manifestem acerca do tema, apresentando sugestões de critérios para elaboração da Resolução da Unidade. K) Aprovação de servidores TAES em processos seletivos para capacitação: foi comunicada a aprovação dos servidores TAES Carla França, Adalberto Werneck, Paloma Aquino e Gladimir Andrade em Programas de Mestrado. A Profa. Sueli parabenizou os servidores aprovados, desejando-lhes sucesso. L) Comissão local de Avaliação de Recursos Educacionais da FALE : foi comunicado que, em atendimento a uma solicitação da Diretoria da Biblioteca Universitária para a implementação da comunidade “Recursos Institucionais” no Repositório Institucional da UFMG, após consultar os docentes mais diretamente envolvidos na área de Linguística Aplicada, foi emitida a Portaria FALE 008/2025, que designa a Comissão Avaliadora de Recursos Educacionais da Faculdade de Letras, composta pelos seguintes docentes: Junot Maia (Presidente), Larissa Giacometti, Elzimar Costa, Leina Jucá, Elidea Bernardino, Roberto Said e Aline Magalhães. A Profa. Sueli esclareceu que o objetivo dessa comunidade é a disseminação gratuita dos recursos educacionais produzidos na UFMG para docentes, pesquisadores e discentes de outras instituições, cabendo a essa comissão a tarefa de validá-los. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Entrada em exercício de servidores técnico administrativos: foi comunicada a entrada em exercícios dos servidores técnico-administrativos Eduardo Damasceno, lotado no Instituto Confúcio, e Jéssica Nívia de Oliveira Silva, lotada no Acervo de Escritores Mineiros. B) Trabalho voluntário: foi apresentado o termo de adesão ao trabalho voluntário de Karla Alves
de Araújo Franca Castanheira, para o período de 19/11/2024 a 08/02/2025, na área de Linguística Aplicada: Português como Língua Materna, sob supervisão do Prof. Junot de Oliveira Maia. REFERENDAMENTOS: 1) Diretoria: A) Proposta intitulada “Léxico e Língua de sinais: divulgando os estudos do léxico no Letras-Libras através da prática lexicográfica”, coordenada pela Profa. Bárbara Salviano, submetida ao PIPA - PROGRAMA DE APOIO À INCLUSÃO E PROMOÇÃO À ACESSIBILIDADE: foi apresentada
a proposta intitulada “Léxico e Língua de sinais: divulgando os estudos do léxico no Letras- Libras através da prática lexicográfica”, coordenada pela Profa. Bárbara Salviano, submetida ao PIPA - PROGRAMA DE APOIO À INCLUSÃO E PROMOÇÃO À ACESSIBILIDADE, aprovada ad referendum da Congregação, para atendimento aos prazos previstos no Edital. B) Projeto intitulado “Formação de professores para a educação bilíngue de surdos: fundamento e práticas”, coordenado pela Profa. Michelle Murta: foi apresentado o projeto intitulado “Formação de professores para a educação bilíngue de surdos: fundamento e práticas”, coordenado pela Profa. Michelle Murta, aprovado ad referendum da Congregação, para atendimento aos prazos previstos no Edital. Foi apresentada ainda a solicitação de isenção das taxas previstas na Resolução n° 13/2022, de 1º de maio de 2022, também aprovada ad referendum da Congregação, baseando-se no artigo 13 da referida Resolução, bem como no Decreto nº 10.426, de 16 de julho de 2020. C) Projeto intitulado “ProTILS – Projeto de Capacitação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais”, coordenado pelo Prof. Guilherme Lourenço: foi apresentado o projeto intitulado ProTILS – Projeto de Capacitação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais”, coordenado pelo Prof. Guilherme Lourenço, aprovado ad referendum da Congregação, para atendimento aos prazos previstos no Edital. Foi apresentada ainda a solicitação de isenção das taxas previstas na Resolução n° 13/2022, de 1º de maio de 2022, também aprovada ad referendum da Congregação, baseando-se no artigo 13 da referida Resolução, bem como no Decreto nº 10.426, de 16 de julho de 2020. A Congregação se manifestou favorável aos referendamentos apresentados pela Diretoria. