Ata de Deliberações da Congregação da Faculdade de Letras, Ocorrida em Vinte de Agosto de 2021, Via Consulta Eletrônica

Ata da oitava reunião virtual da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 20 de agosto de 2021, às 14:00 horas, em sala virtual, por meio do serviço Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), mediante convocação prévia, sob a presidência da Diretora pro tempore, Profª Sueli Maria Coelho, com a participação dos seguintes membros: o Subcoordenador do Colegiado de Graduação, Prof. Jairo Venicio Carvalhais de Oliveira; a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder; a Coordenadora da Câmara de Extensão, Profa. Adriana Maria Tenuta de Azevedo; o Coordenador da Câmara de Recursos Humanos, Ernandes Rodrigo Norberto; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Georg Otte; o Coordenador do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Letras, Prof. Luiz Francisco Dias; o Coordenador do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Prof. Guilherme Lourenço de Souza; dos seguintes representantes docentes: Profa. Márcia Maria Cançado Lima, Profa. Célia Maria Magalhães, Profa. Luciana de Oliveira Silva, Profa. Aléxia Teles Duchowny, Profa. Janayna Maria da Rocha Carvalho, Profa. Anna Palma, Prof. Henrique Rodrigues Leroy, Prof. Magnun Rochel Madruga, Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Profa. Aline Magalhaes Pinto, Profa. Valéria Sabrina Pereira, Profa. Deise Prina Dutra, Prof. Paulo Vinícius Bio Toledo, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos e Prof. Rômulo Monte Alto; os representantes dos Técnicos Administrativos em Educação: Vando Jerônimo da Costa, Laura de Jesus Sousa, Alex de Souza Anastácio e; os representantes discentes: Elisa Mattos, João Pedro Cirino Marques, Rafael Gonçalves Silva e Luiza Datas Cruz. O representante docente, Prof. Marcos Antônio Alexandre, e o representante dos Técnicos Administrativos em Educação, Adalberto Neves Werneck, justificaram a ausência na reunião. O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Wander Emediato de Souza, não participou da reunião. A Profa. Sueli Maria Coelho agradeceu a presença de todos e solicitou autorização para participação dos representantes discentes, indicados pelo Diretório Acadêmico, com direito a voz e sem direito a voto. A Congregação foi favorável à participação dos representantes discentes. I – EXPEDIENTE: A) Atas das sexta e sétima reuniões virtuais da Congregação, realizadas no dia 30 de julho de 2021: foram apreciadas e aprovadas as atas das sexta e sétima reuniões virtuais da Congregação, realizadas por meio do serviço Conferência Web da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), no dia 30 de julho de 2021, com abstenção dos representantes docentes Guilherme Lourenço de Souza, Anna Palma, Janayna Maria da Rocha Carvalho e Deise Prina Dutra. II - COMUNICAÇÕES: 1) Diretoria: A) Mudança de Coordenação do NELC: foi informado que a Profa. Lúcia de Almeida Ferrari assumiu a coordenação do Núcleo de Estudos em Linguagem, Cognição e Cultura (NELC), no dia 01/08/2021, em substituição à Profa. Giulia Bossaglia. B) Mudança de Coordenação do LEEL: foi comunicado que o Prof. Tommaso Raso, assumiu a coordenação do Laboratório de Estudos Empíricos e Experimentais da Linguagem (LEEL), no dia 01/08/2021, em substituição à Profa. Lúcia de Almeida Ferrari. O Prof. Bruno Neves Rati de Melo Rocha permanece na Vice-coordenação do Laboratório. C) Acervo de Escritores Mineiros: foi comunicado que, em razão da falta de espaço do AEM no terceiro andar da Biblioteca Central, a Diretoria se reuniu no dia 17/08/21 com