Ata da trecentésima oitava reunião da Congregação da Faculdade de Letras
FALE - SECRETARIA GERAL
Ata da trecentésima oitava reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada em 25 de abril de 2025, às 14:00 horas, na sala da Congregação, mediante convocação prévia, sob a presidência da Diretora desta unidade, Profa. Sueli Maria Coelho, com a participação dos seguintes membros: o Vice-diretor e Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte; o Coordenador da Câmara de Pesquisa, Prof. Marcos Antônio Alexandre; a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Maria Moraes Moreira Penna; a Coordenadora do Centro de Extensão, Profa. Daniela Akie Hirakawa; o Coordenador do Colegiado de Graduação, Prof. Renan Belmonte Mazzola; o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Prof. Rômulo Monte Alto; o Coordenador do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, Prof. Fabio Alves da Silva Júnior; o Subcoordenador do Programa de Pós- graduação em Mestrado Profissional em Letras, Prof. Jairo Venício Carvalhais de Oliveira; a Coordenadora do Colegiado de Graduação do Curso de Licenciatura em Letras Libras, Profa. Michelle Andréa Murta; os representantes docentes: Prof. Maurício Sartori Resende, Prof. Thiago César Viana Lopes Saltarelli, Prof. Wander Emediato de Souza, Prof. Junot de Oliveira Maia, Profa. Anna Palma, Profa. Climene Fernandes Brito Arruda, Profa. Andréa Machado de Almeida Mattos, Profa. Lúcia de Almeida Ferrari, Profa. Valéria Sabrina Pereira, Prof. Teodoro Rennó Assunção, Profa. Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Profa. Giulia Bossaglia; os representantes dos servidores técnico-administrativos em Educação: Mirian Marlene de Rezende Bergo e Jaqueline Silveira Lage; os representantes discentes Guilherme Viana Limeiro e Isaac Milton Costa dos Santos. Os representantes docentes Prof. Magnun Rochel Madruga, Prof. Marcelo Rondinelli, Prof. André Vinicius Lopes Coneglian; e os representantes dos servidores técnico-administrativos em Educação, Vando Jerônimo da Costa, e Adalberto Neves Werneck, justificaram ausência na reunião. Participou ainda da reunião os tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, Reginaldo dos Santos e Daniel Nonato. I – EXPEDIENTE: A) Ata da 306ª reunião da Congregação, realizada no dia 21 de março de 2025: foi apreciada e aprovada a ata da trecentésima sexta reunião da Congregação da Faculdade de Letras, realizada no dia 21 de março de 2025. Iniciando a reunião, a Profa. Sueli solicitou autorização ao plenário para participação da Profa. Larissa Giacometti Paris, suplente do Prof. Junot de Oliveira Maia, membro titular presente na reunião, sem direito a voto, para conhecimento dos trâmites da reunião, conforme solicitado pela referida docente. A Congregação se manifestou favorável à participação da Profa. Larissa, sem direito a voto. II – INFORMES: 1) Diretoria: A) Novos representantes dos servidores docentes e TAES junto à Congregação: foram apresentados os relatórios de apuração das consultas eletrônicas para novos representantes docentes e dos servidores técnico- administrativos junto à Congregação, com eleição das seguintes chapas: i) representantes docentes: Profs. Junot Maia (titular) e Larissa Giacometti (suplente), Profas. Anna Palma (titular) e Helcira Lima (suplente), Prof. Teodoro Rennó (suplente do prof. Olimar Flores) e Profa. Aléxia Teles (suplente da profa. Climene Arruda). ii) representantes dos servidores TAES: Laura de Jesus Sousa (titular) e Jaqueline Silveira Lage (suplente). A Profa. Sueli desejou as boas-vindas aos novos representantes. B) Atuação da professora Maria Carolina Junqueira Fenati como Editora-chefe da Revista Interfaces: foi comunicada a indicação da Profa. Maria Carolina Junqueira Fenati, docente da área de Edição e atual gestora do setor de Periódicos da FALE,