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Progressão Funcional Docente: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, apresentou os pareceres favoráveis à Progressão funcional dos seguintes Docentes: i) Valdeni da Silva Reis, de Adjunto III para IV, avaliada pela Profa. Silvana Maria Pessôa de Oliveira; ii) Lúcia de Almeida Ferrari, de Adjunto III para IV, avaliada pelo Prof. Sérgio Alcides Pereira do Amaral; iii) Raquel dos Santos Madanelo Souza, de Adjunto III para IV, avaliada pela Profa. Sabrina Sedlmayer Pinto; iv) Luciana de Oliveira Silva, de Adjunto III para IV, avaliada pela Profa. Adriane Teresinha Sartori; v) Luciano Magnoni Tocaia, de Adjunto III para IV, avaliado pela Profa. Maria Cândida Trindade Costa de Seabra; vi) Marcelo Rondinelli, de Adjunto III para IV, avaliado pelo Prof. Tommaso Raso; vii) Maria Mendes Cantoni, de Adjunto III para IV, avaliada pela Profa. Aléxia Teles Guimarães; viii) Olimar Flores Júnior, de Associado II para III, avaliado pela Profa. Ana Maria Chiarini; ix) Leandro Rodrigues Alves Diniz, de Associado II para III, avaliado pela Profa. Marcia Maria Valle Arbex. B) Promoção Docente para classe Titular (pareceres com indicação de aprovação): foram apresentados os pareceres favoráveis à Promoção Docente para a classe de Titular, dos seguintes interessados: i) Prof. Eduardo Tadeu Roque Amaral, comissão avaliadora composta pelos Profs. Drs. Maria Antonieta Amarante de Mendonça Cohen, (FALE/UFMG), Maria José Bocorny Finatto (UFRGS), Elizabete Aparecida Marques (UFMS) e Alexandre Melo de Sousa (UFAL); ii) Profa. Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, comissão avaliadora composta pelos Profs. Drs. Wander Emediato de Souza (FALE/UFMG), Luiz Fernando Matos da Rocha (UFJF), Cláudio Márcio do Carmo (UFSJ) e Marta Cristina da Silva (UFJF). C) Revisão de Progressão Funcional Docente: foi apresentado o parecer favorável à revisão da progressão funcional do docente Marcel de Lima Santos, aprovado ad referendum da Congregação, referente às atividades desenvolvidas no período de 31/08/2018 a 31/10/2018. D) Afastamentos docentes para qualificação (Pós-doc): foram apresentados os pedidos de afastamentos docentes para realização de estágio pós-doutorado, aprovados ad referendum da Congregação, conforme a seguir: i) Profa. Leina Claudia Viana Juca, no período de 10/03/2025 a 09/03/2026; ii) Bernardo Guadalupe dos Santos Lins Brandão, no período de 01/03/2025 a 28/02/2026; iii) Silvana Maria Pessôa de Oliveira, no período de 08/02/2025 a 08/08/2025. IV – DELIBERAÇÕES: Diretoria: A) Indicação de representantes docentes junto ao Conselho Universitário: foi apresentada a solicitação de indicação de novos representantes da FALE junto ao Conselho Universitário, tendo em vista o término do mandato dos Professores Luiz Francisco Dias (titular) e Bárbara Orfanó (suplente). A Profa. Sueli informou que, visando à agilidade na indicação, conversou anteriormente com os Professores Élcio Cornelsen e Sabrina Sedlmayer, estando ambos de acordo com a indicação, caso a Congregação fosse favorável. A Congregação se manifestou favorável à indicação dos Professores Élcio Cornelsen (titular) e Sabrina Sedlmayer (suplente), como representantes da FALE junto ao Conselho Universitário, a partir do dia 24 de março de 2025. B) Designação da Comissão de honra da Congregação para a condução da Profa. Maria Nazareth à cerimônia de Profa. Emérita: a Profa. Sueli solicitou a indicação de dois servidores docentes e um servidor TAE, para composição da Comissão de Honra que introduzirá a profa. Nazareth no recinto da cerimônia que lhe concederá o título de Professora Emérita. A Congregação deliberou pela indicação dos Professores Constância Lima Duarte e Marcos Antônio Alexandre e pela servidora TAE Tânia Mateus . C) Designação da Comissão Eleitoral local, destinada a organizar o processo de consulta eleitoral para o cargo de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) da FALE: foi apresentada a solicitação de indicação de membros para composição da Comissão Eleitoral local, destinada a organizar o processo de consulta eleitoral para o cargo de Diretor(a) e Vice-Diretor(a) da FALE, tendo em vista que o mandato da atual Diretoria termina em 29 de agosto deste ano. A