a Reitora, Profa. Sandra Goulart Almeida, com a Diretora da Biblioteca Central, Kátia Lúcia Pacheco, e com os professores da FALE Myriam Ávila e Roberto Said, para encontrar soluções a curto prazo, como o acolhimento do acervo do Prof. Fábio Lucas, mas também para discutir soluções de longo prazo como a construção de um espaço para o AEM no chamado “Milharal”. Para estudar essa possibilidade, foi agendada uma reunião da Diretoria com o Prof. Maurício Campomori, Diretor da Escola de Arquitetura da UFMG, para o dia 24/08, com a presença dos mencionados professores da FALE. Assim que for elaborado um projeto adequado às necessidades do Acervo e compatível com seu potencial de se tornar um centro de referência e uma marca identitária da FALE, será realizado um trabalho na captação de recursos para viabilizar a obra. D) Plataforma Zoom: foi comunicada a aquisição de três licenças na plataforma Zoom, para a realização de eventos e defesas da FALE. Informou-se ainda que foi criada uma equipe de apoio técnico a eventos virtuais, e que está prevista a criação de outra equipe, para auxiliar no uso de um sistema online de acompanhamento de eventos. E) Informes da Diretoria: foi comunicada a criação do boletim de informes da Diretoria, e que no boletim n° 01 foi destacada a previsão de planejamento do retorno das atividades presencias. De acordo com a Profa. Sueli, é importante nos planejarmos para um possível retorno gradual às atividades presenciais. Por hora, não há previsão de qualquer medida concreta de retorno na FALE, mas é importante que todos estejam preparados para eventuais determinações judiciais de retorno, que já ocorreram em outros Estados. Por isso, as discussões sobre o tema devem ser encaminhadas no âmbito das áreas, das instâncias colegiadas e dos setores administrativos para serem, posteriormente, tratadas em assembleia. Já foi elaborada uma planilha que apresenta as nossas condições de distanciamento, constatando que a FALE só teria como alocar um total de apenas 325 alunos, sendo que as salas com maior capacidade abrigariam apenas 18 alunos. A representante discente, Luíza Datas, sugeriu a realização de uma consulta entre os alunos sobre o ensino híbrido, solicitando inclusive a indicação de disciplinas possíveis e necessárias para o retorno presencial, em razão da perda significativa no ensino remoto. Sugeriu-se ainda a criação de disciplinas de acolhimento aos calouros, apresentando os setores e funcionamento da unidade. A Profa. Sueli agradeceu a discente Luíza pelas excelentes sugestões. F) Posse da Diretoria Eleita: foi comunicado que a cerimônia de posse da nova Diretoria está prevista para o dia 30/08, às 18:00 horas, com transmissão direta pelo Youtube. III – REFERENDAMENTOS: 1) Diretoria: A) Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação – PDEG: para fins de atendimento à Chamada Interna PROGRAD 02/2021, Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação – PDEG, foram aprovadas ad referendum as seguintes propostas: i) Proposta encaminhada pelo Colegiado de Graduação do Curso de Letras: “Centro de Letramento Acadêmico Universitário”, coordenada pela Professora Mara Passos Guimarães; ii) Proposta encaminhada pelo Colegiado de Graduação do Curso de Letras-Libras: “Conexão Libras: tornando a universidade acessível a alunos surdos”, coordenada pela Professora Elidéa Lúcia Almeida Bernardino. As propostas foram aprovadas por unanimidade pela Congregação. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Afastamentos: O Coordenador da Câmara de Recursos Humanos, Ernandes Rodrigo Norberto, comunicou a aprovação ad referendum dos seguintes afastamentos: i) Prof. Olimar Flores Júnior, afastamento para realização de estágio Pós-Doutorado, na Universidade de Coimbra, no período de 29/10/21 a 28/10/22; ii) Prof. Aderlande Pereira Ferraz, afastamento para realização de estágio Pós-Doutorado, na Universidade de São Paulo, no período de 06/09/21 a 05//09/22; iii) Profa. Luciane Corrêa Ferreira, projeto “Migração e refúgio na mídia online do Brasil”, no Leibniz-Zentrum Allgemeine Sprachwissenschaft (ZAS), no período de 01/10/21 a 31/12/221. O referendamento foi aprovado pela Congregação. B) Aprovação de Pareceres favoráveis para fins de Progressão Funcional Docente: i) Profa. Márcia Regina Jaschke Machado (Adjunto I para Adjunto II), parecerista: Profa. Aline Magalhães Pinto; ii) Profa. Aline Magalhães Pinto (Adjunto I para Adjunto II), parecerista: Profa. Lyslei de Souza Nascimento. A Congregação foi favorável à aprovação dos pareceres, com abstenção da Profa. Aline Magalhães Pinto. 3) Câmara de Pesquisa: A Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder, apresentou os projetos de pesquisa, os relatórios finais de pesquisa, as prorrogações de pesquisa, o relatório final de Pós-Doutorado e a criação de núcleos de pesquisa e grupos CNPq, aprovados pela Câmara de Pesquisa, descritos no anexo 01. O referendamento foi aprovado pela Congregação. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A)  Proposta de Resolução que regulamenta a representação docente na composição do Colegiado do CENEX/FALE: foi apresentada a proposta de Resolução que regulamenta a representação docente na composição do Colegiado do CENEX/FALE, descrita anexo 02, atendendo à Resolução Complementar da UFMG, que regulamenta a criação de Centros de Extensão em todas as Unidades. Após apreciação e acertos, a proposta foi aprovada pela Congregação. B) Indicação de membros para composição da Comissão Examinadora do concurso de Linguística Aplicada / Prática de Ensino de Francês: foram apresentadas as seguintes indicações docentes para composição da Comissão Examinadora do concurso de Linguística Aplicada / Prática de Ensino de Francês: i) membros titulares: Prof. Luciano Magnoni Tocaia (FALE/UFMG), Profa. Maria Lúcia Claro Cristóvão (UNIFESP), Profa. Luciana Persice Nogueira-Pretti (UERJ), Prof. Pedro Armando de Almeida Magalhães (UERJ) e Profa. Ticiana Telles Melo (UFC); ii: membros suplentes: Profa. Lia Araújo Miranda de Lima (FALE/UFMG) e Profa. Mayra Barbosa Guedes (UFJF). As indicações foram aprovadas pela Congregação. C) Proposta de alteração no fluxograma para solicitação de afastamento para realização de estágio pós-doutorado (desburocratização): No intuito de desburocratizar o processo de afastamento para realização de estágio pós-doutorado, a Profa. Sueli apresentou a seguinte proposta de alteração do procedimento: com o objetivo de evitar a apresentação do requerimento pelas três Câmaras separadamente, com as respectivas aprovações pela Congregação, a solicitação será feita apenas uma vez à Câmara de Ensino que a encaminha à Câmara de Pesquisa, que, por sua vez, a passa à Câmara de Recursos Humanos. Só no final desse processo, ela será submetida à aprovação pela Congregação. Para evitar atrasos no processo, a Câmara de Ensino fará duas chamadas anuais, para que o(a)s docentes com afastamento previsto nas respectivas áreas tenham ciência do período em que devem iniciar os trâmites do processo, conforme pretendam se afastar no primeiro ou no segundo semestre do ano subsequente à solicitação. A proposta de alteração no fluxograma para solicitação de afastamento para realização de estágio pós-doutorado foi aprovada pela Congregação.