como editora-chefe da Interfaces, revista de Extensão da UFMG. A Profa. Sueli parabenizou a Profa. Maria Carolina pela merecida indicação. C) Resultado da Chamada Interna Fundo Fundep 02/2024: foi comunicada a aprovação da proposta intitulada “ ConectE-Letras”, coordenada pela Profa. Luciana Silva, submetida à Chamada Interna Fundo Fundep 02/2024. A verba recebida será destinada à melhoria do laboratório localizado na sala 3004, para atendimento das disciplinas mediadas por recursos tecnológicos. A Profa. Sueli parabenizou os professores responsáveis pela proposta. D) Visita do Diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais (EGDI) da UFMG: a Profa. Sueli informou que recebeu, no dia 23/04, a visita institucional do prof. Dawisson Belém Lopes, Diretor do Escritório de Governança de Dados Institucionais (EGDI) da UFMG, e do analista de dados João Paulo Nicolini Gabriel, para apresentação de uma análise metódica e sistemática de dados institucionais sobre o desempenho acadêmico e a comparação com outras instituições de ensino superior, tendo como objetivo o assessoramento permanente à Administração Central da UFMG. Entre os dados apresentados, destaca-se o fato de, no ranking das 15 instituições de ensino superior da América Latina para o período de 2019 a 2024, a UFMG estar em segundo lugar no que diz respeito às publicações em Letras e Literatura. D) Diretoria do Instituto Confúcio: foi comunicada a publicação da Portaria nº 3588, no dia 23/04, que reconduz a profa. Míriam Mansur ao cargo de Diretora Executiva do Instituto Confúcio na UFMG, por um período de dois anos. E) Nova leitora de Língua Italiana: a Profa. Sueli comunicou a entrada em exercício da Profa. Marilina Parziale, nova leitora de Língua Italiana, que assumiu suas funções junto à Área de Língua e Literatura Italiana, no dia 24/04/2025, em substituição à Profa. Rosalba. A Profa. Sueli agradeceu às Profas. Anna Palma e Ana Maria Chiarini, que assumiram os encargos da leitora até sua chegada ao Brasil. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Professores Voluntários 2025/1: a Coordenadora da Câmara de Recursos Humanos, Profa. Heloísa Penna, apresentou os processos relativos aos Professores voluntários do primeiro semestre de 2025, conforme a seguir: i) Stefani Moreira Aquino Toledo - Tópicos de Linguística Aplicada: Avaliação, tutora: Érika Amâncio Caetano; ii) Vinícius Sáez de Oliveira Coelho - Estudos Temáticos de Linguística Aplicada: O Léxico do Português, tutor: Aderlande Pereira Ferraz; iii) Átila Augusto Soares Vital - Semântica da Língua Portuguesa, tutor: Tommaso Raso; iv) Mateus de Oliveira Aredes – Língua Grega I, tutor: Olimar Flores Júnior. B) Entrada em exercício de servidor TAE: foi comunicada a entrada em exercício da servidora TAE Marcele Dayrell Campos, lotada na secretaria do Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários. C) Aposentadoria de servidor docente: foi comunicada a aposentadoria da Profa. Heliana Mello, da área de Língua Inglesa, publicada no DOU em dia 25/04/2025. REFERENDAMENTOS: 1) Diretoria: A) Solicitação de indicação para recomposição do Comitê Diretor do IEAT: foi apresentada a indicação do Prof. Georg Otte para participação da seleção de representante da Área de Humanidades no Comitê Diretor do Instituto de Estudos Avançados e Transdisciplinares (IEAT), considerando que seu currículo atende com propriedade o perfil solicitado. A Profa. Sueli esclareceu que se trata de uma sugestão para subsidiar a escolha da Reitora entre outras indicações da Área de Humanidades. B) Indicação docente da FALE para composição do Comitê Assessor da Câmara de Graduação (Comitê 21): foi apresentada a indicação de recondução da Profa. Daniervelin Renata Marques Pereira para compor o Comitê Assessor da Câmara de Graduação (“Comitê 21”), ao qual compete prestar assessoria à referida Câmara, na formulação de políticas de ensino para a graduação e na avaliação de ações da Pró- Reitoria de Graduação (Prograd), incluindo o Programa de Bolsas Acadêmicas. C) Alteração na composição do grupo de trabalho responsável por conduzir, no âmbito da FALE, discussões acerca do uso de ferramentas de Inteligência Artificial: foi apresentada a PORTARIA FALE Nº 011/2025, referente à designação da Profa. Maria Cantoni, em substituição ao Prof. Evandro Landufo, em razão do seu afastamento para realização de estágio pós- doutorado, para compor o grupo de trabalho responsável por conduzir, no âmbito da Faculdade de Letras, discussões acerca do uso de ferramentas de Inteligência Artificial, sobretudo no escopo de atividades acadêmicas, juntamente com o Professor Ronaldo Corrêa Gomes Júnior, o servidor Técnico-administrativo em Educação João Paulo Pio Alvisi, e as discentes Sofia Serrano, representante da Graduação, e Letícia Guedes Guimarães, representante da Pós-graduação. Os referendamentos da Diretoria foram aprovados pela Congregação. 