Congregação deliberou pela indicação dos seguintes membros: Profa. Daniela Mara Guimarães (presidente) e Profa. Daniela Hirakawa, representantes da categoria docente; servidoras Kelle dos Santos Carvalho e Mírian Marlene de Resende Bergo, representantes da categoria dos servidores técnico administrativos em educação (TAE); e Fernanda Buldrini Barreto e Guilherme Viana Limeira, representantes da categoria D) Professores Substitutos para licença capacitação/qualificação: a Profa. Sueli comunicou sobre a necessidade de uma reflexão da Congregação sobre a atuação dos professores substitutos da FALE, no âmbito do plano de qualificação. Esclareceu-se que a concessão dos sete professores substitutos, em razão de afastamentos docentes para capacitação, foi a primeira experiência da Unidade, sugerindo uma avaliação do processo. De acordo com a Profa. Sueli, o plano de capacitação está vigente até este ano, devendo ser renovado pela nova diretoria. A atual gestão avalia que o processo não está funcionado adequadamente, pelo fato de esse tipo de vaga não permitir a renovação do contrato, por cessação do motivo gerador. Sugeriu-se uma avaliação da comunidade, se a FALE deve manter esses professores e, se for o caso, pensar em formas de minimizar os problemas e desgastes para as áreas contempladas e para a administração. Uma das possibilidades é prever a rotatividade entre as áreas, o que evitaria o problema de impossibilidade de prorrogação. Deliberou-se que o tema seria encaminhado às áreas, para reflexão e manifestação. E) Solicitação de anuência para participação de docentes da FALE nos projetos de pesquisa vinculados ao CT-IA-SAÚDE: foi apresentada a solicitação de anuência, encaminhada pela Coordenação do CT-IA Saúde, para participação dos Professores Adriana Silvina Pagano e Evandro Landulfo Teixeira Paradela Cunha nos projetos de pesquisa vinculados ao Centro de Tecnologia em Inteligência Artificial para Saúde (CT-IA-SAÚDE) e financiados com recursos do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde da Universidade federal de Minas Gerais (CIIA-Saúde da UFMG). A Congregação se manifestou favorável à participação dos Professores Adriana Pagano e Evandro Landulfo nos referidos projetos de pesquisa. F) Projeto de Colaboração Técnica de interesse da área de francês: foi apresentada a proposta de Cooperação Técnica junto à área de Francês da Faculdade de Letras da UFMG, encaminhada pelo Prof. Márcio Venício Barbosa, lotado no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, bem como manifestação favorável da área de Língua e Lit. Francesa para a referida Colaboração Técnica. A Congregação se manifestou favorável à proposta apresentada. 2) Câmara de Ensino: A) Solicitações de afastamentos docentes: foram apresentadas as solicitações de afastamentos docentes, para realização de estágio pós-doutorado, conforme a seguir: i) Prof. André Coneglian, para o período de 01/02/2026 a 31/01/2027, na Universidade Federal de Juiz de Fora, sob orientação do Prof. Dr. Tiago Timponi Torrent; ii) Profa. Lia Miranda, para o período de 01/01/2026 a 31/12/2026, na Université du Québec à Montréal, sob orientação da Profa. Rachel Bouvet. A Congregação se manifestou favorável aos requerimentos para afastamentos docentes, com abstenção do Prof. André Coneglian. 3) Câmara de Recursos Humanos: A) Banca de Promoção Docente (para classe de Associado): a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, apresentou as indicações para composição de banca para promoção de associado, das seguintes interessadas: i) Profa. Rosana Passos: Profa. Dra. Desirée De Vit Begrow – UFBA, Profa. Dra. Maria Cristina da Cunha Pereira - PUC-SP, Profa. Dra. Wilma Favorito – INES, Profa. Dra. Tanya Amara Felipe de Souza – UPE, Profa. Dra. Elidéa Lúcia Almeida Bernardino – UFMG, Profa. Dra. Gisele Mara Silva – UFMG. B) Banca de Promoção Docente (para classe de Titular): apresentou-se ainda a seguinte indicação para composição da banca de promoção à classe de títular de interesse da Profa. Elisa Maria Amorim Vieira: Profa. Dra. Sara del Carmen Rojo de la Rosa (UFMG), Marcos Antônio Alexandre (UFMG), Silvia Inés Cárcamo de Arcuri (UFRJ), Margareth dos Santos (USP), Elena Cristina Palmero Gonzalez (UFRJ). A Congregação se manifestou favorável às indicações apresentadas. Nada mais havendo a tratar, a Profa. Sueli Maria Coelho agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla Anunciata França de Lacerda, Secretária Geral da Faculdade de Letras, lavrei a presente ata, que assino juntamente com os demais membros presentes à reunião.
