Em novembro próximo o literafro – Portal da literatura afro-brasileira completa 20 anos de existência. Parte de um projeto integrado de pesquisa, que englobou também as publicações Literatura e afrodescendência no Brasil, em 4 volumes – hoje integrante da lista das 200 publicações fundamentais para compreender o Brasil –, além dos volumes didáticos Literatura afro-brasileira: 100 autores do século XVIII ao XXI e Literatura afro-brasileira: abordagens na sala de aula, o Portal apresenta até o momento 230 páginas autorais, com informações biobibliográficas e críticas, textos selecionados e disponibilizados para reprodução gratuita, além de outras fontes de consulta impressas e digitais sobre a autora ou autor detentor daquele espaço. Em paralelo, contém ainda um conjunto de artigos abordando a produção de autoria negra no Brasil, na África e na diáspora africana nas Américas, além de entrevistas e podcasts.
Editamos ainda o presente informativo trimestral com resenhas críticas da produção literária negra contemporânea. Esta edição traz como novidade maior não apenas a logomarca dos 20 anos, mas abordagens da produção africana de língua portuguesa oriundas da Seção literÁfricas, ao lado de autoras e autores afro-brasileiros.
Nessas duas décadas, muitas foram as pessoas e muitas as horas de trabalho dedicadas ao projeto, dignas de nossos mais profundos reconhecimento e gratidão. Seguimos juntos! E...
Boa leitura!
Dina Salústio
Cabo-verdiana autora de romances, contos e narrativas infantojuvenis, além de detentora de importantes prêmios literários europeus e africanos, Dina Salústio vem fazendo história como escritora sempre de antenas ligadas em seu tempo e seu país, em especial no tocante à condição feminina contemporânea ainda vítima de comportamentos herdados do passado colonial. Em Uma menina de cristal e outras crônicas, a autora adota o gênero para abordar questões marcadas pela urgência, como a pandemia, entre outras. O livro motiva as reflexões da pesquisadora Eni Alves Rodrigues.
Abdulai Sila
Romancista consagrado em seu país com obras de relevo, a exemplo de A última tragédia, considerado o primeiro romance da literatura guineense, Abdulai Sila é também um escritor apaixonado pela cena teatral, já tendo levado ao palco diversos escritos no campo da dramaturgia. Sua mais recente publicação –Trilogia de Padgigda – reúne três peças em que aborda a difícil condição da mulher guineense contemporânea diante dos desafios de um patriarcado que resiste aos novos tempos é objeto das considerações do pesquisador Wellington Marçal de Carvalho.
Esmeralda Ribeiro
Conhecida por sua atuação – como autora e gestora – da histórica série Cadernos Negros, cuja primeira publicação data de 1978, bem como por trabalhos individuais como os contos de Malungos e milongas ou o infantojuvenil Orukomi - meu nome, Esmeralda Ribeiro lançou recentemente o volume Poemas ynacabados, em que traz para o público frutos de mais uma incursão pela palavra versificada. O título é instigante, desafia a crítica e motiva a análise do professor Fernando Moura.
Arlean Francislene M. Dias
Advogada que compartilha seu tempo entre as demandas do Direito e as da escrita literária, a autora de Entre Edemas, pandemias & poemas e, também, autora e organizadora do volume SALUTAR: o imperativo das vozes negras femininas apresenta sua mais nova incursão pelos caminhos da palavra em verso. Poemas da janela desperta a atenção não só pelas estratégias construtivas, mas igualmente pelo tom de diálogo que busca estabelecer com leitoras e leitores. O livro motiva a resenha cuidadosa do pesquisador Kelvim Jorge Batista Silva.
Tom Farias
Autor reconhecido como crítico e biógrafo de nomes relevantes como os de José do Patrocínio, Carolina Maria de Jesus e Cruz e Souza, Tom Farias nunca deixou de lado seu pendor de ficcionista, haja vista as publicações de Os crimes do rio vermelho, em 2001 e A bolha, em 2020. E agora, presenteia seus leitores com Toda fúria, seu mais novo romance. A narrativa, que tem como cenário o Rio de Janeiro e penetra no universo do crime organizado a partir do drama de um pivete abandonado à própria sorte e presa fácil da contravenção, recebe a leitura do pesquisador Eduardo de Assis Duarte.
Sara Messias
O romance Aqualtune escrito por Sara Messias, que reside na Itália, é guiado pelo desejo de resgate das memórias do povo brasileiro. Formada em Turismo pelo CEFET-Bahia, a autora tem um projeto audacioso que é recuperar ficcionalmente a identidade e biografia de mulheres negras que fizeram parte da memória historiográfica do Brasil. A resenhista Mara Lívia Farias Cardoso, doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande, nos convida neste texto a rever, conhecer e recuperar por meio da narrativa da escritora esta personagem reconhecida como “princesa do Reino do Congo, que foi escravizada no Brasil (século XVII)”, e posteriormente, avó materna de Zumbi dos Palmares.
Fabiane Albuquerque
Cartas a um homem negro que amei, romance de Fabiane Albuquerque, lançado pela editora Malê, é uma narrativa visceral. Para a resenhista Érica Luciana de Souza Silva, docente do IFF, a escritora traz à tona dores e violências sofridas e estagnadas entre gerações de homens e, especialmente, de mulheres negras brasileiras. Esta leitura é um convite para reflexões relacionadas ao universo feminino e ao machismo, este último ancorado no patriarcalismo. As subjetividades relacionadas a este espaço são expressas por meio da ficcionalidade. Desejamos com esta publicação incentivar nossos leitores a construírem novas perspectivas críticas.
Contatos
Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade – Neia Faculdade de Letras da UFMG, sala 3045.
Telefone (31) 3409-6069
E-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://www.letras.ufmg.br/literafro/
Facebook: https://www.facebook.com/literafroufmg/
Twitter: https://twitter.com/literafro
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCnwJ4V1-CJ0120BPzJFayTQ
Expediente
literafro novidades, n. 55 – junho 2024
Newsletter trimestral do literafro – Portal da literatura Afro-brasileira, UFMG
Coordenação – Marcos Antônio Alexandre e Eduardo de Assis Duarte
Editorial – Glauciane Santos e Eduardo de Assis Duarte
Apoio Técnico – Alex Anastácio (TI/UFMG)
Divulgação – Sandra Rinco (Assessoria de Comunicação FALE/UFMG)