2) Câmara de Recursos Humanos: A) Promoção Docente para a Classe de Associado: foram apresentados os pareceres favoráveis à promoção docente para a Classe de Associado das seguintes interessadas: i) Giselle Mara Silva, comissão avaliadora composta pelos Profs. Drs. Elidéa Lucia Almeida Bernardino, Francisca Izabel Pereira Maciel, Reinaldo Martiniano Marques; ii) Rosana Passos, comissão avaliadora composta pelas Profas. Dras. Desirée De Vit Begrow, Tanya Amara Felipe de Souza, Elidéa Lúcia Almeida Bernardino. B) Afastamentos docentes para qualificação: foram apresentados os pedidos de afastamentos docentes para realização de estágio pós-doutorado, aprovados ad referendum da Congregação, conforme a seguir: i) Prof. Marcos Rogério Cordeiro Fernandes, no período de 01/08/2025 a 31/07/2026, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP); ii) Tommaso Raso, no período de 01/08/2025 a 31/07/2026, na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade de Florença, Itália. C) Homologação de resultado final de processo seletivo para Professor Substituto: foram apresentados os resultados dos processos seletivos para Professores substitutos para as seguintes áreas: i) Língua Espanhola e Literaturas Espanholas e Hispano-Americanas: banca examinadora composta pelos Profs. Drs. Rômulo Monte Alto, Cristiano Silva de Barros e Elizabeth Guzzo de Almeida. Candidatos aprovados: Julieta Karol Kabalin Campos (1° lugar) e Henry Isaac Penã Grajales (2° lugar); ii) Edição: banca examinadora composta pelas Profas. Dras. Emilia Mendes Lopes, Maria Carolina Fenati e Camila Figueiredo. Candidatos aprovados: Letícia Santana Gomes (1° lugar), Ismael Lopes Mendonça (2° lugar) e Cléber Araújo Cabral (3° lugar); iii) Literatura e Teatro : banca examinadora composta pelos Profs. Drs. Elen de Medeiros, Maria Juliana Gambogi e Altemar Di Monteiro. Candidato aprovado: Geison de Almeida Bezerra da Silva. Os referendamentos da Câmara de Recursos Humanos foram aprovados pela Congregação. 3) Câmara de Ensino: A) Alteração de encargos didáticos na oferta de disciplinas do Profletras: o Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte, apresentou a alteração de encargos didáticos na oferta de disciplinas do Profletras, referente ao primeiro semestre de 2025, com atribuição da disciplina LET823-A - Texto e Ensino - para a Profa. Elzimar Marins Costa, em razão da licença saúde da Profa. Leiva de Figueiredo, docente responsável inicialmente pela oferta da disciplina. A Congregação se manifestou favorável à alteração de encargos didáticos. 4) Câmara de Pesquisa: A) Criação de grupo/núcleo de pesquisa: o Coordenador da Câmara de Pesquisa, Prof. Marcos Antônio Alexandre, apresentou a solicitação de reativação do grupo de Pesquisa intitulado “Grupo de Estudos em Literaturas Fantásticas/ Grupo ELF”, liderado pelo Prof. Marcel de Lima Santos. A Congregação se manifestou favorável à reativação do grupo de pesquisa apresentado. IV – DELIBERAÇÕES: 1) Diretoria: A) Solicitação de alteração de representação junto às câmaras: foi apresentada a solicitação do representante dos servidores TAES, Adalberto Neves Werneck, para migração da representação dos servidores TAES junto à Câmara de Recursos Humanos, para a Câmara de Extensão. A Congregação se manifestou favorável à solicitação de alteração apresentada pelo servidor Adalberto. Considerando a aprovação da solicitação de migração, a servidora Mirian Marlene, representante dos servidores TAES junto à Câmara de Pesquisa, também requereu a migração de sua representação para a Câmara de Recuros Humanos. A Congregação se manifestou favorável à solicitação da servidora Mirian Marlene. B) Alocação dos novos representantes junto às câmaras – TAES e Docentes (Ensino e Extensão): considerando o resultado das eleições para representantes docentes junto à Congregação, de acordo com o Edital FALE 030/2025, os novos representantes foram assim distribuídos: i) Profas. Anna Palma (titular) e Helcira Lima (suplente): Câmara de Ensino; ii) Profs. Junot de Oliveira (titular) e Larissa Giacometti (suplente): Câmara de Extensão. As novas representantes dos servidores TAES, Laura de Jesus (titular) e Jaqueline Silveira (suplente), foram alocadas na Câmara de Pesquisa, em razão das migrações anteriormente aprovadas. C) Proposta de implantação de jornada especial de 30 horas: foi apresentada a proposta de jornada especial de 30 horas para o setor de TI da FALE, conforme Legislação Federal e instituída na UFMG no ano de 2015, implantada nas situações em que houver simultaneamente a necessidade de atendimento ao público e de trabalho no período noturno. Atualmente, a jornada especial de 30 horas na Faculdade de Letras está implantada no Colegiado de Graduação em Letras e na Biblioteca. A jornada especial para o setor de TI beneficiará especialmente os alunos do turno noturno, considerando que muitos necessitam usar o Laboratório de Informática para realizar seus trabalhos e suas pesquisas. A Congregação se manifestou favorável ao requerimento de jornada de 30 horas para o setor de TI. D) Proposta de expansão de PGD: a Profa. Sueli informou que, com a publicação da Portaria nº 1741, de 27/02/2025, que expande os Setores passíveis de participar do Programa de Gestão e Desempenho no âmbito da UFMG, alguns setores da FALE encaminharam suas propostas de adesão ao Programa. Foi esclarecido que o Programa de Gestão e Desempenho permite que os servidores trabalhem em regime de teletrabalho por dois dias na semana, o que não implica, contudo, redução do horário de atendimento ao público. Foram apresentadas as propostas encaminhas pelos seguintes setores: assessoria de comunicação, secretaria do Poslin, Cenex, secretaria da Diretoria e seção de pessoal. A Congregação se manifestou favorável à aprovação das propostas apresentadas, com voto contrário da Profa. Andréa Mattos. E) Minuta do Edital para eleição de Diretor(a) e Vice- diretor(a) da FALE – Gestão 2025-2029: Os Professores Fábio Alves e Rômulo Monte Alto solicitaram autorização para se retirarem do plenário, considerando que o item de pauta se configura como de interesse pessoal. Foi apresentado o edital do processo de consulta eletrônica à comunidade da Faculdade de Letras (FALE/UFMG) para subsidiar a egrégia Congregação na elaboração da lista tríplice para escolha de Diretor(a) e Vice-diretor(a) da Unidade – Gestão 2025- 2029, elaborado pela Comissão Eleitoral Local. Após apreciação da minuta, a Congregação realizou alguns ajustes no documento, apresentando questionamentos sobre a paridade dos votos dos servidores TAES e dos discentes, em comparação com os votos dos servidores docentes. O Professor Wander Emediato solicitou o registro de sua indignação em razão do peso diferenciado dos votos entre as categorias de docentes, TAES e discentes, manifestando-se favorável à paridade. A indignação do Prof. Wander foi endossada por outros membros da Congregação. A minuta do Edital foi aprovada pela Congregação, conforme anexo 01, com abstenção dos Profs. Wander Emediato e Junot de Oliveira, que defendem a paridade. 2) Câmara de Ensino: A) Solicitação de afastamento docente para pós-doutorado: o Coordenador da Câmara de Ensino, Prof. Georg Otte, apresentou a solicitação de afastamento para realização de estágio de Pós-Doutorado, encaminhada pela Profa. Ulrike Agathe Schröder, no período de 1º de março de 2026 a 28 de fevereiro de 2027. B) Reoferecimento do Curso de Especialização em Ensino de Inglês - CEI/FALE - 2026/2028: foi apresentada a solicitação de autorização para o reoferecimento do Curso de Especialização em Ensino de Inglês - CEI/FALE, coordenado pela Profa. Climene Fernandes Brito Arruda, no biênio 2026/2028. A Congregação se manifestou favorável à solicitação de reoferecimento do referido curso. C) Reoferecimento do Curso de Especialização em Linguagem e Tecnologia: Inteligência