Professor da FALE participa de evento no RJ sobre cultura de direitos e cultura democrática

Instituto Joaquín Herrera Flores - América Latina convida a todos(as) para o Seminário Cultura de Direitos e Cultura Democrática com o objetivo de discutir os elementos constitutivos do ethos da cultura democrática no Brasil.

O evento pretende refletir sobre o desafio da cultura democrática no Brasil, apresentando temas transversais como sistema de justiça, literatura e linguagem, história do direito, constitucionalismo, racismo estrutural, direito à cidade e aos territórios.

Como indutores do debate teremos a presença de intelectuais e ativistas comprometidos em debater as verdadeiras causas da desigualdade que compromete a democracia e os direitos econômicos, sociais e culturais no país.

Evento presencial e gratuito.

Haverá emissão de certificados de participação.

Inscrições: De 26 de setembro até 19 de outubro, gratuitas, no Sympla (sujeito a lotação).
Data: 17,18 e 19 de outubro de 2022
Local: Teatro Casa Grande, Leblon, Rio de Janeiro/RJ
Horário: Das 18h às 21h nos dias 17 e 18, e das 10h às 13h no dia 19.

17 de outubro, segunda-feira

18:00 – Credenciamento

De onde viemos? Estrutura do ethos democrático no Brasil
18h30 - Palestra de abertura: Cultura e Democracia, com Jandira Feghali
19h30 – Debate: Fatores que estruturam a construção do ethos democrático no Brasil

Danieli Balbi
Juliana Neuenschwander
Gisele Cittadino
Henrique Rodrigues Leroy
Vantuil Pereira

Moderação: Carol Proner

18 de outubro, terça-feira

Para onde vamos? Como reagir aos insólitos retrocessos.
18:30 – Conferência: Como reagir ao retrocesso sistemático de direitos e conquistas, com José Geraldo de Sousa Junior
19:30 – Debate: Fatores que desafiam a restruturação da cultura democrática

Lusmarina Garcia
Rosangela Cavallazzi
Margarida Lacombe

Moderação: Manuel Gándara Carballido

19 de outubro, quarta-feira

Desafios para uma cultura democrática
10:00 – Lançamento do livro: “Cultura de Direitos e Cultura democrática”

Apresentação do livro: Maria José Coelho

Palestra de encerramento: Desafios para uma cultura democrática, com Cunca Bocayuva
Moderação: Gisele Ricobom

Exposição de arte: Arte e resistência, trabalhos de Cunca Bocayuva.

Para mais informações, acesse a página do Instituto Joaquín Herrera Flores - América Latina.

(Fonte: Sympla)

Assessoria de Comunicação da FALE – 2022