Documento assinado eletronicamente por Carla Anunciata Franca de Lacerda, Secretário(a), em 28/04/2025, às 13:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Andrea Machado de Almeida Mattos, Professora do Magistério Superior, em 28/04/2025, às 13:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Thiago Cesar Viana Lopes Saltarelli, Professor do Magistério Superior, em 28/04/2025, às 13:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Marcos Antonio Alexandre, Professor do Magistério Superior, em 28/04/2025, às 13:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Michelle Andrea Murta, Professora do Magistério Superior, em 28/04/2025, às 13:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Maurício Sartori Resende, Professor do Magistério Superior, em 28/04/2025, às 14:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Heloisa Maria Moraes Moreira Penna, Professora do Magistério Superior, em 28/04/2025, às 14:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Guilherme Viana Limeira, Usuário Externo, em 28/04/2025, às 15:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Isaac Milton Costa dos Santos, Usuário Externo, em 28/04/2025, às 21:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Jaqueline Silveira Lage, Assistente em Administração., em 29/04/2025, às 11:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Mirian Marlene de Rezende Bergo, Auxiliar em Administração, em 29/04/2025, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Jairo Venício Carvalhais de Oliveira, Professor do Magistério Superior, em 29/04/2025, às 11:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Sueli Maria Coelho, Diretor(a) de unidade, em 29/04/2025, às 13:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Junot de Oliveira Maia, Professor do Magistério Superior, em 29/04/2025, às 18:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Giulia Bossaglia, Professora do Magistério Superior, em 29/04/2025, às 21:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Romulo Monte Alto, Membro de comissão, em 30/04/2025, às 10:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Valeria Sabrina Pereira, Professora do Magistério Superior, em 01/05/2025, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Fabio Alves da Silva Junior, Coordenador(a) de curso de pós-graduação, em 01/05/2025, às 18:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Wander Emediato de Souza, Professor do Magistério Superior, em 05/05/2025, às 18:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Climene Fernandes Brito Arruda, Professora do Magistério Superior, em 06/05/2025, às 10:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Teodoro Renno Assuncao, Professor do Magistério Superior, em 06/05/2025, às 10:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes, Professora do Magistério Superior, em 06/05/2025, às 13:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Anna Palma, Professora do Magistério Superior, em 06/05/2025, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Lucia de Almeida Ferrari, Professora do Magistério Superior, em 08/05/2025, às 14:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Renan Belmonte Mazzola, Coordenador(a), em 08/05/2025, às 17:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Daniela Akie Hirakawa, Coordenador(a), em 12/05/2025, às 14:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Georg Otte, Vice diretor(a) de unidade, em 12/05/2025, às 14:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
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Referência: Processo nº 23072.217869/2024 29 SEI nº 4164982