Artificial e Inovações Educacionais – 2026/2027: foi apresentada a solicitação de autorização para o reoferecimento d o Curso de Especialização em Linguagem e Tecnologia: Inteligência Artificial e Inovações Educacionais, coordenado pelo Prof. Ronaldo Corrêa Gomes Junior, no biênio 2026/2027. A Congregação se manifestou favorável à solicitação de reoferecimento do referido curso, com alteração do período de aprovação para 2026/2028. Nada mais havendo a tratar, a Profa. Sueli Maria Coelho agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião, da qual, eu, Carla Anunciata França de Lacerda, Secretária Geral da Faculdade de Letras, lavrei a presente ata, que assino juntamente com os demais membros presentes à reunião.
Anexo 01 - EDITAL Nº 054/2025/FALE-UFMG
Documento assinado eletronicamente por Carla Anunciata Franca de Lacerda, Secretário(a), em 26/05/2025, às 16:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Heloisa Maria Moraes Moreira Penna, Professora do Magistério Superior, em 26/05/2025, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Climene Fernandes Brito Arruda, Professora do Magistério Superior, em 26/05/2025, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Maurício Sartori Resende, Professor do Magistério Superior, em 26/05/2025, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Marcos Antonio Alexandre, Professor do Magistério Superior, em 26/05/2025, às 16:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Junot de Oliveira Maia, Professor do Magistério Superior, em 26/05/2025, às 16:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Romulo Monte Alto, Membro de comissão, em 26/05/2025, às 17:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Daniela Akie Hirakawa, Coordenador(a), em 26/05/2025, às 17:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Giulia Bossaglia, Professora do Magistério Superior, em 26/05/2025, às 18:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Michelle Andrea Murta, Professora do Magistério Superior, em 26/05/2025, às 22:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Sueli Maria Coelho, Diretor(a) de unidade, em 27/05/2025, às 09:41, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Andrea Machado de Almeida Mattos, Professora do Magistério Superior, em 27/05/2025, às 16:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Anna Palma, Professora do Magistério Superior, em 28/05/2025, às 07:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por João Paulo Pio Alvisi, Assistente em Administração., em 28/05/2025, às 10:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Marcelo Rondinelli, Professor do Magistério Superior, em 30/05/2025, às 15:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Mirian Marlene de Rezende Bergo, Auxiliar em Administração, em 30/05/2025, às 16:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraes, Professora do Magistério Superior, em 30/05/2025, às 16:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Adalberto Neves Werneck, Técnico em Assuntos Educacionais, em 30/05/2025, às 16:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Fabio Alves da Silva Junior, Coordenador(a) de curso de pós-graduação, em 01/06/2025, às 13:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Georg Otte, Vice diretor(a) de unidade, em 10/06/2025, às 16:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Olimar Flores Junior, Professor do Magistério Superior, em 10/06/2025, às 18:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Luana Lopes Amaral, Professora do Magistério Superior, em 11/06/2025, às 10:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Adriane Teresinha Sartori, Professora do Magistério Superior, em 13/06/2025, às 09:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Larissa de Souza Arruda, Subcoordenador(a), em 16/06/2025, às 11:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
Documento assinado eletronicamente por Vitor Cordeiro Costa, Professor do Magistério Superior, em 16/06/2025, às 13:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 5º do Decreto nº 10.543, de 13 de novembro de 2020.
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