literafro novidades n. 49 – dezembro 2022

 

Chegamos ao número 49 de uma trajetória iniciada em julho de 2013, sempre trazendo lançamentos de relevo no âmbito da produção literária afro-brasileira. Neste número, apresentamos um conjunto de publicações que merece estar no horizonte de leitura de todas e todos que amam a leitura e o aprendizado. A começar pela nova edição ampliada do livro mais recente de Conceição Evaristo; a que se segue a coletânea de poemas de Oswaldo de Camargo, o livro de contos de Eliana Alves Cruz, Prêmio Jabuti 2022, o precioso estudo da poesia de Carolina de Jesus empreendido por Amanda Crispim, o imprescindível trabalho de Luiz Henrique Oliveira e Fabiane Rodrigues mapeando o campo editorial afro-brasileiro, a narrativa potente de Lílian Serra e Deus, o conjunto de ensaios sobre Maria Firmina organizado por Ana Faedrich e Rafael Balseiro e ainda o conjunto de novos poemas de Nina Rizzi. Boa leitura!

 

 

CONCEIÇÃO EVARISTO

 

Reconhecida como uma das mais importantes vozes da literatura deste século no Brasil e já com diversas traduções para o exterior, aí incluso o árabe, Conceição Evaristo reapresenta sua Canção para ninar menino grande em nova versão ampliada, na qual realça os propósitos do projeto original da narrativa lançada 2018 e há tempos esgotada. O novo livro, em que a autora se irmana à lição machadiana do escritor como “errata pensante”, motiva a leitura atenta da pesquisadora Constância Lima Duarte.

Leia Mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OSWALDO DE CAMARGO

 

Finalmente reconhecido em toda a sua relevância e publicado por uma grande editora, Oswaldo de Camargo reúne textos históricos fundamentais para a consolidação da poesia afro-brasileira ao lado de produções contemporâneas do mais alto quilate. 30 poemas de um negro brasileiro inclui o célebre prefácio de Florestan Fernandes publicado em 1961 para o segundo livro do então jovem autor, peça crítica da maior relevância que temos a honra de reproduzir.

 


Leia Mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ELIANA ALVES CRUZ

 

Autora prolífica, com nada menos que quatro romances, dois infantis e um livro de contos publicados a partir de 2016, além de marcar presença em inúmeras antologias, Eliana Alves Cruz acaba de ser agraciada com o Prêmio Jabuti de 2022 pela publicação do vigoroso conjunto de narrativas reunido em A vestida. São contos instigantes e inovadores do ponto de vista da construção literária, que recebem a apreciação da pesquisadora Fernanda Silva e Souza.

 


Leia Mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AMANDA CRISPIM

 

Carolina Maria de Jesus apresenta um repertório literário ainda pouco explorado pela crítica. Mais conhecida por seus diários, a autora ainda possui inéditos preciosos na prosa de ficção, a exemplo de contos e romances ainda não publicados. E um livro de poesias há tempos publicado e agora objeto do olhar crítico de uma integrante do mundo acadêmico. A poesia de Carolina Maria de Jesus chega pois em boa hora. Nosso informativo reproduz a apresentação do volume, de responsabilidade da pesquisadora Maria Carolina de Godoy.

 



Leia Mais

 

  

 

  

 

 

 

LUIZ HENRIQUE OLIVEIRA e FABIANE RODRIGUES

 

Fruto de cuidadosa pesquisa de fontes primárias indicadoras de uma realidade para muitos desconhecida, sobretudo quanto a empreendimentos de décadas e séculos anteriores, Trajetórias editoriais da literatura de autoria negra brasileira chega nesta virada do ano para demonstrar o vigor do mercado editorial voltado para a produção afro-brasileira. O levantamento analítico empreendido envolve desde os preciosos “Quilombos editoriais” a grandes empresas contemporâneas e recebe as considerações do crítico Eduardo de Assis Duarte.


Leia Mais

 

 

 

 

 

 

 

 

LÍLIAN PAULA SERRA E DEUS

 

Literatura, identidades, relações humanas, política, poder. Em sua multiplicidade, tais palavras funcionam como verdadeiros vetores impulsionadores da ficção contemporânea, cada vez mais envolvida com a diversidade dos novos tempos. Elementos argutamente explorados pela narrativa presente em Os caras da casa de vidro, novo lançamento da autora após experiências bem sucedidas na poesia e no conto. O romance recebe as considerações do pesquisador Wellington Marçal.

 

Leia Mais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANA FAEDRICH e RAFAEL BALSEIRO (Org.)

 

Autora homenageada na edição de 2022 da FLIP, Maria Firmina dos Reis prossegue em sua trajetória ascendente dos últimos cinco anos e recebe agora o conjunto de ensaios críticos A mente ninguém pode escravizar. O livro reúne contribuições preciosas de especialistas há tempos voltados para o estudo da primeira autora negra a publicar um romance em toda a lusofonia e, quase certamente, em toda a América Latina. Nosso informativo reproduz a apresentação assinada por Faedrich e Balseiro com um preciso retrato de cada um dos estudos.



Leia Mais

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

NINA RIZZI

 

Autora prolífica, com diversas publicações nos últimos anos, Nina Rizzi é poeta mesmo quando faz suas incursões pela prosa ou textos destinados ao público iniciante. Em seu mais recente trabalho – Caderno-goiabada – a autora contempla seu público com versos de intensidade fulgurante, própria de quem possui pleno domínio do ofício. O novo livro recebe a leitura atenta da pesquisadora Giovanna Soalheiro Pinheiro.

 


Leia Mais