Processo seletivo simplificado para professores bolsistas de Línguas - iUFMG

O Programa iUFMG – Idiomas para Fins Acadêmico-Profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais - está com inscrições abertas para a Processo Seletivo Simplificado para a contratação de professores bolsistas de Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Português como Língua Adicional / Estrangeira (PLA/PLE), Português como Segunda Língua para surdos (PL2S) e Russo, conforme os seguintes critérios:

Edital 001/2022 - Processo seletivo simplificado para professores bolsistas do Núcleo de Línguas do Programa iUFMG

Línguas: 1) Alemão, 2) Espanhol, 3) Francês, 4) Inglês, 5) Italiano, 6) Português como Língua Adicional / Estrangeira (PLA/PLE), 7) Português como Segunda Língua para surdos (PL2S) e 8) Russo

Quem pode participar:

Alunos(as) regularmente matriculados(as) na graduação de Letras da FALE/UFMG ou no Programa de Pós-Graduação em Letras da FALE/UFMG, que tenha nível B2 ou superior, que comprovem um mínimo de 60h de atuação em atividades relacionadas à área (no caso de Português como Língua Adicional / Estrangeira - PLA/PLE).

Período e local de inscrição:  Encerrado

No ato da inscrição, o(a) candidato(a) deve enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., com o assunto "Documentos - Seleção de Professores (inserir idioma escolhido)", com a seguinte documentação:

- Comprovante de matrícula ativa em curso de graduação em Letras ou de pós-graduação em Estudos Linguísticos, Estudos Literários e Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da Universidade Federal de Minas Gerais;
- Cópia de documento oficial de identidade com foto;
- Curriculum vitae, preferencialmente da Plataforma Lattes, acompanhado de documentação comprobatória dos títulos acadêmicos e da experiência profissional;
- Comprovante válido de proficiência na língua escolhida. Caso o candidato não possua o comprovante, é necessário enviar uma carta de motivação na língua escolhida (máximo de 500 palavras);
- Vídeo com duração aproximada de 5 (cinco) minutos, no qual o candidato se apresenta na língua escolhida, falando de suas experiências de aprendizado e de docência da língua. Obs: Os candidatos aos idiomas Espanhol, Italiano e Português como Segunda Língua para surdos (PL2S) não necessitarão enviar vídeo, pois realizarão entrevista remota síncrona, conforme disposto no item 4.2.

Seleção:

Realizada em 2 etapas: análise documental, de caráter eliminatório, e análise do vídeo de apresentação pessoal feita na língua escolhida, de caráter classificatório.

* Para os candidatos aos idiomas Espanhol e Italiano, o processo seletivo simplificado será desenvolvido nas seguintes etapas: análise documental, de caráter eliminatório, e entrevista remota síncrona com ênfase na experiência do candidato em preparação de material didático nessa língua, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada pela plataforma Zoom, nos dias 22 de fevereiro de 2022, às 13h (Espanhol) e 23 de fevereiro de 2022, às 14h (Italiano).

* Para os candidatos ao idioma Português como Segunda Língua para Surdos (PL2S), o processo seletivo simplificado será desenvolvido nas seguintes etapas: análise documental, e entrevista remota síncrona, de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada em Libras, pela plataforma Zoom, no dia 23/02, em horário a ser informado posteriormente. O candidato também deverá enviar, na inscrição, documentos que comprovem experiência na área de PL2S ou PLA (tais como participação em disciplinas ou cursos livres, experiência de docência, etc.)

Resultado: Divulgado por e-mail no dia 25 de fevereiro de 2022.