D) Medalha de honra UFMG – Indicação de ex-alunos: para fins de atendimento ao OFÍCIO CIRCULAR Nº 21/2021/GAB-REI-UFMG, referente à solicitação de indicação de um(a) ex-aluno(a) para recebimento da Medalha de Honra UFMG, a Diretoria da Faculdade de Letras solicitou aos docentes da Unidade o encaminhamento de sugestões para a referida indicação. Foram recebidas as indicações dos ex-alunos Ana Lúcia Almeida Gazzola, indicada pela Profa. Gláucia Muniz Proença Lara, e Guilherme Gontijo Flores, indicado pelo Prof. Bernardo Guadalupe Lins Brandão. Através de consulta via escrutínio secreto, a Congregação deliberou pela indicação da ex-aluna Ana Lúcia Almeida Gazzola. E) Designação de Comissão responsável pela criação do perfil de referência da unidade: para fins de atendimento ao OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/2021/CPPD-UFMG, referente à solicitação de elaboração do perfil de referência da unidade, a Profa. Sueli solicitou a indicação de 04 docentes, para comporem, juntamente com o Coordenador da Câmara de Recursos Humanos, Ernandes Rodrigo Norberto, a Comissão responsável pela elaboração da proposta do perfil de referência da Faculdade de Letras. Foram indicados os seguintes Professores: Emília Mendes Lopes, Andréa Machado de Almeida Mattos, Janayna Maria da Rocha Carvalho, Leonardo Antônio Soares. 1) Câmara de Recursos Humanos: A) Designação de Comissão Avaliadora (Promoção Docente à classe de Professor Titular): foram apresentadas as seguintes indicações para designação de Comissão Avaliadora para Promoção Docente à classe de Professor Titular, de interesse da Profa. Elzimar Goettenauer de Marins Costa: i) Membros internos: Profs. Marcos Antônio Alexandre e Sara del Carmen Rojo de la Rosa; ii) Membros externos: Adrián Pablo Fanjul (USP), Ana Beatriz Rodrigues Gonçalves (UFJF), Antonio Roberto Esteves (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), Silvia Inés Cárcamo de Arcuri (UFRJ), Elena Cristina Palmero Gonzálies (UFRJ), Livia Maria de Freitas Reis (UFF), Alfredo Adolfo Cordiviola (UFP) e Cleci Regina Bevilacqua (UFRGS). As indicações foram aprovadas pela Congregação. 2) Câmara de Ensino: A) Solicitação de afastamento para realização de estágio pós-doutoral: o Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte, apresentou as solicitações de afastamento para realização de estágio pós-doutoral, com anuência das respectivas áreas e parecer favorável da Câmara de Ensino: i) Prof. Marcelo Rondinelli, no período de 1º de março de 2022 a 28 de fevereiro de 2023, no FTSK [sigla para o departamento de Translatologia, Linguística e Estudos Culturais] da Universidade de Mainz, localizado em Germersheim, Alemanha, sob a supervisão do Prof. Dr. Andreas Kelletat; ii) Profa. Helcira Maria Rodrigues de Lima, no período de 1º de agosto de 2022 a 31 de julho de 2023, com o objetivo de realizar uma pesquisa de pós-doutorado na Université Paris-Descartes, Département Sciences du Langage, sob a supervisão da professora Doutora Marianne Doury; iii) Prof. Aroldo Leal de Andrade na Universidade de Colônia, Alemanha (Universität zu Köln), no período de agosto de 2022 e término em julho de 2023, sob a supervisão do Prof. Dr.Martin Becker (a confirmar). As solicitações de afastamento foram aprovadas pela Congregação. 2) Câmara de Pesquisa: A) Nova Resolução de Publicação: a Coordenadora da Câmara de Pesquisa, Profa. Ulrike Agathe Schröder, apresentou a proposta da nova resolução de publicação, conforme anexo 02, com as principais alterações: publicação somente em formato e-book, edital anual, a editora da publicação das obras será escolhida por meio de licitação, somente docentes efetivos poderão publicar, criação do Conselho Editorial da Fale, um parecerista será indicado pelo Conselho Editorial e o outro será da editora vencedora da licitação. Após análise da proposta e impetuosa discussão, a resolução foi aprovada pela Congregação. Nada mais havendo a tratar, a Profa. Sueli Maria Coelho agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla França de Lacerda, Secretária, lavrei a presente ata, que dato e assino. Belo Horizonte, 20 de agosto de 2021.

 

Anexos - Câmara de Pesquisa e Câmara de Extensão


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cenex    CEFALE SAEL

PÓS-GRADUAÇÃO